Jangada News – 23 de dezembro de 2015





Jangada News
Newsletter do Clube Jangadeiros . Porto Alegre . Edição 23 de dezembro de 2015

     Mensagem aos associados

Prezados associados,Comodoro

Encerramos 2015 com um balanço altamente positivo para o Jangadeiros. Estamos no alto dos nossos 74 anos com projetos novos e vigorosos pela frente e com a nossa dupla de atletas – Fernanda Oliveira e Ana Barbachan – competindo no maior evento esportivo do mundo do próximo ano, as Olímpiadas Rio 2016. Nas últimas semanas, comemoramos os 40 anos da Escola de Vela Barra Limpa, um fato histórico que envolve a vela gaúcha e brasileira, pelo pioneirismo e pela qualificação didática e estrutural.

Todos devem ter acompanhado a série de regatas desenvolvidas em nossa sede e os resultados alcançados pelos nossos atletas em competições pelo mundo. Parabéns especiais aos jovens, que têm suado a camiseta do Clube e brilhado em grande momentos do iatismo.

No final do ano, elegemos os habituais 1/3 do nosso Conselho, adequamos o Estatuto aos novos momentos do esporte e estamos agora trabalhando com afinco para modernizar e darmos um salto na formação dos nossos velejadores por meio do projeto Preparando o Futuro Olímpico, no qual conquistamos a melhor pontuação entre todos os Clubes que se candidataram junto a Confederação Brasileira de Vela.

Para finalizar, deixo um grande abraço, em nome da comodoria, aos associados do nosso Clube, antigos e novos amigos que são fundamentais para prosseguirmos essa história.
Um Natal fraterno e um 2016 com saúde e “fé na vida”.

Manuel Ruttkay Pereira

Comodoro

Aos sócios Jubilados, remidos e beneméritos

“A comodoria agradece o apoio, a compreensão e o engajamento à solicitação de contribuição espontânea mensal. Sua sensibilidade certamente auxiliará na realização dos inadiáveis do nosso Jangadeiros”. 

Cumprimentos ao co-irmão

“A comunidade do Jangadeiros parabeniza os iatistas Samuel Albrecht e a Isabel Swan, e à comodoria do Veleiros do Sul pela conquista da vaga olímpica na classe Nacra 17. Tenho certeza que, junto com as nossas atletas, Fernanda Oliveira e a Ana Barbachan, saberão representar o Brasil com a típica garra gaúcha”

Troféu Barra Limpa é de Guilherme Plentz

Muita alegria e descontração foi o tom das regatas do Troféu Barra Limpa, nesse último domingo (20). O grande destaque foi o nosso atleta Guilherme Plentz, que conquistou o troféu Rotativo Barra Limpa, agora gravado com seu nome. Na cerimônia, também foram entregues certificados aos alunos que concluíram o curso. 

Guilherme Plentz: “Representa muito ter ganhado esse troféu, porque desde que descobri essa regata, eu queria ganhá-la, porque a plaquinha que fica nele é eterna, meus filhos irão ver, meus netos também. No futuro, eu quero ir para as Olimpíadas e competir na classe 49er.”

Confira os resultados abaixo:

Premiação

Classe Optimist Veteranos
1º lugar: Guilherme Plentz
2º lugar: Gabriel Simões
3º lugar: Giovanne Pistorello
4º lugar: Vitor Paim
5º lugar: Bruna Haiml

1º lugar Infantil: Luiza Moré
1º lugar Feminino: Bruna Haiml
1º lugar Juvenil: Guilherme Plentz

Classe Optimist Estreantes
1º lugar: Vinicius Koeche
2º lugar: Pedro Breternitz
3º lugar: Francisco Hagemann

1º lugar Juvenil: Vinicius Koeche
1º lugar Infantil: Pedro Breternitz

Alunos da EVBL
1º lugar: João Pedro Sartini
2º lugar: Valentina Pasqualotto Silveiro
3º lugar: Lucas Zorzi
4º lugar: Giovane Fadanelli

Da esquerda para a direita, Helga Hunsche, Guilherme Plentz e Carla Hunsche

Escola de Vela- Adultos
1ºlugar Barco Rajada (Marcia/ Fabiane/ Peter)
2ºlugar Barco Cortamar (Maurício/ Marcelo/ Peter)

 Dodão e Marcelo de Jesus são os primeiros da Grande Final da Nando Krahe

A Grande Final, que reuniu os primeiros e segundo lugares de todas as regatas Nando Krahe, da Classe Snipe, no último sábado (19), foi conquistada pelos iatistas George Nehm (Dodão), e por Marcelo de Jesus. O 2º lugar ficou com Salvatore Meneghini e Guilherme Perez, e o 3º com Beto Paradeda e Ortega. Parabéns a todos os atletas que encerraram 2015 celebrando, mais uma vez, o amor ao iatismo.

Grande Final:
1ºlugar: Dodão (George Nehm) e Marcelo de Jesus
2ºlugar: Salvatore Meneghini e Gulherme Perez
3ºlugar: Beto e Ortega

De 1970 até 1980: nando

1º lugar: Hilto Piccolo e Dodão (George Nehm)
2º lugar: Marco Paradeda e Roberto Paradeda

De 1980 até 1990:
1ºlugar: Ricardo Paradeda e Gabriel Kieling
2º lugar: Dodão (George Nehm) e Marcelo de Jesus

2000 até hoje:

BATERIA A
1ºlugar: Atila Pellin e Marcelo de Jesus
2ºlugar: Salvatore Meneghini e Guilherme Perez
3ºlugar: Guilherme Plentz e Gabriel Simões

BATERIA B
1ºlugar: Fábio Pillar e Ortega                      Em primeiro lugar George Nehm (Dodão) e Marcelo de Jesus  2ºlugar: Gabriel Kieling e João Pedro tatsch  
3ºlugar: Rodolfo Streibel e Andrei Kneipp

Feminino:
Georgia Rodrigues e Amanda Rodrigues

                 Breno Kneipp e Ian Paim são Ouro na                                     I Copa Brasil de Vela Jovem


copaParabéns para Breno Kneipp e Ian Paim, que trouxeram para o Jangadeiros a medalha Ouro da classe 29er da I Copa Brasil de Vela Jovem, encerrada neste último domingo (20), no Rio. Ainda na 29er, Marcelo Bernd e João Kremer, terminaram em 4º e Lorenzo Bernd e João Vasconcellos, em 5º. Na 420, o destaque foi para Tiago Brito e Pedro Zonta, que ficaram com a Prata. As atletas olímpicas Rio 2016, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, ficaram colocadas entre as TOP 5 da classe 470.

    Na foto, Ian Pain e Breno Kneipp, com a bandeira do Jangadeiros.

                     Depoimento da associada Aimeé Soares
           sobre os 40 anos da Escola Barra Limpa


   Aimée e Laura“Minha história com o Jangadeiros vem da minha infância, quando meu pai associou-se ao Clube um ano após a sua fundação. Mas foi mais tarde, quando minha família se mudou para o bairro Tristeza, que passamos a frequentá-lo assiduamente. Nessa época, o Clube já contava com um grupo numeroso de jovens que praticamente passavam ali todo o seu tempo livre e a maioria já velejava nos barcos das classes Sharpie 12m, que estavam à disposição graças a iniciativa do fundador e patrono, Sr. Leopoldo Geyer. (Na foto, Aimée Soares e sua filha Laura)

Dessa turma, tempos depois, saíram vários campeões e pessoas que muito trabalharam para que o Jangadeiros fosse o lindo clube de que todos desfrutamos. É interessante assinalar que muitas famílias se formaram dentro do nosso Clube, inclusive a minha, pois em 1966 casei-me com Edmundo Fróes Soares e nossas três filhas, Marina, Laura e Beatriz praticamente cresceram dentro do Jangadeiros. O Edmundo era uma pessoa muito ativa e totalmente apaixonado pelo clube e desde muito jovem começou a participar das diretorias. Aos 23 anos, era vice-comodoro e não parou mais. Ocupou a comodoria em seis oportunidades, inclusive nas difíceis fases de implantação da Ilha, lá por 1965.

Acompanhei a cerimônia de doação da Escola Barra Limpa ao clube, feita pelo casal Werner e Liciê Hunsche em memória de seu filho Walter, o Barra Limpa. Acompanhei, também, todas as etapas de sua construção, a grande festa de inauguração, em dezembro de 1975, e o sucesso da iniciativa, graças ao grupo qualificado que passou a trabalhar ali, como os professores João Carlos Correa Cavalcanti e Margaret Biasi, cedidos pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul mediante convênio, sob a direção eficiente de sua primeira diretora, Helga Landgraf Piccolo. Mais tarde, na gestão do Comodoro Carlos Voegeli, fui convidada a dirigir a escola e ali permaneci por uns dois anos. Foi uma época em que a televisão, mostrando a sua força, “despejou” na
Barra Limpa uma quantidade enorme de gente querendo aprender a velejar, graças a uma novela em que os heróis eram velejadores”.

Tivemos que ampliar o grupo de professores e isso foi feito admitindo-se para estágio probatório seis estudantes de educação física, dos quais dois permaneceram na escola, por seleção, ao final do estágio. Foi um belo período em que a Escola de Vela Barra Limpa angariou muitos novos associados para o Clube, o que continua fazendo até hoje e isso é excelente, pois são pessoas que ingressam no clube por gostarem de velejar. Afinal, o Jangadeiros foi fundado para ser um clube de vela!

         Papai Noel chega em Guaíba de Hobie Cat
                       para distribuir presentes

Papai Noel Nesta quinta-feira (24), véspera de Natal, um Papai Noel vestido a rigor irá participar da Velejada Natalina da Flotilha Gaúcha de Hobie Cat 16. O bom velhinho sairá do Clube Jangadeiros, às 14h, até a Praia da Alegria, em Guaíba, para distribuir presentes às crianças da região. Os brinquedos foram comprados com valores arrecadados entre os velejadores do Jangadeiros, SAVA e Veleiros. Segundo o organizador da ação, Clóvis Oliveira, “é uma alegria muito grande ver o sorriso curioso das crianças, que normalmente não vêem um Papai Noel chegando em um Hobie Cat”.                      
 Horário de funcionamento no final de ano 

Atenção associado! Fique atento para os horários de atendimento do Jangadeiros no Natal e Ano Novo!

                           Secretaria Administrativa                             
Quinta, 24/12: das 9h às 13h
Sexta, 25/12: fechado

* Final de semana expediente normal

Quinta-feira, 31/12: das 9h às 13h
Sexta-feira, 1º de janeiro: fechado

     * Final de semana expediente normal

Central de Eventos
Quinta-feira, 24/12: das 9h às 13h
Sexta-feira, 25/12: fechado

* Final de semana não haverá expediente


Quinta-feira, 31/12: das 9h às 13h
Sexta-feira, 1º de janeiro: fechado

* Final de semana não haverá expediente

Escola de Vela
De 21/12/15 à 3/01/16 – Período de recesso, porém haverá atividade da flotilha de Optimist, conforme descrito abaixo.

 Treinos
21, 22, 23 de dezembro: 14h às 18h
24 de dezembro: 9h às 13h
26, 27, 28, 29 de dezembro: 14h às 18h
30 de dezembro: Carregamento do Caminhão para Florianópolis

Demais setores
Funcionamento normal

 Festa de Réveillon no “Janga”

Ainda há tempo para participar da bela festa de Ano Novo que será realizada na Ilha, ao som do DJ Thiago Rosito. Informações pelo (51) 3346-1116.

Jangada News

Nosso Facebook Nosso Twitter Nosso site