Jangada News – 24 de março de 2017





Jangada News
Newsletter do Clube dos Jangadeiros. Porto Alegre. Edição 24 de março de 2017

 

Foi dada a largada para o Sul-Americano de 29er

Atletas do Jangadeiros buscam o terceiro título na classe no mês de março

Argentinos, brasileiros, chilenos e uruguaios iniciaram na quarta-feira a disputa pelo principal título da América Latina na classe 29er, o Campeonato Sul-Americano. Recepcionando a terceira competição da categoria neste mês de março – primeiro foram o Brasileiro e II Copa Brasil de Vela Jovem -, o Clube dos Jangadeiros se tornou uma segunda casa para muitos velejadores, conforme lembrou o Comodoro Manuel Ruttkay Pereira em seu discurso de abertura.

“Muitos dos velejadores estão conosco aqui há bastante tempo, estando longe de seus amigos e familiares, o que mostra toda a dedicação que vocês têm a este esporte. Nós, como organizadores de mais este campeonato, em troca, os acolheremos com todo carinho e iremos lhes oferecer toda a infraestrutura e as condições necessárias para que possam desempenhar suas atividades. Declaro aberto o Sul-Americano de 29er e desejo a todos bons ventos”.

Ao todo, 50 atletas estão em Porto Alegre para competir neste campeonato que vai até sábado (25). Desses, 26 são brasileiros, 16 argentinos, 6 uruguaios e 2 chilenos. Para muitos velejadores da flotilha do CDJ, este será o primeiro campeonato internacional que disputam pela classe. Lucas Mazim, o Sorriso, treinador da equipe de 29er, falou o que espera de seu time para o sul-americano.

“Fizemos treinos na segunda e na terça-feira para eles já pegarem o ritmo de competição, mesmo que eles já tenham corrido dois campeonatos neste mês. O legal é que pudemos fazer umas regatinhas com os estrangeiros e ver como eles velejam. Espero um nível técnico bem alto, os argentinos, especialmente, são bem experientes na classe e prometem incomodar bastante no campeonato. Mas vamos ver como os dias vão se sucedendo e como vão estar as condições de vento também”.

O Sul-Americano de 29er tem previsão de ter até 12 regatas durante os quatro dias de torneio. Descartes dos piores resultados só acontecerão a partir da sétima prova disputada.

Da esquerda para a direita: Vice-Comodoro Esportivo, Rodrigo Castro, Comodoro Manuel Ruttkay Pereira, Diretor de Eventos da Secretaria de Esportes de Porto Alegre, Cláudio Franzen, Vice-Comodoro Administrativo Pedro Pesce e Vice-Comodoro de Obras, Antonio Joaquim Machado

 

 

Makita e Dry Store patrocinam o Sul-Americano de 29er

Líderes no segmento de ferramentas e da construção civil, a japonesa Makita e a brasileira Dry Store estão juntas com o Clube dos Jangadeiros na organização do Sul-Americano de 29er. Preocupadas com a sustentabilidade, as duas empresas veem na vela, um esporte que tem tudo a ver com os ideais que seguem, conforme fala o Diretor e Responsável Técnico da Energia Solar FV – empresa parceira da Dry Store, que é responsável pela colocação de placas fotovoltaicas em residências -, Gilberto Frassão.

 

 

“Estamos adorando esta possibilidade de patrocinar este campeonato da vela jovem. O Jangadeiros, com toda essa natureza exuberante, às margens do lago, combina muito com o conceito de sustentabilidade, que é o grande objetivo da nossa empresa”.

 

 

Outra parceira da Dry Store é a Center Steel, empresa responsável pelas chamadas construções Light Steel Frame, a obra utiliza o aço galvanizado como principal elemento estrutural. João Batista Mânica, responsável comercial da empresa elenca algumas das vantagens de se edificar sem a necessidade de aplicação tijolos ou cimento.

 

 

“Esse tipo de construção possibilita um menor tempo de construção, pois a fabricação da estrutura acontece em paralelo com a execução das fundações. Menor custo de mão de obra sendo 80% em materiais e 20% de mão-de-obra, melhor controle do canteiro de obras, economia de energia na obra e o não uso de água são outras vantagens”
enumera.

 

Quem passar pela Ilha do Jangadeiros nos próximos dias poderá ver também diversas ferramentas elétricas de última geração. A Makita possui carrinhos de cortar grama, roçadeiras, podadoras, motosserras e muito mais. Todos eles à bateria, o que implica ausência de poluição do ar e sonora.

 

 

“A Makita produz hoje mais de 1500 itens. Aqui, no Jangadeiros, trouxemos as nossas ferramentas à bateria, pois acreditamos que elas representam o futuro. Conceitos como sustentabilidade, praticidade e autonomia definem esta linha de produtos”, encerra Cléder Batista, vendedor regional da Makita

Cleder Batista demonstra como funciona o soprador/aspirador à bateria


 

XXIII Copa Cidade de Porto Alegre de Vela de Oceano reuniu 36 barcos e abriu a semana em homenagem ao aniversário da capital gaúcha

Tripualção do Hobart com o troféu da Classe ORC

Um final de semana perfeito para os amantes da vela. Com um belo céu azul e ventos que chegaram próximos aos 20 nós de intensidade, emoções não faltaram na XXIII Copa Cidade de Porto Alegre de Vela de Oceano, uma homenagem à capital gaúcha, que no próximo dia 26 completa seu aniversário de 245 anos. As três principais premiações da competição – troféu rotativo da classe ORC, troféu rotativo da classe RGS e barco Fita Azul (primeira embarcação a cruzar a linha de chegada no Velejaço) ficaram com o Clube dos Jangadeiros. Prestigiaram a cerimônia de premiação autoridades como o vice-prefeito de Porto Alegre, Gustavo Paim, o Comandante da Capitania dos Portos de Porto Alegre, Amaury Marcial Gomes Junior, e o representante do Governo Estadual do Rio Grande do Sul, o assessor superior da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, Gelson Pires.

Mais uma vez, as imponentes embarcações de oceano pintaram de cores a orla do Guaíba com suas velas em trajeto que foi até a Usina do Gasômetro. O barco Hobart (vencedor na ORC), do Comandante Airton Schneider, o barco Caulimaran (vencedor na RGS), do Comandante Emilio Strassburger e o barco San Chico 3 (vencedor no Fita Azul), do Comandante Francisco Freitas, foram os grandes campeões.

“Estamos muito felizes em ter vencido a Copa Cidade de Porto Alegre depois de alguns anos sem o título. Para mim, essa vitória teve um gostinho especial porque pude velejar ao lado do meu filho, Artur, após um certo tempo sem competirmos juntos. Comissão de regata, Clube dos Jangadeiros, demais embarcações e tripulações estão todos de parabéns. Foi um belo campeonato”, declarou Airton Schneider, campeão da classe ORC.

Uma das grandes atrações da edição deste ano da Copa Cidade de Porto Alegre foi a presença do medidor chefe internacional da classe ORC-INT, o italiano Nicola Sironi. Graças a sua presença, o cálculo dos resultados das regatas pode ser transmitido ainda com os barcos na água, com muito mais rapidez. Sironi esteve na Capital para dar treinamentos aos medidores do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de disponibilizar o programa que elabora a fórmula matemática dos cálculos. Todo esse cuidado é necessário para garantir que se obtenha o resultado mais justo possível a cada regata, já que os barcos da classe não seguem um padrão.

 

“O Clube dos Jangadeiros se sente extremamente orgulhoso em patrocinar esta Copa Cidade de Porto Alegre, trazendo os velejadores dos clubes co-irmãos para celebrarmos o aniversário da nossa capital. Essa é a maneira que os iatistas, que tanto navegam no Guaíba, têm a agradecer a esta cidade, que de dentro das águas é ainda mais bonita”, encerrou o Comodoro do Clube dos Jangadeiros, Manuel Ruttkay Pereira, na cerimônia de premiação do campeonato festivo.

 

 

Tripulação do San Chico 3 recebe do Presidente do Conselho Deliberativo, Paulo Renato Paradeda o prêmio de barco fita-azul

Confira o resultado completo:

Classe ORC 

Classes RGS, J24 e MT19 

Velejaço 

Solitário

Vice-comodoro Administrativo, Pedro Pesce, ao lado do Vice-Prefeito de Porto Alegre Gustavo Paim (dir.) entregam o troféu de campeão da Classe RGS

Para conferir a galeria de fotos completa, clique aqui.


 

Programação do Aniversário de Porto Alegre conta com mais de 490 atrações

Confira algumas delas e prepare o seu final de semana para festejar a capital

A capital dos gaúchos completa neste domingo (26) 245 anos de vida e belas histórias. Para comemorar esta data tão especial, foi montada uma semana repleta de atrações espalhadas por toda cidade.

 

 

“Queremos uma Porto Alegre mais limpa, mais bonita, mais segura, e para isso só existe uma maneira: com a presença e a participação de todos os amantes da capital. Por isso, o slogan da Semana de Porto Alegre é “A gente ama, a gente faz”. Nós precisamos ser parte integrante da nossa cidade”, convidou a participar das festividades o vice-prefeito Gustavo Paim.

 

 

Uma das secretárias que mais desenvolverá atividades nesses dias festivos, é a de esportes. O associado do Jangadeiros, que mora nas proximidades do Clube, nem precisará ir longe de casa para aproveitar algumas atrações. No sábado, por exemplo, a partir das 9h, no Ginásio Lupi Martins – Bairro Teresópolis, terá um Torneio de Futebol de Mesa. Mais tarde, das 13h às 18h, na Baia de Ipanema, o Stand Up Paddle (SUP) também promete agitar a orla.

Já no domingo, acontece a 14ª Corrida de Aniversário de Porto Alegre. O sócio que acordar cedo pode levar toda a família para a Avenida Edvaldo Pereira Paiva, nas proximidades do Estádio do Beiro Rio, para se exercitar ao ar livre. A partir das 8h, provas de 10km, 5km e 3km, além de uma rústica infantil serão realizadas.

 

 

“O esporte é aquele viés da sociedade em que a gente consegue educar nossos filhos desde pequenos, dando limites e os ensinando a ganhar e a perder. Isso sem falar no lado saudável e do bem-estar que ele propicia. Queremos mostrar um pouco disso nesse aniversário da cidade também”, acrescenta o Diretor de Eventos da Secretaria de Esportes de Porto Alegre, Cláudio Franzen.

 

Quem também estará participando das festividades é a Marinha do Brasil. O Comandante da Capitania dos Portos de Porto Alegre, Amaury Marcial Gomes Junior, conta como vai funcionar os dois eventos organizados pelas Forças Armadas.

 

 

“No próxima sábado, 25, a Banda dos Fuzileiros Navais fará uma apresentação gratuita aberta ao público no Teatro Renascença, às 11h da manhã. Já no domingo, 26, o Navio da Marinha Patrulha Benevente estará atracado no Cais Mauá para visitação pública durante todo o dia, a partir das 8h30min. Queremos todos lá presentes”, convidou o comandante.

 

 

Para conferir toda a programação em homenagem aos 245 anos de Porto Alegre, acesse o site http://aniversario.portoalegre.rs.gov.br/aniversario/.

 

Sócio em foco: Airton Schneider

“Durante o ano, escolho o Jangadeiros como meu lugar preferido para passar meu tempo livre”

Airton e sua tripulação a bordo do Hobart, campeões na classe ORC da XXIII Copa Cidade de Porto Alegre

Quando visitou a Ilha dos Jangadeiros pela primeira vez, em 2012, a intenção de Airton Schneider, 55 anos, era adquirir o barco TAZ, que pertencia a Renê Garrafielo. No fim de contas, não só ficou com o veleiro como também decidiu que voltaria outras tantas vezes ao Clube, como associado.

Médico e professor universitário, Schneider encontrou no Jangadeiros um belo porto para deixar seu barco, mas não apenas. Tranquilidade e segurança também ajudam a definir a experiência que ele, a esposa Isabel e os filhos Artur e Raquel possuem com o Clube.

Isso sem deixar de lado uma dose de aventura, adicionada a cada vez que ele vai para o Guaíba – seja na vela oceânica de competição ou de cruzeiro. Hoje, já são muitos os momentos – e títulos – para recordar. No mais recente deles, ocorrido no último final de semana, Schneider foi o campeão da XVIII Copa Cidade de Porto Alegre a bordo de seu barco atual, o Hobart.

E se o assunto são lembranças inesquecíveis, ele faz questão de resgatar outras duas. “Primeiro, quando o Artur, na flotilha do Optimist, ganhou uma regata pela primeira vez. Segundo, quando tive o privilégio de tripular o San Chico, na sua última etapa, quando ganhamos o Campeonato Brasileiro. No mesmo dia, o Artur e seus amigos conquistaram o Campeonato Estadual de RGS com o TAZ. Foi emocionante”, relembra.

Antes da vela de oceano

Mas se engana quem pensa que o médico sempre foi adepto da vela de oceano. Sua história com os esportes náuticos começou no surf – sem muito sucesso, é bem verdade. Tudo terminou quando a corda que une o atleta à prancha se rompeu pela primeira vez e ele ficou boiando entre duas rebentações.

“Achei muito desconfortável esta situação. Logo troquei por uma prancha de Windsurf, que evoluiu para Hobbie Cat, veleiro de 17 pés, 22 pés, 26 pés e, finalmente, 30 pés”, detalha.

Nos barcos maiores, o Schneider ganhou como principal bônus a possibilidade de velejar ao lado da família, sobretudo com o filho Artur. Desde pequeno acostumado a conviver com outros velejadores em competição, ele foi o proeiro da tripulação que venceu a última edição da Copa Cidade. O gosto da conquista, admite o pai, teve um tempero a mais.

A rotina longe do Guaíba

No dia a dia, o professor universitário divide seu tempo entre as aulas de anatomia humana na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e as de cirurgia torácica – por sinal, sua especialidade – na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Nos intervalos, o tempo é dedicado à família, um bom vinho e, é claro, à vela.

Airton e família em viagem às Cataratas do Níágara

 

Quantos nós? Associado CDJ pode conferir a intensidade do vento instantânea em nosso site

Sócio Pedro Chiesa instalou software que mede intensidade do vento em tempo real no Jangadeiros

Velejadores profissionais ou de finais de semana sabem que têm no vento um fator preponderante para a prática da atividade. Para isso, é fundamental ter uma ferramenta que ofereça as condições de momento (intensidade e direção) a fim de estar preparado antes de ir para água.

O sócio Pedro Chiesa, 51 anos, sócio do Jangadeiros desde 1980, acostumou-se a planejar suas velejadas pelo sensor de vento, que ficava localizado na Escola de Vela Barra Limpa. No entanto, depois de anos funcionando, o aparelho foi “aposentado”.

“Nós precisávamos de um novo mecanismo que mostrasse o vento de forma online para todo o associado. Foi quando eu vi que o WindGuru, site de previsão de vento, tinha esse equipamento para adquirir e eu não pensei duas vezes e comprei. Instalei-o aqui no Clube e agora ele já está disponível em nosso site para quem quiser acompanhar”, conta.

O programa, além de mostrae a condição de vento atual, também mostra o histórico da intensidade durante o período de tempo assinalado e a temperatura neste período.

“É uma ferramenta interessante, especialmente, para quem não mora nas proximidades do Clube para saber se tem um vento propício para a sua velejada”, encerra Pedro.

 

Ferramenta mostra histórico da intensidade dos ventos

 

Olímpicos no Jangadeiros: Marco Grael, campeão da classe 49er na IV Copa Brasil de Vela

Pertencente a uma das famílias mais tradicionais da vela nacional, Marco Grael iniciou a sua caminhada rumo a sua segunda olimpíada em Porto Alegre, ao vencer a IV Copa Brasil de Vela na classe 49er.

Décimo primeiro colocado no Rio 2016, ao lado de Gabriel Borges – que hoje é proeiro de Robert Scheidt – , Marco fala, em entrevista exclusiva, sobre sua relação próxima com o Clube dos Jangadeiros, sobre a sua parceria nova com o hispano-brasileiro Carlos Hobles, sobre competir com o maior atleta olímpico brasileiro em sua classe e sobre como foi dividir raia com a irmã Martine.

Relação com Clube dos Jangadeiros

“No ciclo para Londres 2012, velejei por dois anos e meio no Jangadeiros, ao lado do André Fonseca, o Bochecha. A classificação para a Olimpíada não veio, mas só guardo lembranças boas daqui. Tem sido muito bom rever os amigos, me sinto em casa no Clube e só tenho que agradecer a hospitalidade de todos que sempre me recebem muito bem”.

Novo parceiro de barco

“Está sendo um período de adaptação para mim, pois além da mudança de dupla, também mudei de função – passando de timoneiro a proeiro. Mas falando do Carlos, ele já veleja há quase três anos no barco e, apesar da pouca idade, é bem experiente em embarcações neste estilo, sendo tricampeão mundial na 29er. Vejo a nossa parceria com muito potencial para evoluir e precisamos colocar isso em prática nos treinamentos e nas competições”.

Robert Scheidt na 49er

“É muito legal ter o Robert na classe e, sem dúvidas, ele vai dar uma motivada geral na flotilha. Além disso, o cara é muito especialista e em pouco tempo já vai dominar todos os movimentos nesse novo barco. Prevejo bons duelos entre nós, já tivemos uma pequena prévia nesta Copa Brasil, mas a ideia é treinarmos para que tenhamos duas duplas bem fortes neste ciclo que se inicia”.

Competição com a irmã

“Foi uma situação diferente competir junto com a Martine, confesso. Mas foi legal a experiência. Acredito que ela e a Kahena tenham sofrido principalmente nos dias de mais vento, em função do contrapeso. Mas elas têm um nível técnico excelente, tanto que, no vento fraco, chegaram a vencer regatas. Não é à toa, que são campeãs olímpicas”.

 

Carlos Robles e Marco Grael em ação na IV Copa Brasil de Vela. Foto: Gustavo Roth / @AgenciaPreview

 

Brechó Congresso Náutico, uma oportunidade para expor seus bens e trocar experiências

Evento, que acontece neste sábado, das 10h às 17h, no Espaço Jangadeiros e no hall de acesso à Loja Equinautic, terá palestras sobre motores, dicas de primeiros socorros e bate-papo sobre o plano de atividades para 2017.

Henrique Freitas, Diretor de Cruzeiro, convida a todos a participar do Brechó Congresso Naútico

Depois da 1ª Velejada na Lua Cheia, a nova Diretoria de Cruzeiro do Clube dos Jangadeiros segue movimentando os associados com a sua agenda de eventos agitada, sempre com o intuito de integrar ainda mais os amigos, vizinhos de trapiche.

O Diretor de Cruzeiro, Henrique Freitas, explica o funcionamento do Brechó Congresso Náutico deste sábado. “Pela parte da manhã, haverá uma palestra com um membro do Corpo de Bombeiros, que falará sobre primeiros socorros. Em seguida, um carreteiro será servido e, durante o almoço discutiremos o plano de atividades para 2017. À tarde, o pessoal da Equinautic e o sócio João Pedro Wolff farão uma explicação sobre motores”, revela.

No decorrer de todo o evento, existirão cinco estandes de venda de utensílios náuticos e a Loja Equinautic estará com promoção de alguns artigos também.

Programação Brechó Congresso Náutico

10h – Início das atividades

11h às 12h – Palestra com o membro do Corpo de Bombeiros sobre primeiros socorros

12h às 14h – Almoço e discussão do plano de atividades para 2017

14h às 16h – Palestras sobre motores

17h – Término do evento

 

Exercícios ao ar livre com a vista mais bonita de

Porto Alegre

Nada de fazer exercícios fechado entre quatro paredes. Agora, o associado do Jangadeiros tem uma academia ao ar livre para contemplar uma das vistas mais bonitas de Porto Alegre enquanto realiza a sua malhação.

Localizados próximos ao porto do Clube, ao lado das quadras de beach tennis, os seis novíssimos aparelhos ginásticas já estão à disposição de todos. Fábio Petkowicz, professor da Escola de Vela Barra Limpa, já experimentou os equipamentos e deu dicas de uso.

“O segredo é fazer movimentos bem amplos e usar bastante o peso do próprio corpo para trabalhar ao máximo os músculos. Importante também não se esquecer de fazer alongamentos antes e depois de se exercitar”, comentou durante o uso do voador.

Faça como o professor Fábio e alguns sócios do Jangadeiros, experimente você também a academia ao ar livre do Clube e sinta a brisa do Guaíba a cada série realiza nos equipamentos.

 

Agenda de eventos

Data   Evento   Local
22 a 25/3   Sul-Americano de 29er   CDJ
25/3   Brechô Congresso Náutico   CDJ
1 e 2/4   1º Cruzeiraço    CDJ
14/4   2ª Velejada na Lua Cheia   CDJ

 

 

Jangadeiros na mídia

Revista Náutica

(http://www.nautica.com.br/xxiii-copa-cidade-de-porto-alegre-abre-semana-de-aniversario-da-cidade/)

ClicRBS

(http://zh.clicrbs.com.br/rs/esportes/noticia/2017/03/sul-americano-de-29er-comeca-nesta-quarta-feira-em-porto-alegre-9753469.html)

 

Notícias Náuticas

(https://noticiasnauticas.wordpress.com/)

 

Alma Náutica

(http://almanautica.com.br/2017/03/21/jangadeiros-sedia-sul-americano-de-29er/)

 

 

Alma Náutica

(http://almanautica.com.br/2017/03/21/xxiii-copa-cidade-de-porto-alegre/)

 

Perfil Náutico

(http://www.perfilnautico.com.br/esporte/jangadeiros-sedia-campeonato-sul-americano-de-29er/)

 

 

Regata News

(http://regatanews.com.br/xxiii-copa-cidade-de-porto-alegre-abriu-a-semana-de-aniversario-da-capital-gaucha/)

 

Jornal da Capital

(http://www.jornaldacapital.com.br/v1/porto-alegre-sera-homenageada-com-velejada-no-domingo/)

 

Jornal da Capital

(http://www.jornaldacapital.com.br/v1/inicia-nesta-quarta-feira-o-campeonato-sul-americano-de-29er/)

Jangada News
Nosso Facebook Nosso Twitter Nosso site Nosso Instagram