Jangada News – 20 de janeiro de 2017





Jangada News
Newsletter do Clube dos Jangadeiros. Porto Alegre. Edição 20 de janeiro de 2017

 

Clube dos Jangadeiros inaugura espaço em homenagem à Marinha do Brasil

Vice-Almirante Victor Cardoso Gomes e o Presidente do Conselho Deliberativo Paulo Renato Paradeda

Historicamente, o Jangadeiros e a Marinha do Brasil sempre tiveram uma relação de proximidade e cooperação. Em cerimônia realizada na última terça-feira, às 19h, o Clube reiterou esses laços através da inauguração do recanto temático em homenagem à instituição parceira.

No espaço, localizado próximo à Escola de Vela Barra Limpa (EVBL), é possível admirar um busto do Almirante Tamandaré, patrono da Marinha do Brasil, além de um canhão holandês, que costumava fazer parte da fachada da Escola Naval da Ilha de Villegagnon, no acesso frontal à entrada da Baía de Guanabara.

“Era um sonho nosso reunir esses dois elementos onde pudéssemos fazer homenagens à Marinha do Brasil por meio deste canhão, que representa a disponibilidade para defender as nossas terras, e também do Almirante Tamandaré. A ideia é que todo o associado do Clube, ao passar pelos lindos caminhos que levam à Escola de Vela e ao pavilhão de monotipos, possa lembrar-se da relação sempre fraterna que o Clube dos Jangadeiros tem com a Marinha”, destacou em seu discurso o Comodoro Manuel Ruttkay Pereira, que ofereceu as honras da condução da cerimônia a Paulo Renato Paradeda, Presidente do Conselho Deliberativo, e que em junho de 2016 recebeu o grau de Oficial na Ordem do Mérito Naval.

O Vice-Almirante Victor Cardoso Gomes, Comandante do 5º Distrito Naval, também aproveitou para agradecer o Jangadeiros por todo o seu trabalho em divulgar os preceitos da maritimidade que, apesar da vasta costa brasileira, nem sempre são lembrados.

Em sua fala, o Vice-Almirante saudou ainda o patrono da Marinha do Brasil. “Ele teve uma vida de dedicação à pátria e nunca fez questão de receber honraria alguma. Em seu túmulo, só quis a inscrição ‘aqui jaz o velho marinheiro’. Lá no Comando do 5º Distrito Naval, atrás da minha cadeira, tem um quadro com a foto de Tamandaré. Eu sempre falo que, quando as coisas ficam meio enevoadas, eu viro e peço ajuda. E, por incrível que pareça, essa ajuda sempre vem e a decisão tomada é sempre a melhor”, finalizou.

 

Comandante Amaury Marcial Gomes Junior assume a Capitania Fluvial de Porto Alegre

 

 Comandante Amaury Marcial Gomes Junior, Vice-Almirante Victor Cardoso Gomes e Comandante João Gilberto de Oliveira

Depois de mais de dois anos a frente da Capitania dos Portos de Porto Alegre, João Gilberto de Oliveira passou o comando ao Capitão de Mar e Guerra Amaury Marcial Gomes Junior. Em seu discurso de agradecimento, Oliveira fez questão de exaltar a importância de Clubes Náuticos, como o Jangadeiros, sempre de relação tão próxima com a Marinha do Brasil. Segundo ele, essas entidades têm um papel fundamental na manutenção da boa ordem do tráfego aquaviário e do esporte e recreio.

Dois sócios do CDJ também tiveram a atenção especial do Capitão em seu discurso. Pela atuação junto a Sociedade Amigos da Marinha de Porto Alegre, Paulo Renato Paradeda e Geraldo Sperb tiveram suas atuações destacadas. “Pela amizade e pelo apoio incansável, agradeço esses dois senhores por ajudar a promover o Poder Marítimo junto à sociedade civil e por potencializar o fortalecimento da harmonia entre as diversas unidades que integram à Marinha do Brasil”.

João Gilberto deixa a Capitania para assumir a Diretoria Geral de Material da Marinha, situada no Rio de Janeiro. Em seu lugar, o novo Capitão dos Portos já tem uma das suas prioridades bem definidas: fiscalização intensa nas águas doces do Estado. Responsável por banhar mais de 250 municípios gaúchos, rios e lagos, no verão, tem o seu tráfego de embarcações muito mais intenso.

“A conscientização do papel de que o amador, que tem uma embarcação para o lazer, precisa estar corretamente habilitado, pois ele coloca em risco a vida de outras pessoas. Aqui na Capitania existem cursos para preparar este condutor”, informa Gomes Junior.

Desde que a Operação Verão 2016/2017 da Capitania dos Portos iniciou, em dezembro, 278 embarcações foram abordadas. Dessas, 14 foram notificadas e quatro foram apreendidas por falta de documentação ou equipamentos de segurança. A operação segue até o dia 1º de março.

 

Novo Comandante discursando durante a cerimônia 

 

Navio-Veleiro Cisne Branco no Jangadeiros

Embaixada flutuante do Brasil passará pelo Clube amanhã em sua chegada à Porto Alegre

Pelo segundo ano consecutivo, a capital gaúcha recebe o Navio-Veleiro Cisne Branco, fato inédito na história. Segundo o Capitão de Fragata João Gilberto de Oliveira, este feito deve-se muito ao esforço do Comandante do 5º Distrito Naval, o Vice-Almirante Victor Cardoso Gomes, e o retorno do público em 2016. “Porto Alegre teve o segundo maior número de visitantes no mundo, somente em um dia, mais de 14 mil foram ver o Cisne Branco de perto”, contou Oliveira.

Em 2017, a Embaixada Flutuante, como o Navio é conhecido, terá uma programação especial no Jangadeiros, que será o único clube a receber o veleiro para embarcar a imprensa para o trajeto até o Cais do Porto. Nos dias 22 e 23, das 14h às 19h, estará recebendo o público para visitar as suas belas dependências. Boa dica para os nossos associados!

O Cisne Branco saiu do Rio de Janeiro-RJ, no último dia 9, e realiza uma viagem de instrução para Aspirantes da Escola Naval, com duração de 29 dias. De Porto Alegre, a embarcação parte, no dia 25, para Rio Grande. Antes de retornar para a capital carioca, em 6 de fevereiro, ele ainda passará por Santos-SP.

História

A embarcação foi encomendada pela Marinha para as comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil.

Hino

“Cisne Branco” é o nome do hino da Marinha do Brasil, a canção do marinheiro. A letra do hino faz uma analogia entre a beleza e graça de um cisne branco e uma galera navegando. Sendo um navio veleiro armado em galera e um símbolo das mais caras tradições navais, naturalmente o nome foi definido. A figura do cisne também representa “boa sorte” e “feliz travessia” na simbologia heráldica.

Características

Comprimento total: 76,00 m

• Boca (largura): 10,50 m

• Calado: 4,80 m

• Deslocamento: 1 038 t

• Altura do mastro grande: 46,40 m

• Armação: galera

• Área vélica (máxima): 2 195 m²

• Velas redondas: 15

• Velas latinas: 10

• Velas auxiliares: 6

• Vela de mau tempo: 1

• Velocidade máxima a vela: 17,5 nós (32 km/h)

• Propulsão auxiliar: 1 motor diesel 1001hp

• Velocidade máxima a motor: 11 nós (20 km/h)

Pessoal

Comandante: Capitão de Mar e Guerra, João Alberto de Araújo Lampert

Oficialidade: 9

Guarnição: 41

Tripulação em treinamento: 31

 

Luiza Moré é campeã brasileira de Optimist na categoria Feminino Infantil

Fazendo jus a sua tradição na vela jovem, a Flotilha da Jangada fechou com chave de ouro o 45º Campeonato Brasileiro de Optimist, disputado em Vitória-ES.Vencendo ventos próximos ao 30 nós, Luiza Moré sagrou-se campeão nacional na categoria Feminino Infantil e irá representar o país no Sul-americano da Classe, em Encarnacion, no Paraguai, entre os dias 22 de abril a 1º de maio.

Composta por seis atletas a Flotilha da Jangada também conquistou o título de Melhor Flotilha do Estado, colocando todos seus competidores entre os 54 melhores velejadores do Brasil. Vitor Paim (14º),Vinicius Koeche (15º), Gabriel Simoes (26º), Luiza Moré (28º), Lorenzo Balestrin (40º), Pedro Breternitz (54º) estão de parabéns pelo resultado. 

“Sabíamos que as condições de vento seriam fortes e todos conseguiram superá-las bem. A Luiza surpreendeu pois, mesmo sendo bem leve, conseguiu sustentar bem o barco, graças a sua técnica apurada. Foi um campeonato muito bom para os jovens amadurecerem e já irem se acostumando com essas rajadas mais fortes”, avaliou um dos técnicos da equipe, Salvatore Meneghini.

O campeonato foi o primeiro em que os jovens participaram com os novos barcos conseguidos em convênio com o CBC. Para Átila Pellin, também treinador da Flotilha da Jangada, eles contribuíram muito para o resultado. “Esta parceria nos ajudou muito, com certeza. Os equipamentos são muito bons e ainda cheiram a novo. Por isso, há de se louvar todo o esforço realizado pela Comodoria por este feito”.

 

Antonio Rosa e João Emilio Vasconcellos sobem ao pódio no Brasileiro de Laser Radial

O primeiro mês do ano reservava outro belíssimo resultado para o CDJ. Em um campeonato com pouco vento e muita chuva disputado no Yacht Club Santo Amaro-SP , nossos atletas superaram os desafios e colocaram a bandeira do Rio Grande do Sul entre os três primeiros colocados do 43º Brasileiro de Laser Radial.

Antonio Rosa, o Totó, ficou na segunda colocação e João Emilio Vasconcellos em terceiro. João também foi campeão sub-19 na competição. Na classificação geral, ambos foram superados pelo dono da casa e atual campeão, o paulista Martin Lowy. O campeonato, que contou com a participação de 62 barcos, é considerado a maior competição nacional da classe.

Mas não foram só os dois que representaram muito bem as cores do Jangadeiros e do Estado. Guilherme Perez (13º) e Diego Falcetta (38º) também fizeram bonito. O resultado atingido pelo Clube dos Jangadeiros encheu de orgulho o técnico Lucas Mazim. “Os guris mostraram a que vieram, velejando muito confiantes e acertando as rajadas. Estão todos de parabéns”.

Mais uma vez, as novas embarcações conseguidas através do convênio do Jangadeiros com o Comitê Brasileiro de Clubes foi de grande importância. João Emilio e Guilherme utilizaram os Lasers recém chegados e já conseguiram esses grandes resultados.

 

Começou o Brasileiro de Snipe

Uma das classes mais tradicionais e vitoriosas do Clube dos Jangadeiros, a Snipe, tem a sua principal competição nacional iniciando hoje. O Campeonato Brasileiro deste ano acontece em Ilha Bela-SP e vai até o próximo dia 27.

Com mais de 20 títulos nacionais da classe na história e dois mundiais, a Flotilha de Snipe do CDJ disputará o torneio com cinco duplas: Guilherme Medaglia e Antônio Rosa, Guilherme Perez e Diego Falcetta, Alexandre Paradeda e Lucas Mazim, Gabriel Kieling e Átila Pelin e Tiago Brito e Martin Rumpp.

Capitão da Flotilha, o competidor Guilherme Medaglia falou da sua expectativa para o Brasileiro de Ilha-Bela. “O lugar é um cartão postal e o coração da vela, muitas regatas são disputadas lá anualmente. Sabemos que nesta época do ano existe um vento moderado de até 15 nós e estamos preparados para enfrentá-lo. Conseguimos alugar uma casa bem perto da raia onde acontecerão as competições e ficaremos todos juntos, concentrados. Será muito bom para descontrairmos e também traçarmos as melhores estratégias”.

 

 

Guilherme Medaglia: “Eu e o Totó vamos batalhar bastante para ficarmos em uma posição boa ali na categoria Júnior. Vai ser muito legal ver o Xandi e o Bolinha (Gabriel Kieling) competindo de perto os caras são muito feras”.

 

 

 

Átila Pellin: “Eu e o Bolinha estamos rápidos, vamos incomodar bastante. Tentar fazer um campeonato de poucos erros para se classificar entre os cinco primeiros e disputar, na sequência, o Mundial na Espanha”.

 

 

 

Diego Falcetta: “Como é o nosso primeiro campeonato, acredito que vale muito mais o aprendizado do que lugar na súmula. A parceria minha e do Gui é muito boa, conheço ele faz tempo e acho que só por velejar de laser juntos, já temos um bom entrosamento”. 

 

Traga o seu filho para o curso de Optimist de Verão da

Escola de Vela Barra Limpa

De baixo para cima, da esquerda para direita: Frederico Kraemer, Lia da Silva, Lara da Silva, Vitor Lopes Gomes, Felipe Strasburguer, Bernardo Fontoura, Henrique de Grandi, João Vitor de Barros, Pedro Augusto Martins, Martin Schwanke, Rodrigo Millman, Mariah da Silva, Laura Stefanello, Fernanda Borba, Julia Wiesbauer, Carolina Wiesbauer, Isabella Rodrigues, Luana Strasburguer, Professora Cátia, Henrique Schwanke, Matheus Kroeff, Professor Peter, Professor Fábio, Marcelo Cunha e Professor Rodrigo

Bolina, leme, proa, escota, mastro. No Optimist, aprender a função e a importância de cada uma dessas partes do barco é dar os primeiros passos no mundo da vela. Quer oferecer essa experiência ao seu filho? Matricule-o no Curso Verão da Escola de Vela Barra Limpa! Aqui você conta com uma das melhores infraestruturas e com alguns dos mais competentes professores do país.

É uma oportunidade espetacular para que os pequenos, de forma lúdica e em contato com a natureza, compreendam as belezas e os ensinamentos que só o esporte pode trazer. O curso conta com aulas de segunda a sexta, das 14h às 18h, e é voltado para crianças a partir dos sete anos. As matrículas custam R$ 100 para sócios e R$ 130 para não sócios. Deseja mais informações? Mande e-mail para escoladevela@jangadeiros.com.br ou ligue parao telefone (51) 3094-5770.

 

Sócio em foco: o novo Vice-Comodoro Esportivo, Rodrigo Castro

“Na área esportiva são muitas oportunidades que batem à porta do Jangadeiros. Já estamos trabalhando forte para fazer frente às responsabilidades que assumimos”

Desde a semana passada, o engenheiro civil Rodrigo Porto Castro é também o Vice-Comodoro Esportivo do Jangadeiros. Sua história no Clube, porém, começou muito antes, ainda quando era criança. Em 1984, aos oito anos, ele iniciou como aluno da Escola de Vela Barra Limpa (EVBL). Entre os monotipos e a vela de oceano, o gosto por velejar ainda é o mesmo da infância – apesar de algumas idas e vindas no caminho.

“Quando larguei o Optimist, não havia um caminho claro a ser trilhado pelo jovem como há hoje. As classes de monotipos seguintes eram mais voltadas ao adulto e meu porte físico não permitia correr de Laser Standard ou Snipe. Hoje há um caminho bem claro, com o Laser 4.7, o 420 ou o 29er”, opina Castro. O próximo passo foi dado com o barco de cruzeiro da família, pela influência do pai que velejava de oceano. Entre vestibular e faculdade, no entanto, o tempo ficou curto para se dedicar às águas do Guaíba. O jeito foi se afastar – mas não por muito tempo, é claro.

Mal chegou o mês da formatura e o quase engenheiro civil resolveu comprar o primeiro barco com o seu dinheiro: um DaySailer. Depois vieram um Microtoner 19 e, finalmente, um Delta 26 de nome Magia, com longos anos de histórias já gravadas no casco. “Com o Magia procurei participar de todo o calendário de regatas, inclusive indo a Florianópolis para a Semana de Vela de Santa Catarina por três vezes seguidas, sagrando-me campeão brasileiro da RGS-B na primeira oportunidade”, relembra Castro.

Mas o sócio em foco de hoje não se contenta apenas em participar na hora da competição. Líder nato, gosta de se envolver em tudo que o cerca e ajudar. Não por acaso, em pouco tempo se tornou capitão da flotilha da classe Delta 26. É também com esse espírito que ele inicia como Vice-Comodoro Esportivo do Jangadeiros, depois de também já ter sido Diretor de Vela de Oceano.

“Os desafios são imensos e a responsabilidade é grande. No meu cargo atual, o foco agora é dar atenção a toda a parte esportiva. Quem considera que eu era bastante atuante na área de oceano pode esperar atuação ainda mais focada aos monotipos”, adianta aos sócios. Competições para cumprir esse propósito não vão faltar.

Só no mês de março, o Clube sedia o Brasileiro e o Sul-americano de 29er, a Copa Brasil de Vela (com a presença da equipe olímpica brasileira) e a tradicional Copa Cidade de Porto Alegre de Vela de Oceano. Na EVBL, que segue sob comando do multi-campeão Xandi Paradeda, mais uma edição do Descobrindo a Vela no Janga promete atrair novos campeões para o futuro.

Desde novembro, Castro acumula ainda outro cargo dos mais desafiadores: o de pai de primeira viagem do pequeno Leo. Ao lado de Juliana Hessel, sua esposa, ele aprende a identificar o significado de cada choro, resmungo e olhar. “Tudo é rápido, vejo fotos dele recém-nascido, ainda no hospital, e agora com dois meses. Fico espantado com o quanto ele cresceu e o quanto estamos conseguindo nos entender”, revela.

E do que depender do pai, Leo já tem lugar garantido como futuro timoneiro de algum Magia. Sempre com a ajuda da experiente velejadora Trufa, a cachorrinha da família que já aprendeu a enfrentar as tempestades no meio das águas agitadas. Companhia não vai faltar para o Vice-Comodoro de Esportes aproveitar o Guaíba.

Família completa: Trufa, Rodrigo e Juliana, grávida do Leo.

 

Sócio indica: sugestões de lazer dentro e fora de Porto Alegre

Dica de restaurante por Waleska Schneider e Mariani Zardo: “Gostamos de ir ao Na Casa do Vizinho, pois é um local que possui variadas cartas de bebidas, espumantes, vinhos e cervejas e um cardápio completo com entrada, antepasto, prato principal e sobremesas. Pedimos um risoto de camarão e estava maravilhoso”. Gostou da sugestão? O restaurante, localizado na Rua dos Guaranís, 132, Bairro Espírito Santo, fica aberto sábados, domingos e feriados das 11h30 às 21h. 

Dica de viagem por Cristina Gomes: “Em julho do ano passado fomos a Jericoacoara-CE, uma praia paradisíaca e muito preservada. O local é o point do Windsurf devido aos ventos fortes, mas mesmo quem não curte o esporte, há diversas opções. Para chegar lá, não dá para ir de qualquer carro, somente veículos 4×4 e os estilos Jardineiras. O Tiago (foto) adorou”. Jericoacoara fica a 300km da capital Fortaleza, e é uma ótima pedida para as suas próximas férias.

Dica de Happy Hour por Daniel Boletto: “Para quem gosta de reunir os amigos e apreciar uma deliciosa comida japonesa, minha recomendação é o Tchêmaki, que tem o melhor temaki de Porto Alegre. Lá não tem erro”. Se você também é facinado por culinária oriental, pode aproveitar uma ida ao Jangadeiros e conhecer o restaurante, pois ele fica bem próximo ao Clube, na Av. Wenceslau Escobar, 2835, Bairro Tristeza. 

Atenção, associado: dia 28 de janeiro tem

Assembleia Geral Ordinária

Pela presente e de acordo com o que determina o Artigo 42, ítem I letra b do Estatuto Social, estamos convocando os senhores associados, para Assembleia Geral Ordinária, a realizar-se no próximo dia 28 de janeiro, sábado, no Espaço Jangadeiro, em primeira convocação às 10h e em segunda convocação às 11h com término às 12h, com a seguinte Ordem do Dia :

– Aprovação de contas do exercício anual anterior tendo em vista o parecer do Conselho Fiscal e recomendação do Conselho Deliberativo.

Manuel Ruttkay Pereira

Comodoro

Agenda de eventos

Data Evento Local
21/01 Chegada do Cisne Branco em Porto Alegre CDJ
21 a 27/01 Campeonato Brasileiro de Snipe Ilha Bela-SP
28/01 Assembleia Geral Ordinária  Sede da Ilha

 

Jangadeiros na mídia

Jornal do Comércio, 17 de Janeiro

Correio do Povo, 17 de Janeiro

 

Site Perfil Náutico

(http://www.perfilnautico.com.br/living/clube-dos-jangadeiros-homenageia-marinha-do-brasil/)

Site Alma Naútica

(http://almanautica.com.br/2017/01/16/clube-dos-jangadeiros-homenageia-marinha/)

Site Consumidor RS

(http://www.consumidorrs.com.br/2013/inicial.php?case=2&idnot=46473)

Site Coletiva Net

(http://coletiva.net/panorama/2017/01/clube-dos-jangadeiros-tem-espaco-em-homenagem-a-marinha-do-brasil/)

Jangada News
Nosso Facebook Nosso Twitter Nosso site Nosso Instagram