(51) 3268.0080 | jangadeiros@jangadeiros.com.br | Área do sócio
Jangada News – 24 de junho de 2016
Newsletter do Clube Jangadeiros – Porto Alegre – Edição 24 de junho de 2016
Arraial dos Jangadeiros é neste sábado!
Por aqui os preparativos já estão na reta final. Separe o traje caipira e venha pular fogueira, dançar quadrilha e se divertir com os amigos e a família no CDJ.
Esta é uma oportunidade para integrar todo o clube em um evento especial. “Os pais dos velejadores Optimist são os responsáveis pelas barraquinhas de comidas e bebidas. Jácos professores da Escola de Vela vão monitorar as brincadeiras”, conta Cláudia Ballestrin, capitã da flotilha de Optimist e organizadora do evento.
Não esquece, é neste sábado (25), a partir das 15h, no Pavilhão dos Monotipos. Em caso de chuva, o evento vai ser transferido para o dia 2. O programa é para sócio e seus convidados
Estamos te esperando!
3ª edição da Regata Barra Limpa de Vela de Oceano
Neste sábado (25), às 13h, e continua no domingo, a partir do mesmo horário. Logo depois da competição, o CDJ convida a todos para uma confraternização na Sede da Escola de Vela, às 18h, com cachorro-quente e refrigerante! As inscrições podem ser feitas até às 12h do dia 25, na Secretaria Esportiva do Clube.
Rodrigo Castro, Diretor de Vela RGS, diz que esta é uma boa oportunidade para treinar, manter as tripulações motivadas e os barcos em uso. “Junho é um mês interessante de velejar em Porto Alegre. As tripulações lidarão com o frio das tardes de inverno e com a dificuldade do vento que normalmente é muito variável nesta época, podendo ser muito forte ou bastante fraco. Em todos os casos, é sempre desafiante.”
O evento é aberto aos barcos de todos os clubes nas classes ORC Int., BRA-RGS, J24 e MT19. Os resultados deste campeonato valem para a Copa Brasil de Vela de Oceano, ranking elaborado pela Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO).
O evento acontece mesmo com chuva. Monte sua tripulação e participe!
Velejaço de Inverno reuniu cerca de 20 barcos cruzeiristas em Ponta Grossa
O frio ou o tempo nebuloso não foram empecilhos para que os sócios cruzeiristas participassem do Velejaço de Inverno, no último sábado (18). No evento, que reuniu cerca de 20 barcos, os velejadores aproveitaram o dia na Praia do Tranquilo, servidos de um belo carreteiro.
O Velejaço foi em estilo regata, com entrega de medalhas até o 5º lugar. Ficou assim a colocação: O campeão foi o Veleiro Manah Marcio Lima, seguido pelos barcos Barra Limpa, Virtu, Walhala e Belunno.
Além disso, foi feita uma homenagem ao Comandante Márcio Lima e aos funcionários Marcelo Lima e Fabiano Viana pelo ato de bravura: em março deste ano, eles resgataram o veleiro Magana, que, por volta das 2h da madrugada e em meio a uma tempestade, ameaçava afundar na Praia do Sítio.
c
Luiz Fernando Schram, do barco Graxaim, costuma ir a todos os velejaços promovidos pelo clube. Ele, que normalmente leva a família, desta fez foi com mais quatro amigos. “Sou um incentivador destes eventos, é maravilhoso ver a participação de pessoas que não saem com frequência para navegar, todas muito felizes de estarem ali. Mesmo com o frio, não tinha ninguém reclamando. Foi excepcional”.
O Diretor de Cruzeiro do Jangadeiros, Pedro Boletto, também ficou feliz com o evento “O Velejaço superou todas as minhas expectativas. Com frio e cerração, cerca de dez barcos largaram, mas ao longo do dia outras embarcações foram chegando. Famílias inteiras compareceram. Fiquei feliz e motivado para continuar realizando esses eventos”.
Abertura da licitação do projeto Preparando o Futuro Olímpico é na terça-feira (28)
O objetivo da licitação é adquirir barcos, equipamentos e materiais esportivos de alta performance para a formação e preparação de jovens velejadores para as classes olímpicas. No pregão, marcado para as 14h, os interessados deverão apresentar ofertas de barcos das modalidades Optimist, Laser, 29er, Hobie Cat 16 ou botes. O projeto Preparando o Futuro Olímpico foi aprovado pela Confederação Brasileira de Clubes em outubro de 2015.
“Este projeto se constitui num marco histórico no clube. Isso vai permitir que o Jangadeiros tenha, como nunca na vida, um número tão significativo de barcos novos em classes que formam o velejador de alta performance, que um dia poderá chegar a uma classe olímpica. Serão recebidos cerca de 35 barcos de diferentes modalidades, incluindo dois botes infláveis a motor. Apesar de sermos um clube dedicado a vela, uma estrutura deste porte para formar jovens nunca existiu. É um projeto sério, cercado de inúmeros cuidados, para que tudo ocorra de uma maneira muito justa.” Comodoro Manuel Ruttkay Pereira
Jangadeiros no TOP3 do Campeonato Hemisfério Ocidental!
Xandi e Bolinha, até o momento, estão na terceira colocação do Campeonato Hemisfério Ocidental de Snipe, em Cabo Frio, no Iate Clube Rio de Janeiro. A dupla venceu três das oito regatas disputadas e soma 37 pontos, apenas três a mais do que os equatorianos, Edgar Diminich e Jaime Santos, que ocupam o primeiro lugar. A competição começou na terça-feira (21) e segue até este sábado (25). 37 velejadores de sete países estão na corrida pelo título!
Equipe brasileira de Optimist em Portugal para o Mundial
Começa neste sábado o Mundial de Optimist! Nossos atletas, Gabriel Kern, Giovanne Pistorello e Guilherme Plentz já estão em Vilamoura, sul de Portugal, onde vão competir com cerca de 250 velejadores pelo título. A competição segue até 4 de julho.
Boa sorte e bons ventos, meninos!
Legenda: O técnico Átila Pellin, Giovanne, Gabriel, Guilherme, Nicolas (atleta de SP), Cátia Pistorello (mãe do Giovanne) e João Kern (irmão do Gabriel) no aeroporto, prestes a embarcar para Portugal.
Em foco: o sócio Marion José Gonçalves da Silva
O Janga sempre fez parte da vida de Marion. Ele cresceu no bairro Tristeza perto do Clube, e lembra de acompanhar todo o processo da construção da Ilha, quando ainda nem era sócio. Há 25 anos, depois de voltar do Rio de Janeiro, onde morou por um tempo, se reestabeleceu na Zona Sul e procurou o clube. “Sempre gostei muito do Janga e tive muitos amigos por lá, quando voltei do Rio, fui fazer aula de Vela para acompanhar o meu filho, e, logo que terminei, comprei meu primeiro barco”.
Ele conta que houve uma época que frequentava o clube todos os dias, hoje, junto com a esposa Mara, ir ao menos uma vez por semana é obrigatório. “Tentamos ir o máximo possível. Fazemos churrasco, caminhamos na ilha, vamos ao restaurante e reencontramos amigos.”
Atualmente Marion fabrica barcos, além de ser dono de um Minitransat, que está terminando de montar e ainda nem o velejou. Assim que a embarcação ficar pronta, ele espera retornar às aguas o mais rápido possível. Quando a família saia para passear, os destinos eram vários, de Norte a Sul. Ele conta que geralmente navegava no Guaiba e na Lagoa dos Patos, já percorreu os dois por várias vezes, além de ter feito a Costa Brasileira.
Os filhos Maurano (35), Mariani (38) e Marion (39) cresceram nas dependências do Janga. O esporte, claro, também fez parte dessa trajetória. Junto com o caçula, Maurano, Marion competiu por anos na classe oceano, onde conquistou títulos como o Circuito Conesul e Troféu Seival, Semana de Vela de Ilha Bela nas classes Skipper30 e Skipper21, e Circuito Oceânico de Santa Catarina, entre outros.
Hoje, já são os netos de Marion que estão começando a curtir o Clube também, especialmente dependências como a piscina e o parquinho. É o amor ao Janga que já está sendo cultivado pela terceira geração de uma família que fez do Clube uma segunda casa.
Solidariedade: Participe da Campanha de Agasalho 2016
Contribua com quem precisa de ajuda neste inverno! Doe aquele casaco que você não usa mais para a Campanha do Agasalho do Clube dos Jangadeiros, e ajude o CDJ a amenizar o frio de alguém. Além de peças de roupa, também estão sendo arrecadados sapatos, cobertas, fraldas e produtos de higiene. As doações podem ser feitas na Central de Eventos e na Secretaria Administrativa do Clube, das 9h às 18h.
Época de revitalizações no CDJ
Depois do campo de futebol e bate-estacas, é a vez do telhado do financeiro ser revitalizado. Como este é um prédio histórico no Clube, foi feita a troca de toda a madeira do espaço, mantendo a estrutura original. A obra, que começou há cerca de um mês, já está em reta final.
Última semana para inscrições no Prêmio Nacional de Literatura dos Clubes
Não deixe essa chance de lado. Pegue o lápis, a caneta, e deixe a imaginação tomar conta. Sem nenhum tema específico, toda a ideia será válida, e pode ser escrita em forma de poesia, crônica ou conto. As três melhores obras de cada gênero receberão premiações em dinheiro e ainda serão publicas em livro. Este prêmio é uma iniciativa do convênio firmado entre o Sindi-Clubes e a FENACLUBES, em parceria com a Academia Paulista de Letras, que formará a comissão julgadora, composta por especialistas em cada categoria. As inscrições ficam abertas até o dia 30 de junho. Para participar, é preciso ter mais de 16 anos.
Associados, lembramos que na secretaria do Clube ficam disponíveis 24 convites para que você possa trazer um não sócio ao longo do ano ao Janga. A partir do 25º, o convite passa a ser pago. Informações em 3268-0080.
Jangadeiros na mídia
Confira a matéria realizada pelo Bom Dia Rio Grande, da RBS, onde Ana Barbachan explica como funciona, basicamente, a Classe 470. A reportagem foi gravada no Jangadeiros.
https://www.jangadeiros.com.br/wp-content/uploads/2016/12/Jangada-News-2.png788940Rômulohttps://www.jangadeiros.com.br/wp-content/uploads/2024/02/logo340w-1.webpRômulo2016-12-29 17:24:202016-12-29 17:24:20Jangada News – 24 de junho de 2016