Jangada News – 24 de março de 2016





Jangada News
Newsletter do Clube Jangadeiros . Porto Alegre . Edição 24 de março de 2016

XXII Copa Cidade de Porto Alegre movimentou a capital

Confica a galeria de fotos do evento clicando aqui

Nem a chuva, nem o tempo nublado, que marcaram o penúltimo final de semana, conseguiram tirar o brilho da XXII Copa Cidade de Porto Alegre, que homenageou os 244 anos da capital gaúcha. O evento reuniu 34 embarcações de Vela de Oceano, em inúmeras categorias. “A Copa é um dos dois grandes eventos que o clube têm de maneira regular, incluída no calendário oficial do aniversário da nossa cidade e que chega à vigésima segunda edição, portanto com uma tradição a ser mantida”, disse o comodoro, Manuel Pereira.

Segundo ele, o tempo ruim não prejudicou a prova em si, mas reduziu o público em terra. “Um dos principais objetivos da Copa é promover uma maior aproximação da vela com o público leigo e o clima não permitiu que a ideia aflorasse em todo seu esplendor. Acompanhei a regata, que mesmo sem sol, nos proporcionou um grande espetáculo visual, tanto para quem velejava como para quem se aventurou na orla do Guaíba numa tarde chuvosa. A possibilidade de velejar perto da cidade é maravilhosa, os colorados perto do Gigante, os gremistas sonhando que a regata um dia se estendesse até a Arena”, brincou Pereira.

Na entrega dos troféus, no domingo, o vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Mello, destacou a importância do clube e da vela como forma de fazer com que a cidade reencontre o Guaíba. “O esporte e a educação são imprescindíveis para a construção de uma sociedade melhor”, disse.

O Jangadeiros conquistou os principais títulos da competição. O San Chico III, do capitão Francisco Freitas, já tradicional premiado do clube, foi o barco fita azul – o primeiro a cruzar a linha de chegada – e também o vencedor da classe ORC, com 7 pontos perdidos. “O tempo não foi favorável, mas a velejada e a equipe foram intensos, com muita técnica, e resolvemos velejar com qualquer tempo”, diz Freitas. Ele comemorou os dois novos títulos, que devem ocupar espaço na estante de troféus da tripulação que já ganhou campeonatos sul-americanos e três brasileiros. “Nossa tripulação tem muito conhecimento e domina muito bem a tecnologia”. Sobre a vitória do Fita Azul, Freitas, disse que largou e chegou em primeiro. É muito importante esse título, sinal que o barco está respondendo muito bem e a tripulação alinhada. Eu velejo há mais de 30 anos no Clube e há 16 anos com esta tripulação, já nos consideramos uma família”.

Na RGS, o vencedor foi o Abaquar, de Júlio César Borella, com 3 pontos. “O primeiro dia de provas, foi muito difícil, muita chuva, com vento contra. Já no segundo dia, a prova foi sensacional, bem como o velejador quer, sem sol e o vento sempre do lado certo, a nosso favor”, afirmou. O capitão, que navega no clube há dois anos, disse que está estreando nas premiações. “O mistério para ser campeão é ter uma boa tripulação”.

No primeiro dia de prova, foi realizada a regata barla-sota na baía de Ipanema, com a participação de nove barcos das classes RGS e ORC. O vento era sul, com 18 a 20 nós de intensidade, vento médio para forte. Também no sábado ocorreu a regata Solitário, com seis barcos, dos quais três completaram a regata. Foi um dia com muita chuva, nuvem baixa e a visibilidade ruim. Já no domingo, foram 25 barcos na regata de percurso que saiu do Jangadeiros, indo até o Gasômetro, com tempo bom, sem chuvas, com vento sudeste e intensidade de 18 a 20 nós. Essa regata teve a participação das classes ORC, RGS e o Velejaço.

 

 

 

 

Atletas do Jangadeiros competem na flotilha Ouro do Sul-americano de Optimist

Hoje, quinta-feira (24), nossos velejadores voltam às águas equatorianas, após uma quarta-feira de folga no Sul-americano de Optimist, em Salinas. Após as seis regatas realizadas até terça-feira, Gabriel Kern, que estava na 31ª posição, e Vinícius Koeche, na 39ª, se classificaram para competir na Flotilha Ouro. Luiza Moré em 113º, vai disputar na flotilha bronze. No sábado será o momento das premiações.

Jangadeiros na luta pelo Sul-americano de Snipe

Duas duplas de atletas do Jangadeiros começaram hoje a participar do 38º Campeonato Sul-americano Classe Snipe, de 23 a 26 de março, no Iate Clube do Espirito Santo, em Vitória.

As tripulações, compostas por Gabriel Kieling (Bolinha) e Lucas Mazim (Sorriso), Tiago Brito e Antônio Rosa, e mais 50 embarcações irão disputar o título. Estão previstas duas regatas por dia.

“Os melhores velejadores do país e do mundo estarão aqui. Com certeza, teremos um grande torneio, destaca o contra-comodoro do Iate Clube do Espirito Santo, Francisco Kulnig.

Fernanda Oliveira e Ana Barbachan embarcam para a disputa do tradicional Trofeo Princesa Sofía

O campeonato, que envolve as classes 470, Laser, Finn, 49er, Nacra17 e RS:X, inicia nesta sexta-feira (25) e segue até 2 de abril (sábado), em Mallorca, na Espanha. Estão previstas 10 regatas, mais a “Medal Race”. Mais uma competição para aquecer as nossas atletas, que estão há pouco mais de quatro meses das Olimpíadas 2016.Uma curiosidade: a Rainha Sofía está presente em todas as cerimônias de premiação. Toda a equipe brasileira de vela, dos Jogos do Rio, irá competir na Espanha.

 Homenagem à Carlos Voegeli-

Depoimento do comodoro Manuel Ruttkay Pereira

Às pessoas excepcionalmente boas almejamos que sejam eternas! E, de quando em quando, percebemos que esse é um desejo bom, mas, até agora, de concretização impossível!

No dia 16 de março p.p. faleceu nosso Sócio Benemérito, Ex-Comodoro e Ex-Presidente do Conselho Deliberativo, Dr. Carlos Franco Voegeli. Lutou brava e estoicamente por aproximadamente 6 meses, contra doença que desafia a Medicina, com discrição e rodeado pelos seus! Entusiasta da navegação, foi campeão de motonáutica em sua juventude, vindo posteriormente a velejar intensamente com sua família e amigos.

Até seu passamento, cuidava de seu veleiro e de sua pequena lancha com a dedicação e perfeição com que identificam-se aqueles possuidores da características especiais! Foi dependente de seu pai até 1946, ingressou como sócio em 1955, tornou-se sócio proprietário-ilha em 1976 e ajudou o CDJ em todas as instâncias. Foi Comodoro de uma administração impecável em 1981-82 e um dos mais longevos Presidentes do Conselho Deliberativo, exercendo essa função com galhardia e tolerância nos períodos 1983-85 e 1994-99.

Sua participação ativa, ponderada e sábia rendeu-lhe o merecido título de Sócio Benemérito e o reconhecimento de todos os que o encontravam nos finais de semana curtindo o clube e as águas do Guaíba com sua Sílvia, seus filhos Elaine e Carlos, genro, nora e netos!
Como todos aqueles que são ungidos com qualidades singulares, escreveu uma história significativa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde tive o privilégio de ser seu aluno e imprimiu seus conceitos de excelência no Laboratório Central da Santa Casa de Porto Alegre.
Boa navegada irmão! Buscaremos seguir seus preceitos!”
 

Depoimento da sócia, Aimée Soares

“Nos anos 1950 – 1960, o Clube dos Jangadeiros, com pouco mais de uma década de existência, vivia uma etapa de crescimento e afirmação, ampliando o quadro social e participando assiduamente de competições de vela e motonáutica. Foi quando conheci os Voegeli: Carlos, seu irmão Cláudio e os pais, Hans e Maria. Hans Voegeli, o “seu Jim”, era ligado à motonáutica, tendo por vários anos assessorado a Comodoria do clube como diretor de motonáutica. Esse tempo vai longe, as lembranças já não são tão vivas, mas recordo que o Carlos, que ainda não tinha 20 anos, participava de corridas de lancha e convivia muito bem com os demais jovens do clube, na maioria velejadores.

Depois, houve um período de distanciamento. O Carlos dedicou-se a estudar e a construir sua carreira e sua própria família, vindo a casar-se com Sílvia Maria Salis, filha do Sr. Mário Salis, também associado do clube. Alguns anos mais tarde, o casal Carlos e Sílvia voltou ao nosso convívio com seus filhos Elaine Maria e Carlos Eduardo. Foi quando Carlos aderiu ao esporte da vela e adquiriu seu primeiro barco, o “Quantum”, integrando o grupo de vela de cruzeiro.

Em 1981, o Carlos foi eleito comodoro, sucedendo ao Edmundo Soares, que vinha de três gestões consecutivas. Reproduzindo o que escrevi no livro comemorativo ao cinquentenário do Jangadeiros, “Carlos Voegeli foi o primeiro Comodoro não oriundo do grupo que havia liderado a construção da ilha”. Acontecia, então, uma ‘abertura lenta e progressiva’ na política do clube. A comodoria do Carlos representou “um período de transição levado a termo com seriedade e responsabilidade, que determinou novos caminhos ao clube com maior participação do quadro social que, concluído o período difícil da ilha, voltava a frequentar o clube’. O que foi muito bom. Era preciso ocupar o novo território, arduamente construído, muito vasto, muito maior do que tínhamos na sede antiga.

Houve uma iniciativa do Carlos e seus companheiros de diretoria que me toca muito de perto: a criação, em 1981, quando o Jangadeiros completava 40 anos de fundação, do Troféu Edmundo Soares destinado a premiar anualmente, por ocasião dos festejos de aniversário do clube, o velejador mais destacado da temporada. O troféu foi apresentado durante um jantar em homenagem ao Edmundo, conduzido por um grupo das nossas crianças. Foi emocionante, o homenageado, feliz, não segurou as lágrimas ante a surpresa. O Carlos nos deixou recentemente. Dele vou guardar a lembrança de um bom amigo, que gostava muito do Jangadeiros, a ponto de lhe dedicar muito tempo de sua vida, seja como sócio, como comodoro e como presidente do Conselho Deliberativo por vários anos”.

 SBT grava no Janga homenagem ao aniversário de 244 anos de Porto Alegre

  

A emissora escolheu o Jangadeiros para a sua cobertura especial sobre a Semana de Porto Alegre. No programa Masbah, que vai ao ar neste sábado (26), às 12h30min, será exibido belas imagens da cidade e do Clube, sob a trilha sonora da cantora Tati Portella, da banda Chimarruts. Uma equipe de seis pessoas passeou pelo Guaíba a bordo do Leopoldo Geyer. Acompanhe!

 

Jangadeiros na mídia

Confira algumas matérias onde o Jangadeiros ganha destaque:

Revista Náutica

Revista Alma Náutica

Associação Brasileira de Velas de Oceano

Ação e Aventura

Notícias Náuticas

Jornal Zero Hora- 22/03/2016, editoria de esporte   

Jangada News
Nosso Facebook Nosso Twitter Nosso site