XXV Troféu Cayru no próximo final de semana
Entre os dias 3 e 4 de outubro, mais de 50 barcos de quatro clubes de Porto Alegre estarão competindo no Troféu Cayru. Idealizado pelo clube Jangadeiros, o torneio se firmou como uma das principais regatas do sul do país.
Reunindo as classes BRA-RGS, ORC-INT, Microtoner 19 (MT 19) e J24, a competição conta pontos para o Campeonato Estadual organizado pela Federação de Vela do Rio Grande do Sul (FEVERS).
Rodrigo Castro, diretor de oceano no Jangadeiros e organizador do Troféu Cayru, fala sobre sua vivência como velejador e do torneio que se aproxima:
– Conte um pouco de sua experiência no mundo das velas:
Comecei a velejar no Optimist aos 8 anos de idade. Participei de campeonatos Sul-Brasileiro, brasileiro e estaduais até completar 14 anos. durante alguns anos fiz velejadas de cruzeiro pela costa brasileira de Rio Grande à Recife onde corri uma REFENO (Recife Fernando de Noronha). Passei a velejar na classe Oceano mais ativamente de 2002 em diante quando adquiri o veleiro Magia com o qual disputamos 2 campeonatos brasileiros na classe BRA-RGS. Na atual comodoria do Jangadeiros assumi a diretoria de oceano auxiliando na organização dos eventos para a classe oceano e auxiliando nossa flotilha à participar das regatas.
– Qual a importância do Troféu Cayru para o clube?
Dentro dos eventos organizados pelo Jangadeiros para a classe Oceano o Troféu Cayru é o mais importante e tradicional. Ocorre em um período muito bom de velejar e é composto por uma regata de percurso longo muito interessante e 2 barla-sota que costumam ser bastante disputadas. A regata de percurso contorna a Ilha das Pombas, junto à reserva ambiental de Itapuã. É uma região encantadora em que normalmente não velejamos.
– E sua expectativa para esta edição do Campeonato?
Tenho grande expectativa para este ano. A classe Oceano está bastante motivada. Estamos com 12 barcos medidos na classe ORC Internacional sendo a 2ª flotilha mais numerosa da ORC no Brasil. Na BRA-RGS vimos uma forte participação no CONESUL, que deve se repetir no Cayru. O nível técnico nestas 2 classes está bastante alto e é impossível apontar favoritos. A classe Microtonner 19 tem participado com muita emoção e garra de todos os campeonatos e não vai ser diferente no Cayru. No velejaço a previsão de enfim um final de semana de tempo bom após tantos dias de chuva deverá lotar o Guaíba de velas.