(51) 3268.0080 | jangadeiros@jangadeiros.com.br | Área do sócio
Jangada News – 26 de maio 2017
Newsletter do Clube Jangadeiros . Porto Alegre . Edição 26 de maio de 2017
MAIS DE 100 MUDAS DE ÁRVORES NATIVAS JÁ FORAM PLANTADAS
Neste domingo (28), das 10h às 16h, agende-se para a segunda e última etapa do plantio.
O domingo (21) começou com chuva, mas logo o sol e um céu azul chegou para alegrar as crianças e sócios que foram ao Jangadeiros plantar mudas de Ipê, Pitangueira, Araçá, Canafístula, Jerivá, Canela, Chal Chal, Tarumã, e muitas outras árvores nativas que a partir dos próximos anos já poderão encantar os olhos dos meninos e meninas que depositaram suas mudas nos espaços já deixados abertos pela equipe que está auxiliando o plantio de 526 mudas na Ilha do Clube.
“Com essa nova área verde, o Jangadeiros está agregando um valor e um significado tanto para o meio ambiente quanto para o associado. Essa floresta que está sendo plantada será uma bonita recordação para o resto da vida e ainda será uma proteção ao nosso vento Minuano. O material que constitui a ilha é areia sem material orgânico, então esse plantio traz a matéria orgânica, revitaliza todo o ecossistema na nossa ilha. Lembro quando colhíamos água a pé no rio para começar a recolher matéria orgânica para o plantio da Ilha. Então hoje tem tudo isso aqui não caiu do céu, diz o consultor ambiental e sócio, Aristóteles Bourscheid.
“O plantio também servirá como fixador da terra e vai atrair também uma fauna, já que diversas árvores que estamos plantando têm frutos comestíveis tanto para o homem como para os animais. Fora a questão paisagística que formará um bosque lindo junto à quadra de beach tennis daqui há 15 anos, mas já a partir de cinco anos já teremos muitas espécies bem desenvolvidas, diz a bióloga Emily Leffa Dietrich, que esteve durante todo o dia acompanhando os associados na ação.
“O Clube hoje é um ecossistema, a variedade de passáros é enorme. Esse lugar é um privilégio, um exemplo para o nosso Estado” Pedro Pesce
“Daqui há dez anos será um espetáculo, vou falar: plantei essa árvore! Giovani Deboni
“Plantar uma árvore é perpetuar a vida e o amor”. Margie Siegmann, plantou 10 árvores para representar os quatro filhos e os quatro netos e o casal
“Com essa iniciativa, o Clube está pensando no futuro dos nossos netos e bisnetos. É importante preservar a natureza e o nosso clube prima muito por isso. Um grande gesto da comodoria e de todos os associados”. Claudio Mika, velejador de Hobie Cat e de Oceano
“É importante mostrar para as crianças a importância da sustentabilidade e deixar a nossa marca na história no Jangadeiros, o Clube náutico mais bonito do Brasil! Eduardo Dipp de Barros
“Excelente ação que pode ser repetida” Ricardo Walter
Acho muito importante plantar espécies nativas. Teremos um bosque maravilhoso no futuro” Radames Schiramm
“Plantar agora para ver no futuro esse araçá dando frutos” Fernanda Paradeda
“Achamos muito bacana essa iniciativa principalmente para as crianças. Margareth Santana
“Achei muito legal, a gente se sente mais perto do clube, da natureza da Zona sul” Clarice Bourscheid
“Eu fiquei muito contente quando eu soube dessa atividade. É uma visão de futuro” Lucia Maria de Carvalho
“Muito legal reflorestar um ponto que antigamente era água e ainda estamos deixando a marca da nossa família. Uma ação muito bacana. Parabéns” Fabiano Bonetti
Em breve, iremos informar a nova data do 6º OPTIFEST
A previsão de chuvas está atrasando o nosso esperado evento em homenagem às mães. Acompanhe pelas redes sociais do Clube e site a confirmação da data. A expectativa da espera certamente vai deixar o nosso encontro ainda mais saboroso!
Sejam bem-vindos!
CBC é recebida para acompanhar o denvolvimento do projeto Preparando o Futuro Olímpico
Muito positiva a visita da Analista de Projetos do Comitê Brasileiro de Clubes, Marília Fonseca Cerqueira, na última sexta-feira (19), no Jangadeiros. A especialista passou o dia acompanhando o andamento do projeto Preparando o Futuro Olímpico, que contou com o aporte de recursos da entidade para contribuir na formação de jovens atletas. O projeto contemplou, em 2016, ano de comemoração dos 75 anos do Janga, a aquisição de 35 embarcações para as classes Optimist, Laser, 29er e Hobie-cat, além de uma série de equipamentos como barcos motorizados de apoio, mastreações completas e velas.
“Os novos barcos estão sendo utilizados para o fim proposto e tive a satisfação de ver, pessoalmente, jovens treinando, se preparando para o esporte. Dentro da nossa missão de fomentar a formação de atletas olímpicos e paraolímpicos, tenho a satisfação de ver que o projeto está sendo bem executado”, diz Marília Cerqueira.
O Comitê Brasileiro de Clubes responde por grandes conquistas da história do segmento clubístico, uma delas é a nova Lei Pelé, responsável pelo repasse do correspondente a 0,5% de toda verba arrecadada nos concursos de Prognósticos, Loterias Federais e similares, com destino único e exclusivo para a formação de atletas olímpicos e paraolímpicos, além de inserir e reconhecer a CBC no Sistema Nacional do Desporto. Também criaram a Federação Nacional dos Clubes – FENACLUBES, para caminharem juntas e se completarem na representatividade do segmento.
Rodrigo Aquino, Marília Fonseca Cerqueira e Claudia Grilho
Você já renovou a sua carteira de habilitação de amador?
Se ainda não deu andamento a este procedimento obrigatório, a secretaria Esportiva alerta que carteiras com mais de dois anos vencidas tem prazo até a próxima terça-feira (30) para apresentar documentos. Depois disto, terá que ser feita uma nova prova. Clique no link
FALECIMENTO
Maria do Carmo Ribeiro Tellechea com Pedro Chaves Barcellos
Com extremo pesar e respeito à família, registramos o falecimento da empresária agrônoma Maria do Carmo Ribeiro Tellechea, de 57 anos, esposa do nosso estimado Conselheiro Pedro Chaves Barcellos, que já exerceu no Jangadeiros o cargo de vice-comodoro e prestou grandes colaborações para a estrutura da nossa sede.
Maria do Carmo, além de atuar na sua área de formação, também teve expressão no segmento da publicidade e propaganda. Com pós-graduação em Marketing pela ESPM, foi uma das fundadoras da agência Matriz. Maria do Carmo é muito lembrada pela sua exemplar dedicação ao filho e à família.
“Lamentamos a perda de uma pessoa tão estimada por todos e esposa de um Conselheiro que trouxe contribuições que marcam a história do nosso Clube”,diz o comodoro Manuel Ruttkay Pereira.
Jantar consular no Jangadeiros
Zsuzsanna Lázló, Szilárd Teleki e Veronica Ruttkay Pereira
Na última semana, o restaurante da Ilha do Clube foi cenário para sediar o jantar realizado para homenagear a comitiva que acompanhou a visita ao Rio Grande do Sul do cônsul-geral da Hungria em São Paulo, Szilárd Teleki, e da cônsul-comercial, Zsuzsanna Lázló. O encontro diplomático foi promovido pela sócia Veronica Ruttkay Pereira (à direita), cônsul honorária da Hungria no RS.
Sócio em foco: Jorge Vasconcellos Bastian
“O Jangadeiros está no caminho certo em termos de gestão, além de ter um imenso patrimônio e uma área espetacular, que inclusive está recebendo o plantio de árvores com a participação dos sócios, o que é muito positivo.”
Jorge Bastian com o neto curtindo o dia ensolarado no Janga
O engenheiro civil e administrador de empresas Jorge Vasconcellos Bastian, 64 anos, pisou pela primeira vez no Jangadeiros quando tinha um ano de idade, e frequentou o Clube por muitos anos, ao lado de seus pais, Rui e Déa Bastian. “Eu conheço o Janga desde o tempo que não tinha ilha”. Conselheiro do Plano Diretor do Jangadeiros desde 2011, ele comenta que a ponte que hoje liga a sede principal com a área da ilha antigamente funcionava como um píer.
O engenheiro explica que as ações que realiza junto à Comodoria do Jangadeiros, a título de colaboração, são focadas em melhorias do empreendimento, a exemplo – justamente – de uma reforma na ponte. A estrutura deverá receber reforço nos 3 metros de pista de rolamento, e ser alargada (em mais 1,5 metro) para a criação de uma passarela para pedestres. “Ainda não sabemos quando vai a obra irá acontecer, pois dependerá de ajustes das despesas do Clube. No momento, o Clube está em busca de recursos”, pondera.
Navegador de passeio, Bastian, que já teve até um barco de pesca, atualmente desfruta de uma lancha Focker 215 (denominada Tangaroa), na qual costuma participar da Navegada Noturna, regata que ocorre em noite de lua cheia, com saída no Jangadeiros. “É muito agradável, tem duração de uma hora, e depois é seguida de um jantar de confraternização”, descreve o sócio, que nas sextas-feiras costuma ir ao Clube para jantar em companhia da esposa, Maria CecíliaSmith Bastian, e de amigos. “Temos uma turma boa aqui, somos uma grande família, a maioria é de moradores da Zona Sul de Porto Alegre.”
Maria Cecília e o neto Theo
Residente no bairro Pedra Redonda e trabalhando em um escritório situado nas torres comerciais do Barra Shopping Sul, o lancheiro conta que é comum aproveitar o trajeto para, mesmo em dias de semana, entrar no Jangadeiros e circular rapidamente no espaço – apenas com o intuito de respirar um “ar diferente”. “É um local maravilhoso. A ilha é muito linda, principalmente à noite – aliás o pôr do sol ali é ímpar. Gosto muito de sentar naquelas mesas na rua, à beira da piscina, e também aprecio bastante o clima do Clube pela manhã, quando está mais vazio.”
Também muitos almoços de finais de semana (os dias eleitos são sempre quando ensolarados), são motivo para reunir a família de Bastian na Ilha do Janga: além da esposa, o casal de filhos Fernanda e Rui, e os três netos (dois meninos e uma menina) aproveitam de toda a estrutura e natureza do espaço. “É muito bom, pois sempre encontramos outros amigos sócios fazendo o mesmo, então vira uma festa”. Os eventos têm direito a passeio de lancha pelo Guaíba, em dias sem muito vento, emenda Bastian, que sempre gostou de barcos e motonáutica. “Não tenho conseguido navegar com frequência, mas o faço, sempre que posso”, comenta.
Helena e Otavio
Maria Cecília e Heloisa Paradeda
“Grupo das Gurias” recomendam a exposição CERÂMICA, UM CAMINHO DE VIDA: MARIANITA LINCK
A rotina dos esperados encontros do Grupo das Gurias sempre nas tardes das sextas-feiras, no Jangadeiros, algumas vezes mudam o rumo para algum evento cultural interessante.
Tina Zappoli, Maria Helena Luce Schmitz, Carla Hunsche, Margit Lamachia, Adriana Sleutlez, Marianita Linck, Aimeé Soares, Erica Kessler Keller, Marga Siegmann Paradeda, Pupi Schuller e Wilma Aaron
Foi o caso do lançamento do livro autobiográfico e da exposição comemorativa aos 93 anos da ceramista Marianita Linck. No livro, a artista, grande homenageada do último Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, apresenta a narrativa de sete décadas dedicadas à cerâmica, com depoimentos de Armindo Trevisan, Círio Simon, Tina Zappoli, Evelyn Berg Ioschpe e Simone Barros.
“Foi mais um bom momento entre nós. Nosso grupo cresceu e há dias em que temos nove ou 10 amigas reunidas. É uma celebração de boas e antigas amizades, algumas se conheçam há 70, 60 anos e essas reuniões nos fazem muito bem. Alegramo-nos juntas, compartilhamos ideias e também tristezas. É o nosso “Café das Gurias”, vida longa para ele!”, diz Marga Siegmann Paradeda.
Associado, se você aprecia arte, anote na agenda: Galeria Tina Zappoli (Rua Coronel Paulino Teixeira, 35, bairro Rio Branco). A visitação segue até o final de junho.
Quase pronta a rampa para a flotilha de Kitefoil
Localização: entre entre as velas de pedra e o farolete
Os velejadores da primeira flotilha de Kitefoil do Rio Grande do Sul comemoram as providências e parceria do Clube na construção da rampa de acesso ao canal de navegação.Vale lembrar que a modalidade, que tem a frente Marcelo Bernde mais oito velejadores do Jangadeiros, é vanguarda e promete em breve ser inserida nos Jogos Olímpicos.
Maistreinamento
Uma nova turma participou da capacitação para o combate ao incêndio no Janga. Tivemos a presença de equipes internas, prestadores de serviços e associados. Parabéns pelo empenho !
Seminário Esportivo na AABB
A Associação Atlética do Banco do Brasil está convidando para o seminário Análises e Processos de Saúde e Rendimento, na manhã de sábado (3 de junho), no salão Ipanema.
Nas mesas redondas serão debatidos temas como Lesões nos Esportes, Cuidados Clínicos e Fisiológicos aos Esportistas e Nutrição Esportiva.
Vale como ingresso 1 kg de alimento não perecível. As inscrições podem ser feitas até a sexta-feira (2), por meio do www.aabbportoalegre.com.br. Mais informações pelo 32431000.
Agenda de eventos
Quando Evento Local Hora
28 de maio 2ª etapa plantio CDJ 10h
27 e 28 de maio Regata de Aniversário ICG ICG 14h
9 de junho Velejada de Lua Cheia CDJ
29/julho a 5/agosto Campeonato Mundial de 29Er Califórnia
Jangadeiros na Mídia
Zero Hora, 19 de maio Pauta: Plantio de 526 mudas nativas
Jornal do Comércio, 19 de maio Pauta : Visita do Cônsul da Hungria
Site Perfil Náutico, 21 de maio Pauta: Plantio de 526 mudas nativas
https://www.jangadeiros.com.br/wp-content/uploads/2017/05/Jangada-News-2.png788940Rômulohttps://www.jangadeiros.com.br/wp-content/uploads/2024/02/logo340w-1.webpRômulo2017-05-26 13:56:182017-05-26 13:57:42Jangada News – 26 de maio 2017