(51) 3268.0080 | jangadeiros@jangadeiros.com.br | Área do sócio
Jangada News – 25 de maio de 2018
Newsletter do Clube Jangadeiros . Porto Alegre . Edição 25 de maio de 2018
Bons ventos ! Fernanda Oliveira e Ana Barbachan se preparam para a Final da Copa do Mundo de Vela
Faltam menos de 10 dias para a nossa dupla olímpica disputar na classe 470 Feminino a etapa decisiva da Copa do Mundo em Marselha, na França de 3 a 10 de junho. As “gurias” estão treinando pesado aqui no Janga com o apoio de Lucas Mazim. Objetivo principal: buscar o título no Mundial na Dinamarca
“As regatas começam dia 5 de junho e vão até dia 10. São cinco dias de campeonatos com dez regatas e no último dia acontece a Medal Race com os dez primeiros colocados. Esse campeonato é atípico, como ele é a final da World Cup só os 20 primeiros do ranking podem participar de cada classe.
Viajamos em 31, depois eu e o “Sorriso” vamos ficar uns dias na nossa base, na Confederação Brasileira, em Barcelona, para montar o barco novo, já visando o campeonato mundial que será na Dinamarca, em agosto. A expectativa é fazer um bom campeonato. Será um bom treino para o mundial, que é nosso principal objetivo este ano. Temos que estar entre os oito primeiros países do Mundial para classificar”.
Ana Barbachan, atleta olímpica
Atleta olímpica do Janga, Ana Barbachan: “será um bom treino para o Mundial”
Cancelamento do Campeonato Kite Hydrofoil
A secretaria Esportiva anuncia que a 2ª edição do Campeonato Estadual de Kite Hydrofoil, prevista para esta sexta-feira, sábado e domingo, foi transferida para os dias 7, 8 e 9 de setembro, em razão da previsão de pouco vento
Breno Kneipp mostrou gosto pela velocidade e conquistou o 2º lugar e o primeiro na Sub-18 em 2017
Não perca! Janga convida para o
1º Passeio de proprietários de lanchas
À exemplo de outras modalidades, a comodoria quer estimular a movimentação e a integração dos sócios
Pedro Boletto: “Sou amigo das comodorias e quero colaborar em tudo”
Nosso simpático e sempre disposto sócio Pedro Boletto, ex-diretor de Cruzeiro, é quem está à frente dos preparativos deste primeiro Passeio dos proprietários de lanchas, com data que será definida em breve. A equipe de apoio do Jangadeiros já está cuidando de todos os detalhes para que a simpática aventura até o Araçá seja muito agradável.
Com saída pela manhã e um suculento churrasco agendado para o meio-dia, já estão confirmadas as presenças do comodoro Manuel Ruttkay Pereira e dos vices Pedro Pesce e Joaquim Machado. As inscrições estão abertas na Secretaria Esportiva do Clube.
“Toca da Surda”, mais um recanto de grandes amizades
Pedro Boletto e o seu My Way naturalmente participam do passeio. Pai de Rodrigo e Pedro Arthur e casado com a “chef de cuisine” Suzana Canoza, Pedro faz parte do histórico grupo dos “Oriundis”, que em 2007 trocou de clube e foram calorosamente acolhidos no Janga pelo ex-comodoro Cesar Augusto Rostirolla. Hoje, este grupo, reforçado por mais amigos, faça sol ou chuva costuma churrasquear nas quartas-feiras no “Toca da Surda”, apelido dado à churrasqueira coberta, cúmplice de muitas histórias e brincadeiras entre os sócios.
Sessenta novas estacas irão dar maior segurança às embarcações
Em breve, já estarão instaladas as 60 novas estacas de eucalipto tratado, de 11 metros de altura, que estão sendo adquiridas pelo Clube para reforçar a segurança dos barcos, mais uma medida para equipar o Janga e dar continuidade às modernizações. “Essas estacas novas têm duração de cerca de 20 anos e, sem dúvida, irão trazer mais tranquilidade ao sócio”, diz o vice-comodoro Administrativo Pedro Pesce
Mais segurança às embarcações
Vem aí o Arraial dos Jangadeiros
Friozinho bateu na porta e nada melhor do que curtir uma fogueira, pinhão e o quentão com canela. Então, agende-se, pois a nossa tradicional Festa Junina Arraial do Jangadeiros volta com todo aquele clima de aconchego, comidinhas típicas, brincadeiras, amigos e muitas risadas. Encontro para todas as idades. Evento para sócios e seus convidados. Abaixo, momentos da edição 2017!
Um barco, uma relíquia, um avô, as histórias curiosas de “Toco”
Seja a respeito do Virgínia ou o lazer no Clube, o sócio Ivon Luiz de Oliveira é uma fonte de boas e divertidas histórias
A família Joaquim Oliveira criou a rede de supermercados Real, em 1953, marca ícone no Rio Grande do Sul até ser vendida para o grupo Sonae, em 2000
Às vezes uma paixão surge do acaso. Ou melhor, de um trabalho cansativo. Para o sócio Ivon Luiz de Oliveira Junior, trabalhar para o Sonae, grupo português que foi dono de supermercados em Porto Alegre na década passada, era estressante e os portugueses, difíceis no trato.
Irritado, saía do supermercado Big, no Cristal, e ia caminhar nas redondezas. Um dia encontrou um amigo, Juarez Saadi Hoffmann, que estava com o barco ancorado e opinou: “Se está estressado, por que tu não compra um barco?”
Começou a procurar e achou um. Era o começo da relação de “Toco” com as velejadas e com o Virgínia, em 2013, barco cujo casco, com 100 anos de idade, é uma relíquia.
A embarcação original foi construída para transportar charque entre Rio Grande, São Lourenço e Porto Alegre. Mais tarde, abandonada, foi encontrada por Juarez em Pelotas. “Ele reconstruiu o barco todo e está uma maravilha”, diz. O Virgínia tem 44 pés e foi fabricado “ninguém sabe onde”, como brinca o proprietário.
Avô-prodígio e o legado em rede de supermercados
A história do barco é curiosa, mas não a única que, aos 64 anos, Toco tem para contar. O caso do avô, que chegou ao Brasil com 10 anos de idade. O pai trouxe o menino de Portugal para Pelotas, entregando-o para trabalhar numa bodega, como eram chamados os pequenos armazéns da época. Feito isso, voltou para a Europa.
O menino foi colocado para atender os clientes. Cinco anos depois, aos 15, ele comprou a bodega do ex-patrão e depois iniciou uma operação de atacado. Durante a Segunda Guerra, ganhou dinheiro fornecendo produtos racionados, como açúcar e gasolina. Toda a experiência no comércio levou à criação da rede de supermercados Real, em 1953. Foi uma marca ícone no Rio Grande do Sul até ser vendida para o grupo Sonae, no ano 2000.
Mas a família de Toco, que ainda administra os negócios criados pelo avô, não se afastou do comércio. É dona da marca de arroz Tio João e de uma operação agropecuária no sul do estado, perto da reserva do Taim.
Janga mais florido e sempre lindo !
Neste click, a Jangada News mostra a constante revitalização do Clube, sempre cuidando para receber o sócio em um ambiente cuidado e com um “aroma florido”, como diz Vinícius de Moraes no seu poema Rancho das Flores, escrito em 2004
Rancho das Flores, de Vinícius de Moraes
Entre as prendas com que a natureza alegrou este mundo onde há tanta tristeza A beleza das flores realça em primeiro lugar É um milagre De aroma florido Mais lindo que toda as graças do céu E até mesmo do mar
Mais uma recomendação do nosso sócio e biólogo Nelson Fontoura a favor do Pilates: “Chegar na terceira idade com saúde, disposição, tônus muscular e flexibilidade. Para isto, o Pilates me parece a melhor escolha”
https://www.jangadeiros.com.br/wp-content/uploads/2018/05/LOGO-JAN-sem-fundo-branco-new1.png176210Rômulohttps://www.jangadeiros.com.br/wp-content/uploads/2024/02/logo340w-1.webpRômulo2018-05-28 16:34:052018-05-29 11:45:38Jangada News – 25 de maio de 2018