Regatas da Copa Brasil de Vela começam nesta terça
O iatismo brasileiro estará com olhos voltados nos próximos dias para Niterói, no Rio de Janeiro, onde começam a ser disputadas nesta terça-feira, dia 7 de janeiro, as regatas da Copa Brasil de Vela. Organizado pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela) e pela Prefeitura de Niterói, o evento será o primeiro do ano na raia dos Jogos Olímpicos do Rio 2016 e definirá quem fará parte da Equipe Brasileira de Vela. “Este é o primeiro grande evento disputado efetivamente nas áreas onde teremos as regatas dos Jogos do Rio 2016. Ao todo serão cinco raias: três dentro da baía de Guanabara, uma do lado de fora e mais uma na enseada de São Francisco, onde serão disputadas as medal races”, afirma Ricardo Baggio, responsável da CBVela pela organização do evento.
Apesar de não ser realizada na mesma época dos Jogos, que acontecerão em agosto, a Copa Brasil de Vela atraiu muitos velejadores estrangeiros. Ao todo, três países mandaram representantes para a competição: Inglaterra, Estados Unidos e Argentina. Alguns destes atletas estão treinando desde o final de 2013. “Os estrangeiros já estão aproveitando para conhecer a área de regatas da Olimpíada e um evento deste porte é uma ótima oportunidade, uma vez que o Rio de Janeiro não faz parte do circuito mundial tradicional de classes olímpicas”, explica Baggio.
Quem representa o Jangadeiros na competição são as duplas Fábio Pillar/Mathias Melecchi e Tiago Brito/Andrei Kneipp, ambas na classe 470. Elas chegam em momentos diferentes ao campeonato, mas trabalham juntas, inclusive com a ajuda do velejador Alexandre Paradeda, técnico das tripulações.
Foto: Kyra Mirsky.