Jangada News – 23 de dezembro de 2016





Jangada News
Newsletter do Clube dos Jangadeiros. Porto Alegre. Edição 23 de dezembro de 2016

 

Jangadeiros vive momento histórico e realiza o batismo de 26 novos barcos

O lindo dia de sol serviu como pano de fundo para um momento histórico vivido no Clube dos Jangadeiros. No último domingo (18), durante a celebração dos 41 anos da Escola de Vela Barra Limpa, o Clube formalizou o batismo de 26 barcos da classe Optimist, que serão utilizados para preparar nossos jovens atletas. Juntos com a nova frota também já chegaram ao CDJ dois Lasers e dois botes.

Os velejadores, acompanhados de seus padrinhos e madrinhas, estouraram espumantes nas embarcações, identificadas com os nomes dos rios do Rio Grande do Sul. Até o final do ano, mais nove monotipos devem chegar ao Clube, seis para a classe 29er e outros três para a Laser.

Para o Comodoro, Manuel Ruttkay Pereira, é um momento de celebrar todo o empenho daqueles que possibilitaram essa conquista. Conforme lembrou Manuel Pereira, o Jangadeiros obteve o primeiro lugar entre todos os clubes esportivos do Brasil que se candidataram a receber recursos da CBC. “Isso nos deu confiança para novos projetos. Inclusive, já temos mais um aprovado. Dessa vez, não para obter material, mas sim professores para a nossa Escola de Vela Barra Limpa (EVBL)”, destacou.

Durante a cerimônia, Claudio Aydos, um dos sócios mais antigos do Jangadeiros, pediu licença para deixar sua saudação. Ele estava presente no primeiro batismo de barcos de competição do Clube, em 1942. Na ocasião, cinco embarcações da classe Sharpie foram adquiridas. “Hoje, vendo todos esses barcos aqui na minha frente, dá um orgulho muito grande de toda esta trajetória do CDJ”, contou emocionado.

Para Átila Pellin, treinador da Flotilha da Jangada e também técnico da Confederação Brasileira de Vela, a Escola de Vela Barra Limpa (EVBL) já era um dos mais conceituados centros formadores de atletas náuticos do Brasil. Com os equipamentos recebidos, alcança um novo patamar, consolidando-se entre as cinco melhores do Brasil, com um apoio técnico que nem países europeus oferecem.

“Ter um equipamento novo como esse dá ainda mais vontade de treinar e competir”, afirmou Lorenzo Balestrin, responsável pelo barco chamado Pelotas. Já Teresa Severo (que velejou no Ibicuí) garantiu que vai cuidar do material com muito amor, para que ele possa ser usado ainda por outras gerações.

Para finalizar, o Comodoro deixou uma mensagem de incentivo e confiança aos pequenos. “Hoje o João Emilio Vasconcellos, atual campeão brasileiro de Laser Radial entre os jovens, não pode estar aqui conosco porque representa não só o CDJ, mas também o Brasil, na Copa Mundial da Juventude, na Nova Zelândia. Ele começou aqui, no Optimist, assim como cada um que agora batiza seu barco. Imaginem o que vocês podem fazer com toda essa estrutura e suporte”, encerrou. Na sequência, os monotipos foram levados até o Guaíba pela primeira vez, para a disputa de uma regata comemorativa.

Vitor Paim batiza o seu barco

Clique aqui e confira uma galeria de fotos exclusiva do evento.


Feliz Aniversário Escola de Vela Barra Limpa!

O domingo (18) de festividades em homenagem ao aniversário de 41 anos da EVBL não podia encerrar sem o reconhecimento ao principal motivo de existência da instituição: os alunos. A turma de iniciação e os estreantes na Flotilha da Jangada receberam certificado dos cursos, entregues por treinadores e funcionários. Todos os estudantes também levaram para casa uma medalha por participação na Regata Barra Limpa. Os campeões em cada categoria também foram agraciados com a honraria. Lorenzo Balestrin não só conseguiu o primeiro lugar no juvenil dos veteranos como também foi o grande campeão geral.

“Estou muito feliz com a conquista e de já estrear o Pelotas (nome do seu novo barco) com 100% de aproveitamento. Espero que ele continue me trazendo sorte”.

Logo após a cerimônia de premiação, os pequenos cantaram parabéns para a EVBL e assopraram as velinhas. O fim de tarde ainda reservava bolo, docinhos e salgadinhos para festejar o ano de 2016. Esperamos que em 2017, o desempenho seja ainda melhor e que os novos barcos auxiliem para elevar, cada vez mais, os nível dos jovens atletas.

Regata EVBL

Optimist Estreantes – Categorias

1º lugar mirim – Melissa Paradeda

1º lugar infantil – Pedro Henrique Gambino da Silva

1º lugar juvenil – Manoela Pereira

1º lugar feminino – Teresa Severo

 Optimist Estreantes – Geral

1º lugar – Pedro Henrique Gambino da Silva

2º lugar – João Henrique Garcia de Almeida

3º lugar – Teresa Severo

 Optimist Veteranos – Categorias

1º lugar juvenil – Lorenzo Balestrin

1º lugar infantil – Luiza Moré

1º lugar feminino – Luiza Moré

 Optimist Veteranos – Geral

1º lugar – Lorenzo Balestrin

2º lugar – Vitor Paim

3º lugar – Luiza Moré

Lorenzo Balestrin é campeão da Regata Barra Limpa

Clique aqui e confira uma galeria de fotos exclusiva do evento.

 

Fábio Pillar e Juliana Baino são os campeões da

Regata Nando Krahe

Mais uma vez, São Pedro ajudou e o último sábado (17) foi de muito sol e bons ventos. A tradicional Regata Nando Krahe foi repleta de homenagens ao eterno campeão de sorriso fácil. O depoimento emocionado de Paulo Renato Paradeda, presidente do Conselho Deliberativo, foi um exemplo deste carinho demonstrado.

Ele falou que este momento de confraternização ajuda, de alguma forma, a amenizar as perdas. “O pessoal do Jangadeiros, quando está todo junto, é muito forte. Essa nossa relação com a vela faz com que criemos outras famílias e isso é muito importante”, declarou.

As emoções também foram muitas nas águas do Guaíba. Divididos em gerações, conforme a década em que o proeiro iniciou no esporte, os atletas disputaram seis regatas. Fábio Pillar e Juliana Baino foram os grandes campeões do campeonato festivo. Parceiros dentro e fora do barco, o casal falou da emoção da conquista.

“É uma honra eternizar nosso nome nesse troféu. O Nando foi um grande amigo meu, um ídolo da minha infância. Um cara que eu vi ser vice-campeão mundial de Snipe aqui no Jangadeiros, quando eu estava aprendendo a velajar, e que depois tive o prazer de competir junto”, completa Pillar.

O sabor do título teve um gostinho especial também para Juliana. Em sua segunda regata competindo de Snipe, ela já sobe, ao lado do companheiro, no lugar mais alto do pódio. “Sei que o Nando era uma pessoa amada por todos e vencer este campeonato em homenagem a ele, ainda neste início de ciclo, é muito especial”, comemorou.

 Resultados da 3ª Regata Nando Krahe

 Geração até 1970

1º lugar – Dodo Paradeda e Gabriel Kielling

2º lugar – Michael Weinschenck e Tiago Brito

 Geração até 1980

1º lugar – Airton Schneider e Lucas Mazim

2º lugar – George Nehm e Fernando Kessler

Geração 1980 até 2000

1º lugar – Fábio Pillar e Juliana Baino

2º lugar – Rodrigo Duarte e Rodrigo Fasolo

3º lugar – Rafael Paradeda e Lorenzo Bernd

4º lugar – Roberto Paradeda e Melissa Paradeda

Geração 2000 até hoje

Bateria A

1º lugar – Andrei Kneipp e Lucas Mazim

2º lugar – Lucas Aydos e Taylã Freitas

Bateria B

1º lugar – Tiago Brito e Martin Rump

2º lugar – Phillip Rump e Peter Nehm

Grande final

1º lugar – Fábio Pillar e Juliana Baino

2º lugar – Lucas Aydos e Taylã Freitas

3º lugar – Tiago Brito e Martin Rump

Clique aqui e confira uma galéria de fotos exclusiva do evento.

 

João Emilio Vasconcellos é o 22º melhor atleta do mundo da vela jovem no Laser Radial

O calendário esportivo de 2016 encerrou com mais um bom resultado para João Emilio Vasconcellos, o Joanete. Após ter ganho o Troféu Edmundo Soares, que premia o melhor velejador da temporada, o atleta do Jangadeiros trouxe, na última terça-feira (20), do Mundial da Juventude, realizado em Auckland, na Nova Zelândia, a 22ª colocação na classe Laser Radial. Feliz com o resultado, o jovem velejador de 16 anos acredita que pode melhor seu desempenho nas próximas oportunidades.

Sobre as condições de vento, ele disse que houve uma variação muito grande de intensidade e direção no decorrer do campeonato. “O primeiro dia o vento estava bem forte, chegando pertos dos 30 knots. No restante, foi de moderado para fraco”, conta.

 

Sócio em foco: Geórgia Rodrigues

“Todos os arranhões, que são as lembranças da minha infância nos verões ensolarados dos Jangadeiros, continuam nos meus joelhos como recordação de um tempo maravilhoso”

Assim como toda criança, Geórgia, a Gica, gostava de brincar ao ar livre e tinha na natureza o seu playground. Mas foi aos quatro anos que a pequena começou a frequentar o lugar que seria seu parque de diversões preferido – e também a sua iniciação no esporte.

“Minha entrada no Jangadeiros deve-se muito à família Medaglia (Marcelo, Márcia, Guilherme e Juliana), a quem tenho uma profunda gratidão. Com eles comecei a fazer as primeiras amizades e, por eles serem velejadores, logo comecei a praticar também”, conta.

Aos 25 anos, Gica tem um currículo digno de um veterano no esporte. Ao todo, ela já competiu em cinco classes diferentes: nacra 17, 420, 470, Oceano e Snipe. Foi nesta última em que a jovem teve a maior alegria na vela.

Em 2015, às vésperas do Pan-americano de Toronto, ela recebeu uma ligação de Torben Grael, detentor de cinco medalhas olímpicas, perguntando se ela queria ser proeira de Alexandre Paradeda na competição no Canadá. “Foi um misto de emoções. A surpresa de ser chamada dois dias antes de começar o campeonato, a preocupação de conseguir um passaporte e visto a tempo, a alegria de correr uma competição ao lado de Xandi e, ao mesmo tempo, a tristeza de ver o querido Silvaninha (Lucas Aydos) voltando por um problema de saúde”, recorda.

Além de Xandi, Geórgia revela outras duas inspirações no esporte: Fernanda Oliveira e Ana Barbachan. “Elas são lindas, simpáticas, humildes e super velejadoras”, faz questão de ressaltar sobre as duas atletas campeãs.

Mas se engana quem pensa que Gica foi a única da família Rodrigues da Silva a se apaixonar pela vela e seguir na modalidade. Seus irmãos Amanda e Thomas também são tripulantes deste esporte viciante e tentam seguir os passos da irmã.

Quando não está no rio praticando, a nossa atleta pan-americana está em outras águas: na piscina do Clube, curtindo com os amigos. Apaixonada e cursando Nutrição, Gica está em um novo projeto, abrindo uma empresa de leites vegetais – mas sempre deixando uma porta aberta para vela. “O esporte está no meu coração”, finaliza.

2015: Gica e Xandi competindo no Pan de Toronto

 

Velejada Natalina é amanhãparticipe e faça o final de ano de uma criança mais feliz

Pelo terceiro ano consecutivo, o Papai Noel trocará o seu trenó pelo Hobie Cat e deslizará sobre as águas do Guaíba por um motivo nobre. Amanhã, véspera de Natal, o bom velinho e seus ajudantes sairão do Clube dos Jangadeiros, às 14h, com destino a Praia da Alegria para distribuir presentes para as crianças carentes da região.

Quem deseja ajudar ainda tem tempo: a secretaria administrativa do Clube e a Escola de Vela Barra Limpa ainda estão recebendo os presentes. “Aqueles que puderem participar verão que a criançada, de dois a 13 anos, recebe os barcos com grande entusiasmo e até alguma desconfiança. Com pouco tempo, integram-se ao grupo fazendo aquela festa. Vamos demonstrar que, na água, somos sim uma grande família”, convida Clovis de Oliveira, um dos organizadores do evento.

 

Iniciou o verão, venha para o Jangadeiros

A estação mais quente do ano iniciou nesta semana. Para aliviar o calor das altas temperaturas, venha aproveitar toda a infraestrutura que o clube mais charmoso do sul do Brasil tem a oferecer. Faça como o sócio Márcio Otávio de Moraes e traga sua família para desfrutar nossas piscinas, churrasqueiras ao ar livre e quadras esportivas. Afinal, com os termômetros passando os 30ºC, nada melhor do que aproveitar a vista e a brisa do Guaíba com todo o conforto do Jangadeiros.

“O espaço diferenciado e integrado à natureza é uma belíssima alternativa para as crianças cresceram e se desenvolveram com segurança. Ensinei minha filha mais velha, Manuela, a nadar na piscina do clube e a andar de bicicleta sem rodinhas. Experiências sem dúvida inesquecíveis para todos nós. Que possamos sempre estar aqui, entre amigos, fazendo um churrasquinho e vendo nossas pequenas crescerem e quem sabe um dia trazerem nossos netos pra cá”, conta.

 

Jangadeiros no feriado de Natal

Secretaria Administrativa: abrirá no sábado até às 12h. No domingo, estará fechada.

Secretaria de Eventos: não abrirá em nenhum dos dois dias.

Escola de Vela Barra Limpa: estará fechada durante o final de semana.

Restaurante da Ilha: funcionará tanto no dia 24 quanto no dia 25. No entanto, servirá apenas lanches e aperitivos.

Restaurante Pimenta Rosa: funcionará no sábado ao meio dia. No domingo, não abrirá.

Loja Equinautic: abrirá no sábado, das 9h às 15h.

 

Réveillon no Jangadeiros 


Já é hora de fazer a sua reserva na tradicional Festa de Réveillon do Jangadeiros. O evento, cercado da beleza do Guaíba e do Clube, será mais uma vez encantador, iluminado por fogos, música e uma ceia primorosa.

Garanta já o seu convite no Restaurante da Ilha. Ele custa R$ 165 para sócios e R$ 240 para não sócios. Crianças de até seis anos não pagam e de sete a 11 anos pagam R$ 70. Para mais informações, ligue para (51) 3346-1116.

 

Jangadeiros na mídia

Jornal do Comércio, 19 de dezembro

 

Revista Náutica, 19 de dezembro

(http://www.nautica.com.br/clube-gaucho-jangadeiros-aposta-no-futuro-olimpico/)

ClicRBS, 19 de dezembro

(http://zh.clicrbs.com.br/rs/esportes/noticia/2016/12/clube-dos-jangadeiros-recebe-26-barcos-para-formacao-de-atletas-8826763.html)

Correio do povo, 20 de dezembro

 

Jangada News
Nosso Facebook Nosso Twitter Nosso site Nosso Instagram