Planejamento de ações para o ano e relatório com o balanço das atividades foram os destaques da reunião do Conselho Consultivo da Escola de Vela Barra Limpa
Encontro, que foi realizado de modo virtual, teve como objetivo apresentar as informações referentes a 2020, aprovar o novo regimento e traçar novas metas para a instituição em 2021.
Em reunião realizada de modo virtual na noite desta quinta-feira, 18 de março, o Conselho Consultivo da Escola de Vela Barra Limpa avaliou o planejamento de ações para o ano de 2021 na entidade, que há mais de 45 anos é a pioneira no ensino de velejar do Clube dos Jangadeiros. Além do tema, o conselho também aprovou o novo regimento interno da EVBL e analisou o relatório de atividades realizadas na instituição durante o ano de 2020.
O Conselho Consultivo da Escola de Vela é formado pela Comodoria do Clube dos Jangadeiros: o Comodoro Pedro Pesce, o Vice-Comodoro Administrativo Luiz Fernando Schramm, o Vice-Comodoro Esportivo Francisco Freitas, o Vice-Comodoro de Marketing Alexandre Gadret e o Vice-Comodoro de Obras Jorge Bastian; Marcelo Dutra (Capitão da Flotilha da Jangada e Representante das Flotilhas), Carlos Humberto Goidanich (representante dos velejadores de Oceano) e Ricardo Walter (representando os sócios do Clube).
“A importância de realizar o levantamento sobre o ano da EVBL é destacar o quão bem conseguimos ir durante a pandemia, que com apenas dois meses de atividades, alcançamos um grande número de interessados nos cursos de vela. Seguimos trabalhando juntos com nossos parceiros no aprimoramento dos materiais da escola e sempre com a missão de ensinar a velejar com qualidade”, disse a Diretora Sabrina Crespo. Abaixo, confira uma síntese dos temas destacados na reunião, que também contou com a participação da Diretora da EVBL, Sabrina Crespo, e a sócia Karin Goidanich, que faz o trabalho de assessoria voluntária para a instituição.
Planejamento de ações para 2021
Entre os destaques do plano com as principais metas para este ano, estão os objetivos estratégico, sendo eles: a busca da qualificação dos produtos e serviços oferecidos pela escola, buscar a auto sustentabilidade da EVBL; e consolidar a imagem da instituição no Clube dos Jangadeiros, como um espaço de ensino da prática de iatismo, preparação de novos atletas e busca de novos associados para o Clube.
Com atividades voltadas para os públicos infantil (7 a 12 anos), juvenil (13 a 18 anos) e adultos (acima dos 18 anos), a expectativa é retomar as atividades a partir do mês de abril, seguindo todos os protocolos estabelecidos para a realização das aulas com a máxima segurança a todos. É importante ressaltar que funcionamento segue suspenso devido aos decretos em relação ao Covid-19.
Para isso, iniciativas como o Programa Velejar + para adolescentes e adultos, aulas para ao público feminino e a implantação de aulas práticas e teóricas também nas quartas-feiras são os destaques promovidos para agregarem ainda mais a ampla série de atividades oferecidas pela Escola de Vela Barra Limpa. Para saber mais, basta clicar neste link e conhecer a página da EVBL no site do Jangadeiros.
Novo Regimento Interno da EVBL
A aprovação do novo regimento interno da Escola de Vela Barra Limpa também foi um dos principais tópicos abordados na reunião. O documento apresenta um conjunto de normas
estabelecidas para regulamentar a organização da entidade e o seu funcionamento, detalhando os diversos níveis hierárquicos com suas respectivas competências e atribuições.
A primeira versão do regimento interno da EVBL foi escrita em 1975, data de fundação da entidade. Um dos objetivos do nono documento, conforme ressaltado no próprio, é seguir “evidenciando a transparência das suas ações, resguardando os interesses do Clube dos Jangadeiros, mas sem perder a identidade primária da Escola de Vela Barra Limpa”.
Em um dos tópicos, é possível ver as atribuições do próprio Conselho Consultivo, que tem como principais competências:
– Aprovar as metas anuais para a EVBL;
– Aprovar o Plano de Ação Anual da EVBL
– Aprovar o Relatório Anual da EVBL;
– Participar das reuniões semestrais do Conselho;
– Acompanhar a execução do plano de ação aprovado, fazendo observações caso algo não esteja em conformidade com o plano aprovado.
Além de determinar o funcionamento da escola, a nova versão do regimento vem como uma das iniciativas trabalhadas para aprimorar o sistema organizacional da pioneira no ensino de velejar e pode ser conferido na íntegra neste link.
“As ações que visam agregar ao histórico de sucesso da Escola de Vela Barra Limpa nos trazem mais formas de evoluir e oferecer ainda mais qualidade aos serviços prestados, fazendo com que a tradição e o pioneirismo da EVBL sigam e o ensino a vela seja aprimorado”, destaca o Comodoro Pedro Pesce.
Relatório de Atividades de 2020
Por fim, todos os integrantes do conselho apreciaram o relatório anual de atividades da Escola de Vela Barra Limpa referente ao ano de 2020. Devido à pandemia, o funcionamento da instituição iniciou em novembro do ano passado, de forma cautelosa e seguindo todos os protocolos para resguardar a saúde dos alunos.
Embora permanecesse fechada durante a maior parte dos meses em 2020, o trabalho para buscar alternativas para a EVBL não parou. Uma força-tarefa liderada pela Diretora Sabrina Crespo e pela sócia e voluntária Karin Goidanich, planejou a retomada das atividades visando metas que elevassem a modernidade, eficácia e eficiência nos serviços prestados. A manutenção geral e limpeza de toda a sede foram as primeiras iniciativas a serem realizadas, por exemplo.
Para retornar às aulas, uma série de medidas foram providenciadas para garantir a segurança e bem-estar de todos, com ações como a higienização dos materiais antes e depois de cada uso, turmas com 50% da capacidade de alunos e também aulas ao ar livre, seguindo o distanciamento social.
Ao longo dos três meses (novembro e dezembro de 2020, janeiro de 2021) em que esteve aberta, a EVBL ofereceu os cursos de Optimist e Monotipos, além das atividades de verão realizadas no mês de janeiro, que tiveram alta procura do público.
Dessa forma, a reunião concluiu-se entre os três pilares abordados, com uma expectativa otimista para as próximas atividades do ano. A Escola de Vela Barra Limpa conta com a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), Equinautic, Nautos, Austral Náutica e International. Clique aqui e conheça a nova página da EVBL no site do Jangadeiros.