Conquista de todos! Jangadeiros vence edital para formar novos campeões olímpicos
O projeto Preparando o Futuro Olímpico do Clube dos Jangadeiros foi aprovado em um edital da Confederação Brasileira de Clubes. Com isso, vamos receber uma verba para a aquisição de novos equipamentos e recursos de formação e preparação de jovens velejadores para as classes olímpicas. Aprovado no dia dois de outubro e previsto para ser aplicado já em 2016, esse é mais um incentivo para dar continuidade ao histórico de vitórias do nosso Clube e dos nossos atletas. O comodoro, Manuel Ruttkay Pereira, comenta a conquista:
“Indiscutivelmente, esta aprovação permitirá a entrada da maior quantia já recebida pelo Clube dos Jangadeiros para amparar e qualificar seus projetos junto à vela de competição com monotipos. Historicamente, poderá ser lembrado que o Clube já realizou um esforço incomum, quando da realização do Campeonato Mundial da Snipe em nossas dependências, em 1959, ocasião em que patrocinou a construção dos barcos de madeira que serviram aos concorrentes. Essas embarcações foram posteriormente vendidas a velejadores interessados.
No entanto, o recebimento de aproximadamente 1,5 milhão de reais para a aquisição de mais de 35 embarcações completas, incluindo Optimist, Laser, 29er, Hobie-cat e barcos motorizados de apoio é o coroamento de um esforço inédito por parte da Comodoria e dos funcionários da Gerência e Escola de Vela que devotaram dedicação e incontáveis horas de trabalho para que o processo tivesse êxito. Registre-se que a modernização rápida dos Estatutos do clube, necessária para a candidatura, deu-se em tempo recorde, graças ao apoio inestimável do Conselho Deliberativo e, mais ainda, do seu quadro social!
O caminho ainda é longo. O processo licitatório que se seguirá é complexo e demorado e certamente exigirá esforço adicional significativo, mas os jovens iatistas que sonham com ideais olímpicos podem ter a certeza de que contarão com material de competição como nunca antes na história do CDJ! Assim, mesmo em um cenário de algumas incertezas do ponto de vista político e econômico, o CDJ conquista uma vitória inédita que deverá marcar seu aniversário de 74 anos, a ser festejado em 2016 e que propiciará, por vários anos, equipamento de ponta para a formação de atletas de alto nível!”
Manuel Ruttkay Pereira
Comodoro do Clube dos Jangadeiros