Gabriel Kern dispara na liderança no 44º Campeonato Brasileiro de Optimist
Nosso atleta Gabriel Kern lidera a disputa pelo título de campeão com 18 pontos de vantagem diante do segundo colocado, o pernambucano, Tiago Monteiro, do Cambanga Iate Clube.
Ontem, o desafio começou cedo, com tempo instável, mas, horas depois, um vento tímido entrou de nordeste/leste possibilitando as disputas de três regatas. “Foi um dia muito difícil para a flotilha que enfrentou forte correnteza, o que não é muito comum aqui em Jurerê”, disse Ricardo Navarro, presidente da Comissão de Regatas, no release oficial do campeonato.
Dois atletas do Clube, Giovanne Pistorello e Lorenzo Balestrin, estão entre os TOP 10 do campeonato, em 4º e 10º lugares, respectivamente. Completa o nosso time de velejadores os jovens Guilherme Plentz, 11º, Vitor Paim, em 12º, Luiza Moré, 34º, Vinicius Koeche, 35º, Gabriel Simões, 37º, Joana Ribas, 62º e Bruna Haiml, em 79º.
Hoje, a comissão espera realizar mais três regatas, que definirão os velejadores que seguem na disputa. Amanhã, quinta-feira, acontece a competição por equipes e na sexta-feira não haverá competições. O dia ficará reservado para a realização do Projeto “Conhecendo Novas Velas 2016”. No sábado, 16, e domingo, 17, serão os últimos dias de competições individuais, que apontarão os grandes campeões do evento.
A competição
O Campeonato Brasileiro de Optimist tem em seu programa doze regatas previstas, sendo que nos três primeiros dias (11, 12 e 13) acontecem as disputas individuais. Na quinta-feira, 14, será realizada a competição por equipes, enquanto que a sexta-feira, 15, está reservada para a realização do Projeto “Conhecendo Novas Velas 2016”, sendo que não haverá competições.
O Projeto “Conhecendo Novas Velas” foi realizado pela primeira vez no Campeonato Brasileiro de Optimist 2015, realizado no Rio de Janeiro. O principal objetivo desta ação é utilizar o dia livre do campeonato e proporcionar aos jovens atletas da Classe Optimist contato com as Classes da Vela Jovem e uma conversa com atletas de renome internacional representando o país.
No sábado, 16, e domingo, 17, acontecem os últimos dias de competições individuais, que apontarão os grandes campeões do evento. Devido ao grande número de embarcações, os velejadores serão divididos em flotilhas, amarela e azul, para velejar uma série classificatório. Após os primeiros dias, os 50% melhores classificados competem na flotilha ouro, que define o campeão, e os demais na flotilha prata.
É importante ressaltar que a realização das regatas depende das condições climáticas e que o cronograma é sujeito a alteração.
O 44º Campeonato Brasileiro de Optimist tem chancela e homologação da CBVela (Confederação Brasileira de Vela) e ABCO (Associação Brasileira da Classe Optimist), com realização do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha. O evento conta com o apoio da CYRELA.