Snipe do Janga completa o 72º Brasileiro de Snipe com avaliação positiva

A dupla Caio Pantoja e Raquel Armani representou o Jangadeiros no 72º Brasileiro de Snipe, que aconteceu em Vitória, no Espírito Santo. No primeiro dia não foram disputadas regatas em função do vento fraco. Já no segundo dia de competição, a dupla do Jangadeiros enfrentou problemas com o estai de proa e a buja. No terceiro dia, a retranca deixou a dupla na mão no final da primeira regata. No quarto dia os fortes ventos de vitória, com rajadas acima de 25knots, impediram a ocorrência de regatas. E, por fim, no quinto dia, o elástico do pau de spinnaker não aguentou, impossibilitando que a dupla completasse todas as regatas do dia. Caio é velejador e capitão da flotilha de Snipe no CDJ e confirmou que uma das motivações de participar do Brasileiro de Snipe foi buscar levar a competição para ser sediada em Porto Alegre. 

“Praticamente disputamos o campeonato em terra”, brincou Caio.  “Enfrentamos muitas dificuldades com o barco alugado e que exigiu muitas manutenções, o que nos impossibilitou de conquistar uma colocação melhor. Mas foi um campeonato muito bom, a proeira foi muito valente. Ganhamos muita experiência”, finalizou. Na tentativa de levar a próxima edição da competição para Porto Alegre, o Veleiros do Sul foi voto vencido e o 73º Brasileiro de Snipe irá acontecer no Iate Clube Santa Catarina, em Florianópolis. “Fomos apoiando o Veleiros para trazer a competição para Porto Alegre com a intenção de incentivar as flotilhas daqui. Em função do rodízio de regiões, a competição só poderá voltar a ser realizada no sul em 2027, mas o Jangadeiros e Porto Alegre estão no radar e são um forte candidato”, finalizou. 

Comodoro do ICES recebendo a flâmula do CDJ

A dupla do CDJ finalizou a competição na 35ª colocação geral e na 6ª na dupla mista. 

Uma das curiosidades da competição esteve na velejadora do ICES que competiu estando grávida. A capixaba Odile Ginaid fez parte da equipe olímpica brasileira por dois ciclos olímpicos e inspirou muitas meninas a disputar regatas de monotipos pelo país. A velejadora segue competindo e nesta temporada está correndo grávida do menino Dante. A atleta está grávida de 31 semanas e a barriguinha já aparece no colete salva-vidas utilizado pelos competidores. A dupla Juliana Duque e Rafael Martins do YCB (Yacht Clube da Bahia) se consagraram como os primeiros campeões de dupla mista do campeonato, marcando assim uma competição com forte presença feminina.