XXIII Copa Cidade de Porto Alegre contou com a presença de 36 barcos e abriu semana em homenagem ao aniversário da capital gaúcha
Um final de semana perfeito para os amantes da vela. Com um belo céu azul e ventos que chegaram próximos aos 20 nós de intensidade, emoções não faltaram na XXIII Copa Cidade de Porto Alegre de Vela de Oceano, uma homenagem à capital gaúcha, que no próximo dia 26 completa seu aniversário de 245 anos. As três principais premiações da competição – troféu rotativo da classe ORC, troféu rotativo da classe RGS e barco fita azul (primeira embarcação a cruzar a linha de chegada no Velejaço) ficaram com o Clube dos Jangadeiros.
Mais uma vez, as imponentes embarcações de oceano pintaram de cores a orla do Guaíba com suas velas em trajeto que foi até a Usina do Gasômetro. O barco Hobart, do Comandante Airton Schneider, o barco Caulimaran, do Comandante Emilio Strassburger e o barco San Chico 3, do Comandante Francisco Freitas, foram os grandes campeões.
“Estamos muito felizes em ter vencido a Copa Cidade de Porto Alegre depois de alguns anos sem o título. Para mim, essa vitória teve um gostinho especial porque pude velejar ao lado do meu filho, Artur, após um certo tempo sem competirmos juntos. Comissão de regata, Clube dos Jangadeiros, demais embarcações e tripulações estão todos de parabéns. Foi um belo campeonato”, declarou Airton Schneider, campeão da classe ORC.
Membro da tripulação primeiro lugar na classe RGS, Antoni Menéndez, destacou o lindo trajeto do Velejaço realizado na tarde deste domingo. “A vista até o gasômetro é um show à parte. Se para nós que estamos na água já é lindo, fico imaginando para quem está de fora assistindo. Parabéns, Porto Alegre, essa cidade maravilhosa que tão bem me acolheu”, disse o velejador natural da Catalunha – ESP.
Uma das grandes atrações da edição deste ano da Copa Cidade de Porto Alegre foi a presença do medidor chefe internacional da classe ORC-INT, o italiano Nicola Sironi. Graças a sua presença, o cálculo dos resultados das regatas pode ser transmitido ainda com os barcos na água, com muito mais rapidez. Sironi esteve na Capital para dar treinamentos aos medidores do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de disponibilizar o programa que elabora a fórmula matemática dos cálculos.
“Pelos barcos da classe não terem um tamanho padrão, utiliza-se um sistema para que se obtenha o resultado mais justo possível a cada regata. Para isso, é feito um cálculo que leva em conta o formato do casco – uma máquina laser que pega todas as curvas do barco – quilha, leme -, o deslocamento do barco, a mastreação e a área vélica. Então, colocamos tudo isso em um computador e ele projeta um número que cada barco tem, este algarismo depende do vento. Ou seja, ele determina o quanto a tua embarcação tem que andar em determinada condição de vento”, explica Francisco Freitas, vencedor do prêmio Fita Azul com o barco San Chico 3.
A cerimônia de encerramento da competição festiva contou com a presença de autoridades como o vice-prefeito de Porto Alegre, Gustavo Paim, o Comandante da Capitania dos Portos de Porto Alegre, Amaury Marcial Gomes Junior e o representante do Governo Estadual do Rio Grande do Sul, o assessor superior da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, Gelson Pires.
“O Clube dos Jangadeiros se sente extremamente orgulhoso em patrocinar esta Copa Cidade de Porto Alegre, trazendo os velejadores dos clubes co-irmãos para celebrarmos o aniversário da nossa capital. Essa é a maneira que os iatistas, que tanto navegam no Guaíba, têm a agradecer a esta cidade, que de dentro das águas é ainda mais bonita”, encerrou o Comodoro do Clube dos Jangadeiros na cerimônia de premiação do campeonato festivo.
Confira o resultado completo:
Programação do Aniversário de Porto Alegre contará com mais de 490 atrações
Para quem quiser conferir o cronograma completo de atividades comemorativas aos 245 anos da capital gaúcha, é só acessar o site www.aniversario.portoalegre.rs.gov.br/aniversario. O Comandante da Capitania dos Portos de Porto Alegre, Amaury Marcial Gomes Junior, adiantou duas atrações que serão realizadas nesta programação.
“No próxima sábado, 25, a Banda dos Fuzileiros Navais fará uma apresentação gratuita aberta ao público no Teatro Renascença, às 11h da manhã. Já no domingo, 26, o Navio da Marinha Patrulha Benevente estará atracado no Cais Mauá para visitação pública durante todo o dia, a partir das 8h30min.