Manifesto da Escola de Vela Barra Limpa aos sócios do Clube dos Jangadeiros
Recentemente a Escola de Vela Barra Limpa foi citada em um grupo de WhatsApp com comentários comparando a sua forma de atuação com atividades comerciais realizadas por alguns sócios dentro do Clube dos Jangadeiros.
A equipe da Escola entende que grupos de WhatsApp não são os canais mais apropriados para este tipo de análise pois, em muitos casos, mostram fatos de maneira superficial, unilateral e fora de contexto. Desta forma, gostaríamos de fazer alguns esclarecimentos para aqueles que não vivenciaram o passado recente do Clube ou que, por inúmeros motivos, não estão familiarizados com toda a complexidade que envolve a administração de um clube social.
A Escola de Vela Barra Limpa vem buscando a realização de sua missão, definida por seus fundadores em 1975, de transmitir os ensinamentos náuticos aos associados, convidados e outras pessoas interessadas pelo desenvolvimento da atividade básica do Clube: a vela.
Em 2020, início da pandemia, o Clube foi fechado e todas as suas atividades paralisadas. Diversas adequações foram providenciadas a fim de viabilizar o Clube à nova realidade. Naquela época, a Escola de Vela tinha um histórico de onerar mensalmente o caixa do Clube em valores fixos gastos apenas com recursos humanos, não vinculando ao número de alunos atendidos, pois existia o entendimento de que as escolas de vela deveriam ser mantidas pelos seus associados, independente de seus resultados.
Frente a este quadro, a comodoria da época solicitou ajuda para alguns associados que, de forma voluntária, estudaram o modo de operação da Escola através de seus registros, entrevistas, análise de mercado, concorrência e de inúmeras reuniões com os envolvidos na época. A partir deste estudo, foi apresentado e aprovado um novo formato de trabalho, envolvendo a contratação de seus instrutores/monitores com aumento significativo do valor/hora trabalhada destes profissionais, a organização do plano de ação anual, o desenvolvimento de relatórios mensais quantitativos e qualitativos feitos pelos instrutores para justificar seus honorários, os indicadores de crescimento, o programa de formação e qualificação de seus instrutores/monitores, um programa de manutenção dos equipamentos utilizados para o desenvolvimento de suas atividades, pesquisa de satisfação dos alunos atendidos, entre outros pontos fundamentais para um desempenho positivo de qualquer entidade.
Como resultado desta reestruturação, a Escola está conseguindo cobrir, através de suas receitas operacionais, todas as suas despesas: quadro pessoal com funcionários/ terceirizados, combustível gasto nas aulas pelos botes de apoio, reparos e compra de equipamentos, bem como todos os insumos administrativos exigidos em sua operação. Mensalmente, apresenta para a Comodoria seu fluxo de caixa e, ao final de cada ano, é apresentado o balanço geral. Ou seja, não apenas possui uma operação totalmente sustentável como adquiriu capacidade de investimento próprio em sua atividade final.
Com relação ao seu corpo docente, a Escola possui um grupo de profissionais com formação em Educação Física, desde seu responsável técnico, coordenador pedagógico, alguns instrutores/monitores e estagiários. dando a devida cobertura e validada pela CBC. Vale lembrar que o Programa de Formação de Monitores da Escola é voltado para alunos dos cursos de graduação desta profissão, e que algumas Faculdades de Educação Física estão assinando convênios com a EVBL para realização de estágios obrigatórios de seus cursos de graduação.
Outro ponto que cabe esclarecimento é que, desde sua fundação a Escola aceita alunos sócios e não sócios do Jangadeiros. Entretanto, a partir desta nova estruturação, os alunos não sócios possuem valores diferenciados com 40% acima do valor de um sócio. Além disso, recebem e validam o Termo de Conduta onde as regras de acesso e circulação nas instalações do Clube estão bem claras e mecanismos de controle de sua entrada e saída do Clube são ativados.
Por outro lado, em 30 de junho de 2021, o Clube dos Jangadeiros estabeleceu um procedimento para realização de atividades educativas relacionadas com o mundo náutico (VCA07-INI-30/06/2021), envolvendo empresas de sócios ou não, com o objetivo de regularizar estas atividades dentro do ambiente do Clube. Neste sentido, a Escola firmou parcerias com empresas para oferecer atividades educativas diferenciadas como por exemplo, os cursos de habilitação náutica. Todavia, muitos sócios não se interessaram em firmar tais parcerias, restando assim que suas atividades comerciais, dentro do Clube, ficam sob as regras gerais dos demais associados.
Para finalizar, a equipe da Escola tem consciência que apesar dos inúmeros avanços e conquistas, ainda tem muito a melhorar, se dispondo em conversar, trocar ideias e receber sugestões de melhorias através dos canais adequados.
A Escola de Vela Barra Limpa é um patrimônio de todos os associados devendo ser cuidada e respeitada.
Porto Alegre, 17 de janeiro de 2023.