Traga seu filho de 7 a 14 para aula gratuita e velejada no Guaíba, neste sábado
Evento Descobrindo a Vela no Janga, comandado pelo vice-comodoro, Alexandre Paradeda, será uma ótima oportunidade para pais e filhos se aproximarem do esporte. Faça sua inscrição pelo e-mail escoladevela@jangadeiros.com.br ou pelo 51-30945770.
Neste sábado (27), o Jangadeiros abre as portas da sua tradicional Escola de Vela Barra Limpa – pioneira no Rio Grande do Sul e uma das mais completas instituições de ensino náutico do país, com 40 anos de atividades – para apresentar a jovens e familiares o esporte da vela. Na primeira edição do projeto Descobrindo a Vela no Janga, crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, sócios ou não sócios do Clube, estão sendo convidados a participar de uma aula experimental gratuita que terá a duração de uma hora, com direito a uma velejada pelo Guaíba. Inscrições pelo e-mail escoladevela@jangadeiros.com.br ou pelo 51-30945770.
A programação inicia às 10h e logo após o almoço, oferecido pelo Clube, será anunciado o novo programa de associação, desenvolvido com o foco de incentivar o “amor” ao esporte e a atrair mais jovens para a flotilha de Optmist, modalidade por onde grandes atletas iniciam sua formação. À tarde, está previsto mais uma velejada e homenagem à Flotilha da Jangada, que trouxe para o Estado o título de Melhor Flotilha do Brasil no 44º Campeonato Brasileiro de Optmist, recentemente realizado em Jurerê. No evento, também será entregue diplomas aos jovens que concluíram o Curso de Verão.
Com essa interação entre pais, crianças e professores, o Jangadeiros quer mostrar que o esporte da vela estimula valores importantes na vida dos alunos. “Nosso curso tem enfoque no lazer, na diversão com o esporte. Durante as aulas, a garotada aprende conceitos, a montar barcos e algumas práticas do esporte, e o que é mais importante, saem do curso com mais senso de responsabilidade e camaradagem. Eles passam a ter que tomar suas próprias decisões, conquistam amigos, aprendem a cuidar dos equipamentos e a ter cuidados pessoais”, diz Alexandre Paradeda, vice-comodoro de Esportes e multi campeão brasileiro da Classe Snipe. “Aqueles que se identificam mais, chegam a competir e a trazer para o Clube títulos nacionais e internacionais”, complementa.
A Escola de Vela Barra Limpa
Modelo no Brasil, da Escola de Vela Barra Limpa saíram gerações de atletas que conquistaram títulos nacionais e internacionais, como a atleta Olímpica 2016, Fernanda Oliveira e Alexandre Paradeda. Com a verba conquistada por meio do edital da Confederação Brasileira de Clubes (CBC) para o projeto Preparando o Futuro Olímpico, a escola ganha um significativo impulso de capacitação. Receberá mais de 35 embarcações para as Classes Optmist, Laser, 29er e Hobie-Cat, além de uma série de novos equipamentos.
Inaugurada em 13 de dezembro de 1975, a escola – aberta a sócios e não sócios – foi uma doação fundamental de Werner Hunshe, em homenagem a seu filho Walter, um jovem iatista que tinha o apelido de Barra Limpa.
PROGRAMAÇÃO
10h – Recepção e apresentação da Escola de Vela Barra Limpa
11h – Jovens de 7 a 14 são convidados a velejar pelo Guaíba
12h – Almoço oferecido pelo Clube
14h30 – Apresentação do Plano de Ação para novos sócios com facilidades para o desenvolvimento do esporte e velejada com os professores
16h – Formatura dos alunos do Curso de Verão
17h – Homenagem à Flotilha da Jangada – Melhor do 44º Campeonato Brasileiro de Optmist
18h – Encerramento
SERVIÇO
O quê: 1ª edição do projeto Descobrindo a Vela no Janga
Objetivo: Apresentar a jovens e familiares o esporte da vela, com velejada pelo Guaíba
Quem: Sócio e não sócios do Clube Jangadeiros
Quando: das 10h às 18h (não é preciso acompanhar a programação completa)
Onde: Escola de Vela Barra Limpa (Clube dos Jangadeiros, Rua Ernesto Paiva, 139, Porto Alegre)
Quanto: Entrada gratuita
Inscrições e mais informações: escoladevela@jangadeiros.com.br ou 51-30945770.