Veleiro Salvo Conduto garantiu conquistas no 32º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina
Barco do Comandante Claudio Mika ficou com a terceira colocação na classe IRC e em segundo na categoria IRC B. Veleiro Iron Lady, de Marcelo Bernd, também representou o Jangadeiros na classe C30.
Após quatro dias de grandes disputas e todos os tipos de condições de tempo, o 32º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina chegou ao fim na tarde do último sábado, 30 de janeiro, em Jurerê, Santa Catarina. Para a competição, promovida pelo Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha, o Clube dos Jangadeiros foi representado pelo veleiro Salvo Conduto, do Comandante Cláudio Mika, e o veleiro Iron Lady, do Comandante Marcelo Bernd.
Na classe IRC, o Salvo Conduto de Cláudio Mika conquistou o terceiro lugar na classificação geral e garantiu a segunda colocação na categoria IRC B. “Estava com o barco aqui desde o final de novembro e resolvemos correr meio em cima da hora. Um amigo trouxe as velas de regatas e o Fábio Pillar, meu filho, conseguiu montar uma tripulação de última hora. Não tivemos tempo de treinar e não aspirávamos pódio, tendo em vista que a classe IRC contava com parte da elite da vela de oceano do Brasil. Porém, a tripulação foi se entrosando aos poucos e conseguimos terminar em terceiro no geral da IRC e segundo na Categoria B”, disse o Comandante Cláudio Mika.
Em sua segunda competição na classe C30, o Iron Lady, de Marcelo Bernd, ficou na sexta colocação na classificação geral e destacou o alto nível da classe no Brasil. “Ficamos muito contentes, pois nessa primeira competição nós conseguimos acompanhar a flotilha e ter um bom andamento em uma classe que é a mais competitiva do Brasil, muito difícil e que conta com profissionais a bordo, sem contar que em quase todas as regatas nós conseguimos chegar a frente de uma destas tripulações profissionais que disputaram a competição. Destacando, claro, que atualmente esta é a flotilha de mais alto nível técnico no país. Agora, vamos levar o barco para Porto Alegre e treinar com uma tripulação fixa durante o ano, para que no ano seguinte possamos voltar ainda mais competitivos”, disse Marcelo Bernd.
O Comandante do Iron Lady ainda destacou que a primeira experiência a bordo do novo barco foi a Volta da Ilha, em dezembro, onde garantiu o quarto lugar geral entre os quarenta barcos participantes. Além dos treinos em Porto Alegre, o barco também medirá na classe na IRC para competir com os outros 30 pés, conforme destaca.