(51) 3268.0080 | jangadeiros@jangadeiros.com.br | Área do sócio
Jangada News – 30 de novembro de 2018
Newsletter do Clube Jangadeiros . Porto Alegre . Edição 30 de novembro de 2018
Galeria dos Comodoros foi inaugurada com 27 fotos que marcam as gestões de 1941 a 2018
A última quarta-feira (28) foi um dia de grandes recordações sobre a gloriosa história de 77 anos do Jangadeiros. A inauguração da Galeria de Fotos dos Comodores ficou como um precioso registro histórico das imagens de associados que contribuíram para o Janga ser este grande Clube que é hoje. O sobrinho e afilhado do fundador do Clube, Hélio Geyer, aos 97 anos descortinou as imagens ao lado de Luiz Fernando Velasco
Comodoro Manuel Ruttkay Pereira relembrou histórias das gestões dos ex-comodoros
A primeira foto, em destaque na parede, não poderia deixar de ser a do grande empresário e velejador Leopoldo Geyer, fundador do Jangadeiros e também dos clubes Veleiros do Sul e Iate Clube Guaíba. Na cerimônia de inauguração repleta de ex-comodoros e familiares, o nosso patrono estava representado pelo sobrinho e afilhado Hélio Geyer e por gerações da família Geyer.
Aos 97 anos, o sócio HÉLIO GEYERacompanhou com muita simpatia e emoção todos os momentos do evento e fez questão de assistir a cerimônia em pé, como os demais convidados. “Eu estou muito feliz de estar aqui por causa da relação familiar que eu tenho com o Leopoldo Geyer, que era o meu padrinho e muito meu amigo. Ele foi quem me trouxe aqui para o Jangadeiros. Ele foi quem me fez comprar um barco. Ele foi quem me deu um título do Clube e sempre me incentivou a participar deste grupo maravilhoso de sócios do Jangadeiros”, enfatizou.
Antes de inaugurar a Galeria com 27 fotos que compreendem os períodos de gestão 1941-2018, o comodoro MANUEL RUTTKAY PEREIRA teve fôlego e memória para citar um a um dos comodoros e seus familiares e lembrar de fatos relacionados a cada um deles, e falou aos convidados: “Vocês estão aqui representando a história viva do Clube pelos seus antepassados. A ideia de termos esta galeria era antiga, o pai da proposta é o meu vice-comodoro Administrativo Pedro Pesce. É um reconhecimento pelas pessoas que lideraram o Janga e contribuíram para que ele chegasse onde ele está hoje. É extremamente agradável conviver no Jangadeiros. Eu como médico, posso dizer que este amor é como um vírus que nos invade e não sai mais de dentro da gente e nos faz continuar aqui. Quero agradecer profundamente a todas as pessoas que estão conosco nesta noite, principalmente aquelas com mais idade, que fizeram um esforço para estar aqui”.
LUIZ FERNANDO SANTIAGO VELASCO, comodoro em duas gestões, 1982-1983 e 1983-198, era outro comodoro apaixonado pelo Janga: “O Clube dos Jangadeiros nasceu, ele não foi fundado, foi se formando por um grupo de pessoas. Um Clube com alma e os associados são uma verdadeira família”.
Outra presença querida na inauguração e memória viva do Janga, o sócio CLAUDIO AYDOS foi muito reverenciado entre os convidados. “Quando o Jangadeiros foi inaugurado eu tinha 13 anos e desde este dia frequento regularmente o Clube. Eu pensei que era o sócio mais velho e hoje descobri que o mais velho se chama Hélio Geyer, mas eu sou o mais antigo porque estou aqui desde a data da fundação”, disse. E complementou: “Nunca almejei ser comodoro porque sempre quis trabalhar na área do Esporte e tive o orgulho e a satisfação de ter dado aquele impulso inicial para o desenvolvimento da Vela e hoje o Clube tem uma coleção invejável de títulos. Estou orgulhoso de estar aqui” finalizou.
O emocionate momento de inauguração do Janga, no dia 7 de dezembro de 1941
Como nasceu o Jangadeiros, por Claudio Aydos
“O Clube dos Jangadeiros foi fundado em 7 de dezembro de 1941, ao final de um ano em que Porto Alegre fora assolada pela maior enchente da história do Guaíba. A ideia de sua fundação nasceu da inspiração do Sr. Leopoldo Geyer que liderou um pequeno grupo de apreciadores da vela que residiam na zona sul e que se ressentiam da falta de um clube de vela na região.
Em novembro de 1941, Leopoldo adquiriu a chácara onde está situada a sede do Continente e então saiu à procura de sócios para a criação dos Jangadeiros. No dia 7 de dezembro daquele ano foi festivamente fundado o Clube, contando já então com 98 sócios fundadores.
Hoje, o Clube tem muitos sócios e, em dezembro está completando 77 anos de profícua existência, com uma trajetória brilhante no esporte da vela, tendo conquistado, ao longo desse tempo, vários campeonatos nacionais, sul-americanos e mundiais e tendo, inclusive, participado de sete Olimpíadas. Além disso, organizou e sediou quatro campeonatos mundiais de vela, além de inúmeros sul-americanos e brasileiros. É em função desse invejável acervo de realizações e conquistas que o Clube dos Jangadeiros é hoje conhecido e respeitado no circuito mundial do iatismo.
Hélio Geyer foi o grande homenageado na cerimônia de inauguração
É neste sábado, a partir das 20h! Venha festejar o 77º aniversário do Janga!
Após coquetel no lounge externo e jantar comemorativo, a pista de dança será embalada ao som da playlist do DJ Pedro Martins Costa. Também teremos fogos de artifício e aquele clima único das noites de festa do Janga. Convites a R$ 100 por pessoa. Se você preferir não participar do jantar, venha curtir a festa por R$ 50. Esperamos os sócios e convidados para mais este grande momento da história do Clube
Regata de 77º ANIVERSÁRIO do Janga
XIX VELEJAÇO / XVII REGATA EM SOLITÁRIO / IIª DUPLA MISTA REGATAS DE MONOTIPOS
Os preparativos para as comemorações do 77º aniversário do Janga não param! Os velejadores de diferentes classes e de diferentes clubes prometem movimentar as águas do Guaíba com as suas velas neste final de semana nas classes ORC, RGS, IRC, Soling, Microtoner 19, Solitário, Regata Mista, Velejaço e Monotipos
JANGADEIROS É CAMPEÃO E VICE EM TRÊS CLASSES DA VI COPA BRASIL DE VELA E DA IV COPA BRASIL DE VELA JOVEM
No mais importante campeonato brasileiro da Vela, encerrado neste domingo (24), no Iate Clube de Santa Catarina, o Clube dos Jangadeiros é campeão na classe olímpica 470 Feminino e vice na Geral com FERNANDA OLIVEIRA e ANA BARBACHAN, após 12 regatas em quatro dias de disputas
Com o resultado, a nossa dupla garante lugar na Equipe Brasileira de Vela 2019
Na classe RS:X, o atleta GUILHERME PLENTZ mostrou equilibrio e alta desenvoltura nas 12 regatas e conquistou o título de grande campeão na categoria Jovem e o 2° lugar na classificação Geral.
Na Laser Radial, JOÃO EMILIO VASCONCELLOS, desde o início muito bem posicionado, mostrou a sua técnica nas 12 regatas da Copa e encerrou levantando a taça do 1° lugar Masculino e a do 3° na Geral. Na mesma classe, o nosso atleta GUILHERME PEREZ avançou uma posição e manteve-se no Top 10.
Na 29er, GIOVANNE PISTORELLO e GABRIEL SIMÕES confirmaram os últimos resultados e somaram mais um título de vice-campeão para o Jangadeiros. Ainda na 29er, Vinicius Koeche e Pedro Breternitz, garantiram o 3° lugar do pódio e Gabriel Kern e João Luca Moré ficaram em 4° depois de correrem 10 regatas.
A Vela Jovem do Janga esteve acompanhada em Florianópolis pelos técnicos LUCAS MAZIM e FERNANDO KESSLER, o Duca, e pelo Diretor de Vela Jovem, EDGAR PLENTZ.
Na Kite, o Janga esteve representado por um dos dos maiores fomentadores da classe no sul do País, MARCELO BERND. Vale lembrar que o Kite foi incluído pela World Sailing (Federação Internacional de Vela) no programa dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
“Nossos próximos objetivos serão dois eventos em janeiro, em Miami: o campeonato Norte-Americano e o Miami World Cup”
“Ficamos duas semanas em Jurerê. Na primeira fizemos uma clínica com o Eneko, nosso técnico espanhol e depois foi a semana da competição. Portanto, foram dias importantes para a nossa preparação visando Tokyo 2020.
Tivemos um belo desempenho no evento, o que nos deixou na liderança Geral até a 11º regata, mas com a condição de vento mais forte no último dia, uma dupla masculina nos ultrapassou. Mas foi um belo resultado! 2º lugar Geral e 1º Feminino. Meu 20° título Brasileiro!
Agora seguiremos firme nos treinos até o Natal quando faremos uma pausa para descansarmos junto à família. Nossos próximos objetivos serão dois eventos em janeiro, em Miami: o Campeonato Norte-Americano e o Miami World Cup.”
Fernanda Oliveira, Campeã na classe 470 Feminino e vice-campeã na Geral ao lado de Ana Barbachan
“O campeonato começou com pouco vento no primeiro dia, foi bem legal ter a experiência de velejar com a Patrícia Freitas que é uma grande inspiração para mim. Ganhei na categoria jovem e fiquei em segundo geral na oito e meio. A competição foi de muito aprendizado, com todos os ventos possíveis e agora é abaixar a cabeça e voltar a treinar para a Copa da Juventude que começa no dia 4 de fevereiro aqui em Porto Alegre.”
Guilherme Plentz, campeão na classe RS:X Jovem e vice na classificação Geral
“O campeonato estava bem difícil, tinha muitos velejadores bons na raia e isso valorizou mais a minha primeira colocação. Teve ótimos dias de regatas com ventos favoráveis e foi um bom campeonato para me preparar para o Brasileiro que irá acontecer em Niterói. Foi a segunda vez que eu ganhei a Copa Brasil de Vela Jovem. Gostei muito do meu desempenho durante todo o campeonato.”
João Emilio Vasconcelos, campeão na Laser Radial Masculino e 3º lugar na Geral
Guilherme Perez (esquerda), Top 10 na classe Laser Radial, o técnico e campeão Fernando Kessler, e João Emilio Vasconcellos
“A equipe representou muito bem o Jangadeiros nesta relevante competição. Foram regatas muito disputadas e definidas no detalhe. Bons resultados foram alcançados. Condições extremas de mar e vento foram enfrentadas, experiência importante para o desempenho nos próximos eventos que são o Orange Bowl International Youth Regatta, em Miami, o Brasileiro de Laser em Niterói e a próxima Copa Brasil de Vela no Rio de Janeiro.”
Fernando Kessler, o Duca, acompanhou a classe Laser Radial
Dupla Giovanne Pistorello e Gabriel Simões, vice-campeã na classe 29er e Vinicius Koeche e Pedro Breternitz, 3º lugar
Fotos: Gabriel Heusi
Conheça o resultado das eleições de Renovação de 1/3 do Conselho
No último sábado (24), conforme foi anunciado em outras edições, o Conselho Administrativo do Janga teve 1/3 dos seus participantes renovados. Parabéns aos novos integrantes! Confira abaixo o resultado
Boa notícia! Começaram as obras nos banheiros dos Monotipos
Os atletas que utilizam o Pavilhão de Monotipos, onde ficam abrigados os barcos das classes Laser, Snipe, 29er, Dingle, Optimist, 470 e 420, irão encerrar o ano com motivos para comemorar. A reivindicação dos velejadores para modernizações nos banheiros foi atendida e as obras já estão em ação. “Já tínhamos o projeto há algum tempo e aguardávamos o melhor momento em nosso orçamento para darmos início a essa reforma justa e necessária”, diz Antonio Joaquim Machado, vice-comodoro de Obras
Parabéns galera! 33 alunos da escola de Vela Barra Limpa recebem diplomas neste domingo (2), às 11h
O ritual é descontraído, com depoimentos de professores e muita emoção entre os alunos que concluíram os seus cursos nos níveis I, III e IV. Após a cerimônia, será servido um galeto pelo valor de R$ 20, por pessoa, no Pavilhão de Monotipos. Venha prestigiar nossos pequenos velejadore!
JANGADINHA, melhor lugar para você deixar seu filho no período de férias da escola. Primeira turma inicia no dia 2 de dezembro
De segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 18h, a garotada com idade de cinco a 12 anos é acolhida no bonito espaço verde da Escola Barra Limpa para recreação desenvolvida por profissionais especializados. O pacote semanal inclui almoço e atividades esportivas, jogos, ações ecológicas e passeios aquáticos. Mais informações pelo 51-30945770 ou escoladevela@jangadeiros.com.br
CURSO DE OPTIMIST DE VERÃO, outra opção para a garotada se divertir no turno da tarde e levar para casa os valores do esporte
Neste curso lúdico e recreativo, o objetivo principal é apresentar o esporte da Vela. O aluno aprende a montar e desmontar o barco, fazer nós, recebe explicações sobre a velejada e ainda tem atividades práticas em água. Participa a meninada de 7 a 14 anos, de segunda-feira à sexta-feira, das 14h às 18h.
Festa de final de ano da Flotilha da Jangada vai arrecadar fundos para o Brasileiro de Optimist 2019
Se você ainda não tinha planos para o próximo sábado (8), agora já tem. Venha participar da confraternização do jantar da Flotilha com distribuição de brindes, rifas e homenagens
Comemorar os resultados alcançados em 2018, dar um até logo para quem está saindo, abraçar quem está chegando, além de arrecadar fundos para o campeonato Brasileiro de Optimist 2019. Esta é a programação da Flotilha da Jangada para a sua festa de Final de Ano, agendada para o próximo sábado (8 de dezembro), a partir das 20h.
Os ingressos para o jantar no Restaurante da Ilha regado a massas, frango grelhado, saladas e sobremesa será servido por R$ 50 para adultos e R$ 30 para crianças até 10 anos. Sua presença é muito importante para a celebração, além de ter a causa nobre de contribuir para a nossa Flotilha participar do maior campeonato nacional de Optimist, que acontece de 5 a 15 de janeiro, em Ilhabela, São Paulo.
JANGA É CAPA do Jornal do Comércio
A matéria que ganhou a capa do Jornal do Comércio desta sexta-feira (30 de novembro) relembra parte da história do Janga e destaca as atrações do Clube e os títulos conquistados na trajetória de 77 anos. Participam da entrevista, o comodoro Manuel Ruttkay Pereira, a atleta Fernanda Oliveira e o sócio Carlos Henrique De Lorenzi, o Dedá.
https://www.jangadeiros.com.br/wp-content/uploads/2018/11/LOGO-JAN.png176210Rômulohttps://www.jangadeiros.com.br/wp-content/uploads/2024/02/logo340w-1.webpRômulo2018-11-30 12:49:362018-12-18 12:53:03Jangada News – 30 de novembro de 2018