SOAMAR faz jantar alusivo ao 157º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo
Na noite de sábado, 04, aconteceu um jantar no Clube dos Jangadeiros promovido pela Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR). O jantar era alusivo ao 157º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, e contou com a presença do Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Sílvio Luís dos Santos.
A SOAMAR foi criada pelo Almirante-de-Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca que achava que a Marinha do Brasil deveria de alguma forma, transferir seu conhecimento e seus afazeres para a sociedade civil. O civil que presta serviços à Marinha, ou que ajuda a instituição é condecorado com a medalha de “Amigo da Marinha”, e todos os condecorados formam juntos a Sociedade Amigos da Marinha.
No dia 11 de julho, é celebrado o aniversário da Batalha do Riachuelo, é conhecido como o maior conflito na história da América do Sul. O conflito deixou um legado de união, solidariedade e superação aos brasileiros. Este legado foi celebrado ontem em forma de uma janta no Clube dos Jangadeiros com a presença do Presidente da SOAMAR de Porto Alegre, Paulo Renato Paradeda, o Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Sílvio Luís dos Santos, o Capitão dos Portos da capitania fluvial de Porto Alegre, Capitão de Mar e Guerra Átrio de Oliveira Cruz e demais comodoros dos clubes náuticos de Porto Alegre.
Em homenagem aos corajosos soldados que deram sua vida na Batalha Naval do Riachuelo, o Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Sílvio Luís dos Santos, disse: “Esse jantar, é feito para não esquecer os brasileiros que deram sua vida em prol maior, pelo bem do seu país. São heróis e referências do passado que servem sim, para melhorarmos o presente, para nos tornarmos um país melhor.”