San Chico 3, do Clube dos Jangadeiros, é campeão do 28º Circuito Conesul de Vela de Oceano
Embarcação do Comandante Xico Freitas foi fita azul do 49º Troféu Seival e garantiu o título da competição promovida pelo clube Veleiros no Sul.
O Clube do Jangadeiros foi o grande campeão do 28º Circuito Conesul de Vela de Oceano na manhã deste domingo, 22 de setembro, nas águas do Guaíba. O veleiro San Chico 3, do Comandante Francisco Freitas, foi fita azul do 49º Troféu Seival, a regata longa da competição, e garantiu o título na classe IRC, em competição promovida pelo Veleiros do Sul.
“Após os resultados da regata média, estávamos com uma pressão grande e não podíamos pensar em errar. A tripulação mostrou que sabe velejar sob pressão, muito focada e, em nenhum momento, abaixamos a cabeça. Sempre tentamos andar cada vez mais à frente dos adversários e conquistar a fita azul da Seival. Queria exaltar e parabenizar o trabalho de toda equipe, seja dentro ou fora d’água e o apoio da Nautos, que nos ajudou prontamente com os equipamentos necessários para competir e garantir essa conquista”, disse Xico Freitas, sobre a conquista da primeira Regata Seival.
A disputa pelo título do Circuito foi acirrada até o penúltimo dia de competição, com as regatas barla-sota realizadas na tarde do Feriado Farroupilha, 20 de setembro. O barco San Chico 3 ficou empatado na liderança com o Spin, de Kadu Bergenthal (Veleiros do Sul), com oito pontos perdido, seguido do barco Kamikaze XI, de Augusto Moreira (Veleiros do Sul), em terceiro lugar.
“O que eu gostaria de destacar também é o apoio do meu pai que, com 78 anos, correndo uma regata dura como esta, nunca abaixou a cabeça e sempre foi o primeiro na borda e fazendo o máximo dele, firme e forte. Ele foi fundamental para nos apoiarmos, pois, o barco possui o espírito dele, de garra e motivação para sempre fazermos o nosso melhor”, completa Xico Freitas. A tripulação do San Chico 3 foi composta pelos velejadores Francisco Freitas, Xico Freitas, Fernando Cavalli, Damien Bercht, Marcelo Hoffmeister, Manuel Macedo, Andrei Kneipp, Isadora Dal Ri, Leandro Sousa, Ladislau Zsabo, e Frederico Sidou (substituto).
Fechando o top 5 na classificação geral ficou o barco Abaquar, do Comandante Lucas Mazim, que fez a sua estreia a frente da tripulação nas regatas da classe IRC. Também representando o Jangadeiros, o Caulimaran, de Emílio Strassburger, terminou em 7º lugar, o Conquista III, de Rodrigo Baldino, fechou em 8º, o Drakkar, de Leonardo Sant’anna, em 9º e, completando os dez primeiros, o Hobart, de Airton Schneider, na 10ª posição. O veleiro Delirium, de Darci Rebelo, encerrou em 15º lugar e o Bloody Bones, de Marcelo Bernd, ficou em 25º.
Oito embarcações do Clube dos Jangadeiros marcaram presença nas regatas da classe IRC do 28º Circuito Conesul de Vela de Oceano. Ao todo, 26 tripulações participaram da competição na classe.
Confira abaixo a súmula final.
IRC - Resultados 4º dia - 28º Circuito Conesul-1