Vinícius Koeche, do Clube dos Jangadeiros, foi o mais consistente no primeiro dia de competições em Florianópolis

MATÉRIA PUBLICADA PELA  ASSESSORIA DE IMPRENSA QUE ESTÁ COBRINDO O CAMPEONATO.

http://icsc.com.br/…/gaucho-inicia-copa-brasil-de-estreant…/

Começou nessa sexta-feira, 8, a Copa Brasil de Estreante, primeira competição dentro do calendário de dez dias de programação do 44º Campeonato Brasileiro de Optimist. Principal competição nacional para os jovens velejadores do país, o evento teve início com duas regatas na raia de Jurerê, na sede oceânica do Iate Clube de Santa Catarina. O gaúcho Vincius Koeche, do Clube dos Jangadeiros, lidera a competição após um primeiro e um segundo lugar, somando apenas três pontos na classificação geral.

Neste primeiro dia de competições, os velejadores esperaram quase uma hora e meia para o início das regatas. O vento sul entrou com quase dez nós de intensidade, aumentando ao longo do dia, e a Comissão conseguiu realizar as duas primeiras regatas da competição. Com cinquenta e quatro competidores na flotilha, o gaúcho Vinicius Koeche foi o mais constante neste primeiro dia, vencendo a primeira regata e marcando mais um segundo lugar.

Logo atrás vem o carioca João Salles, do Iate Clube do Rio de Janeiro, com um sétimo e um primeiro lugar, cinco pontos atrás do líder. O pernambucano Antonio da Fonte, do Cabanga Iate Clube, está em 3º com 11 pontos perdidos.

Na categoria Feminino, a carioca Maria Berlinsky, do Clube dos Caiçaras, é a líder, com 19 pontos perdidos. A baiana Ana Luiza Dias aparece na segunda posição e Anita Zirpoli, do Cabanga Iate Clube (PE), ocupa a 3ª posição. Melhor catarinense na competição, Isabela Rocha de Faria, do Iate Clube de Santa Catarina, ocupa a quinta posição entre as meninas e o 17º lugar no geral.

A competição prossegue neste sábado com previsão de mais duas regatas. O grande campeão será conhecido no domingo, último dia de regatas da Copa Brasil de Estreantes.

A competição:
A Copa Brasil de Estreantes acontece em três dias com seis regatas previstas. Já o Campeonato Brasileiro de Optimist tem em seu programa doze regatas previstas, sendo que nos três primeiros dias (11, 12 e 13) acontecem as disputas individuais. Na quinta-feira, 14, será realizada a competição por equipes, enquanto que a sexta-feira, 15, os atletas terão dia livre. No sábado, 16, e domingo, 17, acontecem os últimos dias de competições individuais, que apontarão os grandes campeões do evento.

Devido ao grande número de embarcações, os velejadores serão divididos em flotilhas, amarela e azul, para velejar uma série classificatório. Após os primeiros dias, os 50% melhores classificados competem na flotilha ouro, que define o campeão, e os demais na flotilha prata.

É importante ressaltar que a realização das regatas depende das condições climáticas e que o cronograma é sujeito a alteração.

O 44º Campeonato Brasileiro de Optimist tem chancela e homologação da CBVela (Confederação Brasileira de Vela) e ABCO (Associação Brasileira da Classe Optimist), com realização do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha. O evento conta com o apoio da CYRELA.

Resultados após duas regatas

1º Vinicius Koeche (RS – CDJ) 1+2 = 3pp

2º João Salles (RJ – ICRJ) 7+1 = 8pp
3º Antônio da Fonte (PE – CIC) 5+6 = 11pp
4º Pedro Cunha (PE – CIC) 3+9 = 12pp
5º Pedro Breternitz (RS – CDJ) 2+13 = 15pp
6º Theo Hollanda (RJ – ICRJ) 9+8 = 17pp
7º Rafael Góes (BA – YCB) 4+14 = 18pp
8º Maria Berlinsky (RJ – Caiçaras) 15+4 = 19pp
9º Marcos Arndt (SP – YCSA) 6+15 = 21pp
10º Mario Carvalho (SP – EVI) 14+7 = 21pp

 

 

Vinícius Koeche: segundo atleta da direita para esquerda, de camisa preta. Foto clicada no Jangadeiros.