(51) 3268.0080 | jangadeiros@jangadeiros.com.br | Área do sócio
Jangada News. 22 de setembro de setembro de 2017
Newsletter do Clube Jangadeiros – Porto Alegre – Edição 22 de setembro de 2017
Jangadeiros lidera Circuito Conesul de Vela de Oceano
Clube aparece em 1° lugar nas classes ORC e RGS. No sábado (23), ocorrem as regatas longas: 47ª Regata Troféu Seival: ORC Internacional, Bico de Proa e a 28ª Regata Troféu Farroupilha.
O Jangadeiros está na frente no 26º Circuito Conesul de Vela de Oceano. O Clube lidera na classe ORC com o barco San Chico, de Francisco Freitas. O Janga também ocupa o segundo lugar na classe com Hobart, de Airton Schneider. Na classe RGS, o barco que lidera o campeonato é o Drakar, de Leonardo Sant’Anna, que também carrega as cores do Clube.
O circuito teve início no último final de semana, no coirmão Veleiros do Sul, com a disputa de quatro regatas barla-sota realizadas no sábado e no domingo na raia de Ipanema no Guaíba. A disputa conta com a participação de 21 barcos de Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande.
Na última quarta-feira (20), feriado gaúcho, foi realizada a regata de percurso médio. O dia foi de nevoeiro fechado pela manhã no Guaíba e o começo da regata previsto para às 11 horas foi adiado até a visibilidade melhorar e o vento entrar, o que ocorreu após o meio-dia de direção sul e intensidade de 7 nós.
Saiba mais sobre o assunto em entrevista com nosso sócio, alergista e imuno Dr. Andre Luiz Becker
Nesta sexta-feira (22), inicia a primavera, também conhecida como estação das flores e, sem dúvida, um dos mais belos períodos do ano. A primavera, no entanto, pode significar também um desconforto maior aos alérgicos. E não são poucos: dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que cerca de 35% das pessoas ao redor do mundo sofrem de algum tipo de alergia.
Em entrevista ao Jangada News, o sócioDr. Andre Luiz Beckercomenta o tema e dá orientações para quem apresenta sintomas alérgicos nessa época.
As alergias aumentam no período da primavera? Por quê?
Dr. Becker – No consultório, vejo alergias gastro-intestinais, de pele, rinites, conjuntivites e asma. Especificamente na primavera, as alergias de ambientes externos costumam aumentar em função da floração das árvores, espalhando pólens no ar, em especial nos dias de tempo seco e com vento.
O pólen é o principal causador dessas reações alérgicas?
Dr. Becker –Na primavera, os pólens de árvores são os que mais incomodam. À medida que o verão se aproxima as gramíneas começam a florir. O pólen pode se deslocar por mais de cinquenta quilômetros com o vento. As gramas plantadas para pasto, forragem ou de jardim podem causar alergias como rinite, conjuntivite e asma.
Quais os cuidados necessários para evitar ou amenizar tais sintomas?
Dr. Becker – Conhecer bem as causas da alergia de cada um é o primeiro passo. Quando causadas pelos pólens, é útil evitar ficar ao ar livre entre às dez da manhã e às cinco da tarde, pois nestas horas o pólen está suspenso no ar pelo calor, sendo menos presente nos extremos do dia. Logo após uma pancada de chuva, o ar costuma estar livre de pólen. Ao transitar de carro, em regiões com mais natureza, é útil manter os vidros fechados e o ar-condicionado funcionando. O uso de sprays nasais, colírios e antistamínicos, nestas épocas, e, sob supervisão médica tem excelentes resultados.
Qual o tratamento mais indicado?
Dr. Becker – Observar os horários ao transitar ao ar livre; utilizar sprays nasais ou colírios; uso de antialérgicos por via oral e uso de medicação anti-leucotrienos (inibe uma parte da inflamação). Em alguns casos, são feitas vacinas para alergias específicas em serviços especializados.
Campeonato Estadual de Snipe terá troféu próprio em homenagem ao Dedá
Troféu foi criado e produzido pelo capitão da flotilha de snipe, Guilherme Medaglia
No mês de novembro, o Clube dos Jangadeiros irá receber o Campeonato Estadual da Classe Snipe. A competição terá uma boa novidade. Pela primeira vez, contará com o próprio troféu que levará o nome de Carlos Henrique de Lorenzi, o famoso Dedá. É uma merecida homenagem ao gerente nacional de Regatas que já conquistou grandes títulos na Snipe como o campeonato mundial e o pan-americano em 67.
A taça traz a imagem de uma narceja, ave que mede cerca de 30 cm de comprimento, possuindo bico longo e reto, além de um dorso escuro com faixas amareladas. Em inglês, o nome da ave é “Snipe” e é o símbolo dessa tradicional classe do iatismo.
A ideia da homenagem partiu do atleta Guilherme Medaglia. Há cerca de um ano, ele estuda entalhe em madeira na Casa do Artesão de Porto Alegre com o mestre Ary Minotto. Resolveu então usar esse novo talento em prol da flotilha da qual é capitão. “Demorei uns três meses para fazer o troféu, mas não o produzia diariamente. É uma contribuição a mais que pude oferecer para nossa flotilha”, diz Medaglia.
Agende-se! XXVII Troféu Cayru está chegando!
Nos dias 7 e 8 de outubro, acontece a tradicional competição de Vela de Oceano organizada pelo Clube conta pontos para o Estadual de Vela de Oceano e reúne as classes BRA-RGS, ORC-INT, Microtoner 19 (MT 19), Cruiser e J24.
Para quem não sabe, a criação deste troféu é uma homenagem ao barco Cayru, do patrono fundador do CDJ, Leopoldo Geyer. Em 1935, ainda chamado Cayruzinho, ele foi lançado ao mar para celebrar o centenário da Revolução Farroupilha.
San Chico 3, do comandante Xico Freitas, foi o grande campeão do Troféu Cayru 2016
Sócio em foco:Claudio Aydos
Vice-comodoro e presidente do Conselho Deliberativo por diversas vezes, nosso sócio recorda de sua participação com os Filhotes do Jangadeiros
Claudio Aydos e o engenheiro Arcy Cattani da Rosa, ex-diretor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas, que contribuiu, de forma colaborativa, nas obras da Ilha dos Jangadeiros
A história de Claudio Aydos se confunde com a história do Jangadeiros e vice-versa. O seu pai é sócio fundador do Clube e, no dia 17 de dezembro de 1941, Aydos o acompanhou na festa de fundação do Janga. Desde aquela ocasião, ele nunca mais deixou de frequentá-lo. Foi no Jangadeiros onde encontrou o amor de sua vida, Lucy, com quem é casado há mais de 66 anos. “Desde que casamos, foi minha companheira e tripulante inseparável, pelos mais de 40 anos que navegamos por esse Guaíba e pela nossa bela Lagoa”, declara-se.
Os filhos do casal foram criados em meio ao mesmo ambiente e, à medida que completavam 4 anos de idade, passavam a navegar com os pais na embarcação da família apelidada de “Rajada”. Os três foram iatistas ativos e participaram de competições defendendo as cores do Janga. “Atualmente, é o nosso neto Lucas que está velejando e competindo. Já é a quarta geração de velejadores da família”, ressalta.
Aydos possui diferentes exclusividades dentro do Clube e teve um papel fundamental na sua administração. É sócio proprietário-ilha número 007 e foi o primeiro sócio benemérito. Foi vice-comodoro por cinco gestões e presidente do Conselho Deliberativo por onze vezes. Na primeira vez que foi eleito vice-comodoro junto ao Comodoro Walter Güttler, Aydos recorda de um conselho que recebeu de um dos dirigentes do Clube, cujo mandato estava terminando. “Ele me disse que administrar o Jangadeiros era uma barbada, era preciso apenas ‘aplicar um torniquete’ nos tais Filhotes dos Jangadeiros e tudo o mais seria uma tranquilidade”, recorda.
Família Aydos
O amigo dos Filhotes dos Jangadeiros
Os Filhotes, na época, era uma espécie de clube paralelo. Criado em 1947 pelo sr. Leopoldo Geyer, tinha o objetivo de garantir e proteger o futuro esportivo do Jangadeiros, uma vez que a maioria dos sócios fundadores eram pessoas de uma faixa etária mais avançada. “Os Filhotes tinham diretoria própria, receita própria e até uma sede própria, localizada em frente ao Clube”, destaca.
Aydos tinha 24 anos na época, cerca de 10 anos a mais que os Filhotes. Ao invés de seguir a recomendação que recebera, a de “aplicar o torniquete”, ele decidiu fazer o contrário e buscou se enturmar com a gurizada, dando-lhes total apoio e incentivo. “Tivemos um entrosamento muito gostoso, do qual nasceram grandes amizades que eu cultivo até hoje com muito carinho. Devo admitir, porém, que alguns daqueles guris eram muito arteiros, para usar termos da época”, recorda.
A estratégia de Aydos para lidar com a rebeldia dos adolescentes foi a de mantê-los ocupados. “Organizei um intenso calendário de regatas internas, de forma a não sobrar, a eles, tempo para suas estripulias”, ressalta. Ele não se arrepende da decisão que tomou e relembra daqueles tempos com carinho. “Hoje, olhando para aquela época, através das lentes do tempo de quase 60 anos, vejo que fiz a coisa certa me enturmando com a gurizada. Daquele grupo de jovens saíram muitos campeões nacionais e internacionais de vela. Se eu tivesse aplicado o tal do torniquete, com certeza teria interrompido algumas dessas trajetórias tão bonitas e tão fecundas para a vida do nosso Clube”, orgulha-se.
Já comprou o seu ingresso? Participe do Jantar da Vela Jovem!
Venha com o seu espírito solidário e contribua para o fundo das flotilhas do Janga. Ingressos na Escola de Vela ou com os atletas que competiram na Copa da Juventude 2017
Está se aproximando o dia do Jantar da Vela Jovem. No dia 6 de outubro (sábado), no Espaço Gourmet do Clube, os atletas da Copa da Juventude vão preparar um delicioso galeto ao custo de R$ 30,00 (bebidas à parte). Para crianças de até 12 anos, a janta tem um preço especial, no valor de R$ 15,00. A confraternização tem o objetivo de comemorar os resultados da Copa da Juventude 2017, realizada em Recife no início de setembro. A arrecadação vai para o fundo de vela de todas as flotilhas do Janga.
Na principal competição nacional da Vela Jovem, saímos campeões na classe 29er com Breno Kneipp e Ian Paim. Também subimos no pódio, na terceira colocação, com João Emílio Vasconcellos, na Laser Radial, e com Guilherme Plentz, na RS:X. Além disso, o Janga deixou a competição como a segunda melhor equipe na classificação geral!
Cruzeiristas do Jangadeiros embelezam o Guaíba no 20 de setembro
A Revolução Farroupilha foi celebrada pelos Cruzeiristas do Jangadeiros de maneira especial. Quem passou pela região entre o museu Iberê Camargo e a Usina do Gasômetro pode ver embarcações adornadas com bandeiras, desfilando no Guaíba e dando um brilho singular ao dia histórico para os gaúchos.
Fotos dos cruzeiristas Henrique Freitas e Bruno Pjr
Primeiro Estadual de Kite Foil será no Jangadeiros
Em outubro, o Jangadeiros será o centro do Kite Foil no Rio Grande do Sul! Nos dias 14 e 15, ocorre o primeiro campeonato estadual da modalidade na Raia da Pedra Redonda. O campeonato será disputado em até seis regatas. “O Janga será mais uma vez pioneiro. Nossa expectativa é contar com 12 velejadores, seis deles do Janga”, diz o atleta e coordenador do campeonato, Marcelo Bernd. O evento tem o apoio da Kitesul, Mormaii e STM Alarmes.
Dia das Crianças é no Janga!
Reserve a data do dia 14 de outubro (sábado) e venha com a família celebrar a alegria das crianças.
Janga sediará lançamento do livro Ave, Água, de Cleonice e Aristóteles Bourscheid
https://www.jangadeiros.com.br/wp-content/uploads/2017/05/Jangada-News-2.png788940Rômulohttps://www.jangadeiros.com.br/wp-content/uploads/2024/02/logo340w-1.webpRômulo2017-09-22 18:47:562017-09-23 14:09:56Jangada News. 22 de setembro de setembro de 2017