Kitesurfe colore o céu no quarto dia de Copa Brasil de Vela
A quinta-feira foi de estreia na Copa Brasil de Vela. Os belos kitesurfes fizeram sua primeira aparição no maior campeonato nacional da modalidade. Voadora e radical, a nova classe chamou a atenção dos curiosos que observavam as regatas no Guaíba. Dia também ficou marcado por vitórias de Robert Scheidt na 49er e mudança no primeiro lugar na 29er. Duplas do Jangadeiros brigam regata a regata pela liderança na classe da II Copa Brasil de Vela Jovem.
Foto: Gustavo Roth / @AgenciaPreview
Confira os resultados parciais:
VOOS DO KITESURFE SÃO ATRAÇÃO À PARTE NA COPA BRASIL DE VELA
Nova classe tem seu primeiro dia de competição em Porto Alegre. Evento é válido também como 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Hidrofoil
(por CBVela)
Os barcos que estão na disputa da IV Copa Brasil de Vela e da II Copa Brasil de Vela Jovem ganharam a companhia de uma nova classe — voadora e radical — nesta quinta-feira, nas águas do Guaíba, em Porto Alegre. As pranchas do kitesurfe deram um colorido especial à competição. Apesar do vento fraco, foram realizadas as quatro regatas previstas de Hidrofoil, em evento válido também como 1ª etapa do Campeonato Brasileiro da categoria. É o casamento da emoção de um esporte eletrizante com a tradição vitoriosa da modalidade que mais conquistou medalhas de ouro olímpicas para o Brasil.
“Com essa proximidade entre a ABK e a CBVela, conseguimos unir a prática de mais de 20 anos que nós temos do kitesurfe com toda a tradição que a vela já construiu ao longo dos anos”, avalia Augusto Sampaio, presidente da Associação Brasileira de Kitesurfe (ABK).
A competição de Kitesurfe Hidrofoil em Porto Alegre conta com duas categorias: Tubular e Foil. Na primeira, os kites são equipados com velas infláveis, enchidas por uma bomba manual, diferentemente da segunda, que conta apenas o vento como propulsor durante a regata, formando uma espécie de parapente.
As séries foram bastante disputadas entre os velejadores, com um total de 11 inscritos. Na disputa do Foil, ao fim do primeiro dia, Bruno Lobo, atual campeão brasileiro de Hidrofoil, venceu as quatro provas e é o líder. Wilson Veloso aparece em segundo lugar, à frente de Roberto Veiga e Arthur Veloso, jovem de apenas 15 anos. No Tubular, o pernambucano Eduardo Fernandes venceu as disputas.
“Contamos uma estrutura excepcional que foi disponibilizada para a ABK realizar a prova. Não só de equipamentos, mas das pessoas envolvidas. A condição de ventos variou bastante, deixando a competição ainda mais acirrada. Esta sexta-feira será mais um dia de grandes disputas”, analisou Augusto Sampaio.