(51) 3268.0080 | jangadeiros@jangadeiros.com.br | Área do sócio
Semana da Vela na imprensa
Newsletter do Clube Jangadeiros . Porto Alegre . Edição especial 27 de novembro de 2017
Semana da Vela na imprensa
Prezados sócios,
Abaixo, as principais matérias que destacaram o nosso Jangadeiros durante a Semana da Vela, evento que reuniu três grandes campeonatos brasileiros em nosso Clube: Brasileiro da Classe Hobie Cat 14 e 16, 1º Interclubes da Juventude de Vela e o 39º Sul Brasileiro de Optimist. Foi uma grande semana e o Janga reafirmou a sua força como um dos mais importantes clube do atletismo da vela brasileira e mundial.
Boa leitura !
CONTRACAPA e matéria no caderno de Esportes Edição do dia 17 de novembro de 2017
Caderno de Esportes, edição de 20 de novembro
Edição de 14 de novembro
Caderno de Esportes, edição de 11 e 12 de novembro
Evento reuniu três importantes competições do calendário nacional da modalidade no Clube dos Jangadeiros, em Porto Alegre
Claudio Bergman / Divulgação
A Semana da Vela, que reuniu três importantes competições do calendário nacional da modalidade no Clube dos Jangadeiros, em Porto Alegre, chegou ao fim no sábado com a disputa do Campeonato Brasileiro de Hobie Cat 14 e 16.
Na categoria Hobie Cat 16, o título ficou com a dupla de São Paulo Felipe Frey e Ícaro Da Macena. Eles superaram os paraibanos André Henriques e Juliana Baino e os pernambucanos Claudio Cardoso e Mequias Queiróz, que ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
– O campeonato foi dentro da expectativa, apesar do tempo meio sacrificante por uns dias – avaliou Mario Dubeux, presidente da Associação Brasileira da Classe Hobie Cat e campeão gaúcho da classe, que também competiu em dupla com Karol Bauermann, tendo terminado em 11º lugar.
Na Hobie Cat 14, o domínio foi de dois velejadores catarinenses. Adam Meyerle ficou com o título, enquanto Eduardo da Silva ficou com a medalha de prata.
Competições de vela em Porto Alegre têm regatas decisivas nesta sexta-feira
Clube dos Jangadeiros é sede de três campeonatos da modalidade nesta semana
Lauro Alves / Agencia RBS
Nesta sexta-feira (17) serão conhecidos os campeões do 1º Brasileiro Interclubes da Juventude de Vela e do 39º Sul-Brasileiro de Optimist.
As regatas das duas competições reúnem 150 jovens velejadores no Clube dos Jangadeiros, em Porto Alegre.
No Brasileiro Interclubes, que começou na terça-feira (14) e conta com atletas de mais de 10 Estados, as disputas são nas classes Laser Radial, 420 e 29er. O campeonato, do qual participam velejadores de até 18 anos, serve de preparação para o Mundial da Juventude, em Sanya, na China, em dezembro.
A competição entrou em 2017 na programação do ciclo olímpico dos Jogos de Tóquio 2020. As regatas estão previstas para começar às 14h.
A classificação dos jovens atletas está assim: na classe 29er, em primeiro lugar está a dupla do Jangadeiros Breno Kneipp e Iam Paim, em segundo, Tiago Monteiro e Vinícius Pereira, do Cabanga Iate Clube de Pernambuco e na terceira colocação está a dupla Giovanne Pistorello e Gabriel Simões, também do Jangadeiros.
Na classe Laser, a liderança é de Tiago Quevedo, do Veleiros do Sul, seguido de João Emilio Vasconcellos, do Clube dos Jangadeiros. Em terceiro lugar, Nicolas Mueller, também do Veleiros do Sul.
A classe 420 tem Gabriel Lopes e João Antonio, do Veleiros, na liderança, seguidos de Letícia da Silva e Joana Ribas, também do Veleiros. E, terceiro lugar estão José da Silva e Samer Kayali, do Iate Clube Veleiros da Ilha.
No Sul-Brasileiro de Optimist, as regatas começaram ontem, nas categorias veteranos e estreantes. As disputas têm início às 11h. A classificação está assim:
Veteranos – liderança de Tadeu Rioja, do Yatch Clube Santo Amaro, na segunda posição, Lorenzo Balestrin, do Clube dos Jangadeiros, e em terceiro lugar, Marina da Fonte, do Cabanga Iate Clube de Pernambuco.
Estreantes – em primeiro lugar, Milena Holler, do Veleiros do Sul; em segundo lugar, Felipe Fraquelli, também do Veleiros e em terceiro, Anderson Severo, do Iate Clube Lago Itaipu.
O Jangadeiros também é sede de outra competição da vela: o Campeonato Brasileiro de Hobie Cat 14 e 16, com mais de 80 velejadores. Na classe Hobie Cat 16, a disputa está acirrada.
Depois de seis regatas, a diferença dos primeiros colocados, André Henriques e Juliana Baino, da Paraíba, para a terceira, os cearenses Daniel Azevedo e Francisco Souza, é de apenas quatro pontos. Em segundo lugar estão Felipe Frey e Ícaro Da Macena, do Rio Grande do Sul.
No Hobie Cat 14, os três primeiros colocados são de Santa Catarina, com liderança de Adam Mayerlea. Entre as mulheres, a dupla Karoline Bauerman, do Jangadeiros, e Marcela Mendes, do Iate Clube de Santa Catarina, conquistaram o primeiro título brasileiro feminino na classe Hobie Cat 16.
Porto Alegre será a capital brasileira da vela na próxima semana
Brasileiro de Hobie Cat é o destaque de uma programação que prevê outras duas competições
Regatas de Hobie Cat começam no domingo. Ricardo Duarte / Agencia RBS
A partir de domingo (12) até o sábado (18) da próxima semana, o Clube dos Jangadeiros, em Porto Alegre, será o centro da vela nacional, com a realização de três grandes competições.
O destaque da programação é o Campeonato Brasileiro de Hobie Cat 14 e 16, que terá uma regata inaugural no domingo com chegada prevista para as 14h30min na areia da praia de Ipanema.
Os outros dois eventos programados para as águas do Guaíba são o 1º Campeonato Brasileiro Interclubes da Juventude de Vela e o 39º Sul Brasileiro de Optimist. Todos são abertos a visitantes.
Desfile de moda, food truck, música, degustação de cerveja artesanal, espumante e atividades esportivas são algumas das atrações previstas no clube durante a realização das competições. Veja os destaques.
Campeonato Brasileiro de Hobie Cat 14 e 16 (Brascat 2017)
A regata de abertura está agendada para o domingo (12), às 14h, com largada em frente às velas em pedra da Ilha do Jangadeiros e chegada na Praia da Ipanema (Avenida Coronel Marcos), em frente ao Ipanema Sports, às 14h30min.
Os velejadores terão de descer dos catamarãs e bater um sino na praia para confirmar a posição de chegada. De segunda-feira (13) a sábado (18), estão previstas 12 regatas (à exceção de quinta-feira, dia de folga), com largada sempre às 14h nos Jangadeiros.
A competição envolverá cerca de 84 velejadores de mais de 10 Estados: Ceará, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Campeões brasileiros e mundiais da classe já estão na capital gaúcha.
Pela primeira vez no Brasil, o campeonato terá um tripulante paralímpico. A iniciativa do velejador Ricardo Arantes Dubeux tem o objetivo de criar uma modalidade náutica de inclusão social.
Os principais nomes na disputa:
– O gaúcho Mario Dubeux e Karoline Bauermann, dupla anfitriã do nacional, que no final de outubro conquistou o título de campeã gaúcha de Hobie Cat 16 (ele é também presidente da Associação Brasileira de Hobie Cat)
– O gaúcho Lawson Beltrame, vice-campeão Estadual de Hobie Cat 16
– Claudio Teixeira e Bruno Oliveira, atuais campeões brasileiros de Hobie Cat 16
– Claudio Cardoso e Mequias Queiroz (Claudio foi duas vezes campeão mundial)
– O catarinense Ricardo Halla, campeão sul Brasileiro do Hobie Cat 16
– Luiz Gonzaga Machado e Eluísio Biancardi (campeão mundial master em 2000)
– Atleta Ricardo Dubeux (3º lugar no Mundial de 97) estará competindo ao lado do atleta paralímpico gaúcho Rafael Correa (foi campeão brasileiro paraolímpico na classe 2.4).
RS tem o maior número de velejadores
O Rio Grande do Sul é o Estado com maior número de velejadores desta classe no Brasil, com cerca de 40 atletas, fator que contribuiu para que o campeonato voltasse a ocorrer em águas gaúchas.
– Nós conseguimos montar um grupo que une os clubes náuticos de Porto Alegre e que integra os velejadores e suas famílias. É o que têm nos diferenciado – afirma Dubeux
1º Brasileiro Interclubes da Juventude de Vela
O 1º Campeonato Brasileiro da Juventude vai de terça-feira (14) a sexta-feira (17), com regatas a partir das 14h e organização conjunta da CBVela, Comitê Brasileiro de Clubes e o Clube dos Jangadeiros, nas raias do Guaíba.
A competição reunirá atletas de até 19 anos, com disputa nas classes: RS:X (Masc. e Fem.), Laser Radial (Masc. e Fem.), 420 (Masc. e Fem.), 29er (Masc. e Fem.), Nacra 15 (Aberto), Optimist (Masc. e Fem.) e Hobie Cat 16 (Masc e Fem).
Além do Jangadeiros, já confirmaram presenças o clubes como o Veleiros do Sul, Yacht Clube Santo Amaro (São Paulo), Iate Clube de Brasilia, Cabanga Iate Clube (Pernambuco), Iate Clube Santa Catarina, Iate Clube do Rio de Janeiro, Iate Clube Espirito Santo e Yacht Club Ilha Bela.
O Brasileiro Interclubes da Juventude entra em 2017 na programação anual da modalidade neste ciclo olímpico dos Jogos Tóquio 2020. O campeonato serve como preparação para os velejadores que vão disputar o Mundial da Juventude, em Sanya, na China, em dezembro.
39º Sul-brasileiro de Optimist
O campeonato começa na quarta-feira (15) e vai até sexta-feira (17). Estão previstas 10 regatas na categoria veteranos e seis na categoria estreantes, uma média de três por dia.
A saída será na baía da Tristeza e o percurso a ser utilizado será o trapezoidal, tradicional da categoria. Além da premiação individual, haverá também um reconhecimento do melhor Estado e da melhor flotilha do campeonato.
Regatas de três competições movimentam o Guaíba nesta semana
Clube dos Jangadeiros será a base de disputas que vão até sábado em Porto Alegre
Regata de abertura da Hobie Cat, no domingo (12). Claudio Bergman / Divulgação
Nesta semana, Porto Alegre virou a capital brasileira da vela. Com base no Clube dos Jangadeiros, três competições paralelas movimentarão as águas do Guaíba.
Depois de uma regata de abertura no domingo, nesta segunda-feira (13) teve início as disputas do Brasileiro de Hobie Cat 14 e 16 (Brascat 2017), com quase 40 embarcações.
Mais 11 regatas das duas classes estão programadas até sábado (18), quando serão conhecidos os campeões.
Nesta terça-feira (14) está prevista a cerimônia de abertura das outras duas competições, que irão envolver cerca de 150 jovens velejadores de mais de 10 Estados: a primeira edição do Brasileiro Interclubes da Juventude da Vela e o 39º Sul-Brasileiro de Optimist.
Até sexta-feira (17), o Brasileiro Interclubes reunirá atletas de até 19 anos, com disputas nas classes RS:X, Laser Radial, 420, 29er, Nacra 15, Optimist e Hobie Cat 16. Já as primeiras regatas do Sul-Brasileiro do Optimist estão previstas para amanhã, com disputas até sexta-feira.
A programação começa ao meio-dia. Os eventos são abertos ao público.
Brasileiro da Classe Hobie Cat 16 tem tripulação com proeiro paraolímpico
Velejadores formam parceria pioneira durante competição em Porto Alegre
Rafael Correa (E) ao lado de Ricardo Arantes Dubeux no Clube dos Jangadeiros. Neiva Mello / CDJ,Divulgação
De forma pioneira na história da classe Hobie Cat, o velejador Ricardo Arantes Dubeux está participando do Campeonato Brasileiro da Classe Hobie Cat 14 e 16, em Porto Alegre, ao lado do proeiro gaúcho Rafael Correa, da equipe paraolímpica do Rio Grande do Sul.
– Acredito que podemos modifcar as vidas de muitas crianças, adolescentes e adultos que possuem alguma deficiência física através dos esportes náuticos, impulsionando-os a superar obstáculos – destaca Dubeux, 3º lugar no Mundial de Hobie Cat 14.
Rafael Correa, dono de quatro títulos estaduais e um nacional, é campeão na classe 2.4 e filiado ao Comitê Paraolímpico Brasileiro. Pela primeira vez, um atleta paraolímpico está competindo na classe Hobie Cat.
Em 2009, Dubeux conquistou o Green Card e passou a residir nos EUA. Foi lá que na vela de alto rendimento e fazer parte do Time de Vela Paralímpico Americano. Até hoje é voluntário neste programa, mas sempre sonhou em trazer algo parecido para o Brasil.
– A meta é fazer da prática dos esportes náuticos um instrumento de conquistas e descobertas, onde velejando, navegando e remando praticamos a auto-estima, a autoconfiança e uma das portas de inserção à sociedade – finaliza o velejador.
O Brasileiro de Hobie Cat começou na segunda-feira (13) no Clube dos Jangadeiros e terá regatas nesta quarta-feira (15), na sexta-feira (17) e no sábado (18), último dia de competições.
Designers e proprietárias da loja Open Closet, Martina Szabo e Ângela Aronne são as responsáveis pela linha
Joana Baumgarten Rossari / Divulgação
As designers e proprietárias da loja Open Closet Martina Szabo e Ângela Aronne escolheram o Clube dos Jangadeiros, em Porto Alegre, como cenário para um desfile que irá lançar a primeira coleção de roupas do clube, que foi desenhada pela dupla. O evento com entrada gratuita ocorre nesta quarta-feira (15), a partir das 19h. O público terá à disposição ainda food truck, música, cervejas artesanais, vinhos e espumantes.
Serão apresentadas camisetas polo, moletons, tricôs, shorts, bermudas em sarja, vestidos longos e uma linha fitness. A cartela de cores remete aos tons navy da bandeira do clube. Além da linha para o Jangadeiros, os modelos irão desfilar peças da Open Closet.
Jangadeiros recebe três campeonatos na orla de Ipanema, em Porto Alegre
Campeonatos de vela receberão grandes nomes do esporte náutico ANDRÉ ALVES DE OLIVEIRA/DIVULGAÇÃO/JC
Laura Franco
De 12 a 18 de novembro, o Clube dos Jangadeiros será o centro da vela nacional. A partir de domingo, três grandes campeonatos acontecem na Capital. O maior deles, o Campeonato Brasileiro de Hobie Cat (Brascat), conta com cerca de 50 barcos velejando. Além disso, acontecem o 39º Sul-Brasileiro de Optimist, com jovens do Sul do País, e a 1ª edição do Interclubes da Juventude.
Durante os campeonatos, serão recebidos grandes nomes do esporte náutico, além de envolver o público local com atividades envolvendo gastronomia, moda e música. A regata de abertura acontece no domingo, às 14h, com chegada na Praia de Ipanema prevista para às 14h30min.
Nossa intenção é integrar o público com as regatas, unindo terra e mar”, explica a velejadora Thais Langer.
Nessa regata, haverá a inclusão de paratletas, entre eles o campeão brasileiro parlímpico na classe 2.4, Rafael Correa, que deve velejar junto do campeão mundial de Hobie Cat Ricardo Debeux. “Os barcos não são adaptados, esses para atletas se adaptam a ele e correm conosco normalmente”, comenta o velejador.
Para o presidente da Associação Brasileira da Classe Hobie Cat (ABCHC), Mario Roberto Arante Dubeux, o evento dá visibilidade ao esporte, mostrando o envolvimento da classe com a cidade e sua comunidade. “Os barcos são coloridos, o evento vai trazer cor e movimento para a beira de Ipanema. Os Hobie Cat merecem esse retorno após 12 anos da última competição aqui”, ressalta.
Orla de Porto Alegre é palco de competições da vela nacional
FOTO CLAITON DORNELLES/JC
O Clube dos Jangadeiros, em Porto Alegre, é esta semana o centro da vela nacional. A Capital sedia o Campeonato Brasileiro de Hobie Cat (Brascat), competição com cerca de 50 barcos inscritos, além do 39º Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist, com jovens do Sul do País, e da 1ª edição do Interclubes da Juventude. A regata de abertura aconteceu ontem, com chegada na Praia de Ipanema. Além de assistir as provas e aproveitar o espetáculo visual dos barcos multicoloridos, o público local também pode participar de atividades paralelas, envolvendo gastronomia, moda e música. A disputa do Brascat marca o retorno do Hobie Cat às águas da Capital, que volta a sediar eventos da modalidade depois de 12 anos.
O Clube dos Jangadeiros será palco do desfile de moda das designers e proprietárias da Open Closet, Martina Szabo e Ângela Aronne, nesta quarta-feira. Trata-se da primeira coleção de roupas do clube desenhada por elas, num lounge cheio de charme ao redor da piscina. As peças serão apresentadas por modelos que desfilarão camisetas polo, moletons, tricôs, shorts, bermudas em sarja, vestidos longos, além de uma linha fitness.
Look que faz parte da coleção de moda do Clube Jangadeiros (Foto: Divulgação)
• Martina Szabo e Ângela Aronne, que comandam a Open Closet, apresentam na noite da próxima quarta-feira (15), e coleção especial que criaram para o Clube dos Jangadeiros.
Jangadeiros será o centro da vela no Brasil de 12 a 18 de novembro
Desfile de moda, food truck, música, degustação de cerveja artesanal, espumante e atividades esportivas. Esse será o clima que tomará conta do Clube dos Jangadeiros durante o Brasileiro de Hobie Cat 14 e 16.
De 12 a 18 de novembro, o Clube dos Jangadeiros será o centro da vela nacional. Com a realização dos três primeiros campeonatos do Projeto 6×6. Que trará seis grandes competições da agenda nacional e internacional da vela até a Páscoa. Durante os campeonatos, o Clube irá receber grandes nomes do atletismo náutico. Além do público de maneira especial, com atividades que envolvem gastronomia, moda e música.
Na chamada Semana da Vela, os espaços próximo à Escola de Vela Barra Limpa teram um cenário bem diferente. Ambientado com a presença de food trucks, quiosques de cervejas artesanais, vinícolas e, como ponto alto, desfile de moda no feriado do dia 15 (quarta-feira). Com peças inéditas criadas pela velejadora e atleta Martina Szabo e Ângela Aronne, sócias da Open Closet.
Campeonato Brasileiro de Hobie Cat promete grandes emoções em Porto Alegre
Regata de Abertura do Brasileiro de Hobie Cat 14 e 16 (BRASCAT 2017) acontece no domingo (12) e segue até sábado (18). Velejadores largam do Jangadeiros às 14h e chegam às 14h30min na Praia de Ipanema. Em frente ao Centro Esportivo Ipanema Sports.
Campeonato nacional envolverá cerca de 84 velejadores de mais de 10 estados brasileiros. (Confirmados até quinta-feira): Ceará, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Campeões brasileiros e mundiais da classe já estão na capital gaúcha.
Pela primeira vez no Brasil, o campeonato acontece com um tripulante paralímpico. A iniciativa do velejador Ricardo Arantes Dubeux tem o objetivo de criar uma modalidade náutica de inclusão social.
O surfista californiano Hobie Alter tinha um sonho de possuir um catamarã barato onde ele e seus amigos pudessem velejar juntos. No final da década de 1960, ele decidiu realizar esse desejo e criou o barco Hobie Cat que revolucionou a vela. Com manobras rápidas e precisas, a impressão é de que os barcos de competição dançam sobre as águas.
De 12 a 18 de novembro, no Clube dos Jangadeiros, em Porto Alegre, este espetáculo se fará presente no Campeonato Brasileiro de Hobie Cat 14 e 16 – BRASCAT 2017.
Grandes nomes do Hobie Cat que participarão da Brascat 2017:
-O gaúcho Mario Dubeux e Karoline Bauermann, dupla anfitriã do nacional, que no final de outubro conquistou o título de campeã Gaúcha de Hobie Cat 16 (ele é também presidente da Associação Brasileira de Hobie Cat)
-O gaúcho Lawson Beltrame, vice-campeão Estadual de Hobie Cat 16
-Claudio Teixeira e Bruno Oliveira, atuais campeões brasileiros de Hobie Cat 16
-Claudio Cardoso e Mequias Queiroz (Claudio foi duas vezes campeão mundial)
-O catarinense Ricardo Halla, campeão sul Brasileiro do Hobie Cat 16
-Luiz Gonzaga Machado e Eluísio Biancardi (campeão mundial master em 2000)
-O atleta Ricardo Dubeux (3º lugar no Mundial de 97) estará competindo ao lado do atleta paralímpico gaúcho Rafael Correa (foi campeão brasileiro paraolímpico na classe 2.4). Pela primeira vez, um atleta paraolímpico compete na classe Hobie Cat.
A entrega dos prêmios acontece às 15h30min, no Ipanema Sports. Estão previstas um total de 13 regatas – domingo (1), terça (3), quarta (3), quarta (3), quinta (dia de folga), sexta (2) e sábado (1), com largada às 14h. O jantar de encerramento e premiação da ABCHC (Associação Brasileira da Classe Hobie Cat) acontece no sábado (18). No restaurante da Ilha dos Jangadeiros, a partir das 20h30min.
Hoje é dia de homenagear o Pioneiro da Classe Hobie Cat 16, Mario José Dubeux Júnior!
A Regata de Abertura do Brasileiro de Hobie Cat 14 e 16 (BRASCAT 2017) acontece no hoje,domingo (12) e segue até sábado (18).
Velejadores largam do Jangadeiros às 14h e chegam às 14h30min na Praia de Ipanema, em frente ao Centro Esportivo Ipanema Sports em meio ao público que lotará a praia e juntos, público e velejadores, farão um grande festa em meio a muito som sol e alegria! Será um dia inesquecível!
Os velozes e lindos barcos serão tripulados por 84 velejadores de mais de 10 estados brasileiros (Confirmados até quinta-feira): Ceará, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Campeões brasileiros e mundiais da classe já estarão travando uma bela disputa logo mais na capital gaúcha.
Pela primeira vez no Brasil, o campeonato acontece com um tripulante paralímpico Rafael Ferreira Corrêa. A iniciativa do velejador Ricardo Arantes Dubeux tem o objetivo de criar uma modalidade náutica de inclusão social.Os dois estarão formando a uma tripulação intitulada de “Paradise Time”.
Velejador Paralímpico Rafael Corrêa brilha no Campeonato Brasileiro de Hobie Cat 16
Velejador Paralímpico Rafael Corrêa participa do Campeonato Brasileiro de Hobie Cat 16. Ele está atuando de forma brilhante como proeiro do velejador Ricardo Arantes Dubeux, que atualmente reside nos EUA.
Único representante paralímpico no Campeonato Brasileiro de Hobie Cat 16 que está sendo realizado em Porto Alegre vem encantando,com sua simpatia e determinação, todos velejadores da classe, tamanha é a superação dentro da regatas, onde encarou , ontem, domingo, ventos acima de 23 capital do Rio Grande do Sul graças a sua garra.
Muito chegam para perguntar como ele está conseguindo fazer as difíceis manobras no veloz Hobie Cat 16. As respostas dão de arrepiar so coração de todos velejadores, familiares, sócios do Clube do Jangadeiros , organizadores do Brascat e principalemente e a mídia durante os 2 que tivemos atividades no Campeonato Brasileiro de Hobie Cat 16. Hoje inclusive fez uma belíssima regata na raia do Lado do Guaíba.
O Acidente:
O simpático e pessoal humana fantástica,Rafael Corrêa, teve que abonar a promissora carreira de cineasta em Porto Alegre devido a um tiro que levou nas costas durante um assalto na centro da capital gaúcha. Do profissional brilhante com um horizonte maravilhoso teve a carreira encerrada ao ficar paralítico.
Foram 10 anos de provação até ele conseguir ingressar na vela paralímpica e devido aos ensinamentos do técnico da equipe Paralímpica de Vela do estado do Rio Grande do Sul, Anderson Paixão, Rafael vem batalhando arduamente e incansavelmente, para que a vela adaptada, continue sendo uma excelente porta de inclusão social.
Acreditamos que podemos modificar as vidas de muitas crianças, adolescentes e adultos com alguma deficiência física através dos esportes náuticos, impulsionando-as a superar obstáculos e a crescer com noções de solidariedade e respeito às diferenças”, disse Ricardo Arantes Dubeux, comandante da tripulação e criador do CENA- Centro de Esportes Náuticos Adaptados.
Jangadeiros recebe 1º Campeonato Brasileiro da Juventude
Um novo capítulo na história das categorias de base da vela no Brasil começa a ser escrito a partir desta terça-feira, dia 14, em Porto Alegre. O 1º Campeonato Brasileiro da Juventude terá início no tradicional Clube dos Jangadeiros, com regatas a partir das 14h, nas raias do Guaíba. A competição reunirá meninos e meninas de até 19 anos, com disputa nas seguintes classes: RS:X (Masc. e Fem.), Laser Radial (Masc. e Fem.), 420 (Masc. e Fem.), 29er (Masc. e Fem.), Nacra 15 (Aberto), Optimist (Masc. e Fem.) e Hobie Cat.
O Brasileiro Interclubes da Juventude entra em 2017 na programação anual da modalidade neste ciclo olímpico dos Jogos Tóquio-2020. O campeonato serve como preparação para os velejadores que vão disputar o Mundial da Juventude, em Sanya, na China, em dezembro.
Em sua edição 2017, o Brasileiro Interclubes será organizado em conjunto pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela); o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC); e o Clube dos Jangadeiros, que será sede do evento.
Velejador da equipe paralímpica do RS disputa Brasileiro de Hobie Cat
De forma pioneira na história do Hobie Cat, o velejador Ricardo Arantes Dubeux, 3º lugar no Mundial de Hobie Cat 14, está participando do Campeonato Brasileiro da Classe Hobie Cat 14 e 16 ao lado do velejador gaúcho Rafael Correa, da equipe paralímpica do Rio Grande do Sul. “Acredito que podemos modificar as vidas de muitas crianças, adolescentes e adultos que possuam alguma deficiência física através dos esportes náuticos, impulsionando-os a superar obstáculos”, declara Dubeux.
Rafael Correa, detentor de quatro títulos regionais e um nacional, é campeão na classe 2.4 e filiado ao Comitê Paralímpico Brasileiro. Também foi campeão gaúcho em 2011, 2012, 2013 e 2014, campeão brasileiro em 2013, vice campeão brasileiro em 2011 e 2014 e campeão brasileiro paralímpico na classe 2.4. Pela primeira vez, um atleta paralímpico está competindo na classe Hobie Cat.
“A meta é fazer da prática dos esportes náuticos um instrumento de conquistas e descobertas, onde velejando, navegando e remando praticamos a auto-estima, a autoconfiança e uma das portas de inserção à sociedade”, finaliza o Dubeux.
O Brasileiro de Hobie Cat segue até o dia 18/11 no Jangadeiros, em Porto Alegre.
Jangadeiros é cenário de desfile inspirado no mundo náutico
Nessa quarta-feira (15), às 19h, o cenário inspirador e encantador do Clube dos Jangadeiros (Rua Ernesto Paiva, 139 – Bairro Tristeza) será palco do desfile de moda das designers e proprietárias da Open Closet Martina Szabo e Ângela Aronne. As sócias irão lançar a primeira coleção de roupas do clube desenhada por elas, num lounge ao ar livre e cheio de charme ao redor da piscina. As peças serão apresentadas por modelos que desfilarão camisetas polo, moletons, tricôs, shorts, bermudas em sarja, vestidos longos, além de uma linha fitness. “São peças casuais com um estilo mais alinhado”, explica Martina. A cartela de cores usada pelas designers remete aos tons navy da bandeira do clube: vermelho, azul e branco, tudo com muito charme, uma vista ímpar e aberto ao público.
Além da coleção inédita do Jangadeiros, os modelos irão desfilar peças da própria Open Closet, a Open Closet Collection, toda inspirada na classe Hobie Cat. “Os anos 80 foram o auge do Hobie Cat no clube, então fizemos questão de utilizar nas roupas cores dessa década, que remetem às das velas do Hobie Cat”, comenta Martina. O rosa, o amarelo e o verde-limão aparecem com muita força e a graça fica por conta dos ilhoses e amarrações feitos com cabos de barcos. Além do desfile, haverá food truck, música e degustação de cerveja artesanal e espumante.
https://www.jangadeiros.com.br/wp-content/uploads/2017/05/Jangada-News-2.png788940Rômulohttps://www.jangadeiros.com.br/wp-content/uploads/2024/02/logo340w-1.webpRômulo2017-11-27 09:44:502017-11-27 09:46:39Semana da Vela na imprensa