Sócia em foco: Cleonice Bourscheid, escritora e produtora cultural

Poeta, Cleonice foi quem escreveu a letra do hino do Jangadeiros, em parceria com o violoncelista Celau Moreira, músico da Ospa. “A primeira vez que cantaram, em um aniversário do Clube, foi muito emocionante, muito bonito, na beira do Guaíba”, recorda. Em breve, ela vai lançar no Janga seu mais recente livro: “Ave, Água”.

Sócia do Jangadeiros há cerca de 40 anos, a escritora e produtora cultural Cleonice Bourscheid e sua família têm uma ligação muito forte com o Clube. O marido, Aristóteles Bourscheid, foi campeão, juntamente com sua tripulação que incluía os filhos MarceloRicardoClarice, do Circuito de Tapes em 2001, foi Fita Azul em uma regata Seival e vice-campeão brasileiro em Florianópolis. Praticamente todas as semanas, ou pelo menos a cada 15 dias, a família pilota o veleiro, um Delta 36, de nome Tanictis, pelo Guaíba.

“Nossa vida está muito ligada ao Janga, caminhamos no Clube, jantamos por ali, passeamos de barco. Inclusive, há muitos anos, eu fui diretora cultural do Jangadeiros e promovi alguns saraus por lá.”Para Cleonice, um dos momentos mais significativos da convivência no Janga foi a recepção ao presidente dos Açores, Carlos César, acompanhado de sua comitiva, e do então secretário Estadual da Cultura, o escritor Luiz Antonio de Assis Brasil. “Foi durante a Semana de Porto Alegre de 2011, quando o país homenageado foi o Arquipélogo do Açores.

Outra data que marcou memória para a escritora foi a assinatura do convênio com o Clube Náutico francês Cercle de Voile de Paris. “Em visita à sede, entregamos ao comodoro o galhardete do Clube do Jangadeiros, na gestão Garrafielo.

Atualmente, ela tem a intenção de lançar seu mais recente livro, “Ave, Água”, na sede do Jangadeiros. A publicação possui algumas fotos do Clube. “É um livro de poemas e fotografias sobre água e pássaros”, explica a autora. Outros livros integram o currículo de Cleonice. Entre estes, os projetos “Ave, Pássaro”, “Ave, Flor” e “Piquenique no Jardim”, são interdisciplinares: aliam poesia, música, lite

ra, artes plásticas e teatro.