Navio Veleiro “Cisne Branco” poderá ser visitado no dia 24/09 em Porto Alegre
Navio da Marinha faz tour pelo mundo desde fevereiro
O Navio Veleiro “Cisne Branco”, da Marinha do Brasil, chega a Porto Alegre no dia 23 de setembro e estará aberto para visitação pública no dia 24, das 9h30 às 18h, no Cais Mauá. A embarcação realiza, desde fevereiro, viagem em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil, marcando presença em portos nacionais e internacionais, com o propósito de estreitar laços de amizade entre os países visitados.
O Comodoro Pedro Pesce está a bordo do Cisne Branco juntamente com Paulo Renato Paradeda e o Coronel Waldir Silva Filho. Eles saíram de Itajaí, Santa Catarina, hoje pela manhã, e estão trazendo o barco para Rio Grande, onde devem chegar no domingo (18).
A embarcação exerce funções diplomáticas e de relações públicas. A sua missão é representar o Brasil em eventos náuticos nacionais e internacionais, divulgar a mentalidade marítima e preservar as tradições navais.
O NVe Cisne Branco (U-20) é o terceiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil. Foi construído pelo estaleiro Damen Oranjewerf, em Amsterdã, Holanda. Teve sua quilha batida em 9 de novembro de 1998 e foi batizado e lançado ao mar em 4 de agosto de 1999. Com 76 metros de comprimento total, ele tem um deslocamento carregado de 1.038 toneladas e comporta uma tripulação de 42 militares. Sua propulsão é a diesel e à vela. Neste aspecto, ele conta com 32 velas que somam 2.195 metros quadrados, sendo 15 velas redondas, 10 velas latinas, 6 velas auxiliares e 1 vela de mau tempo.
Não deve ser confundido com o barco Cisne Branco, que realiza passeios no Guaíba, em Porto Alegre, há mais de 40 anos.