(51) 3268.0080 | jangadeiros@jangadeiros.com.br | Área do sócio
Jangada News – 02 de fevereiro de 2017
Newsletter do Clube dos Jangadeiros. Porto Alegre. Edição 02 de fevereiro de 2017
Nossos campeões trazem o 27º título
brasileiro de Snipe para o Jangadeiros
Xandi Paradeda conquista o seu 11º título e Lucas Mazim o seu primeiro
Alexandre Paradeda e Lucas Mazim comemorando o título em Ilhabela
O DNA de campeão do Clube dos Jangadeiros se manifestou mais uma vez. Com o título conquistado por Alexandre Paradeda e Lucas Mazim na última sexta-feira (27) em Ilhabela, litoral de São Paulo, o CDJ chega à marca de 27 troféus ganhos em 68 campeonatos brasileiros disputados, o que dá uma média de quase 40% de conquistas.
Esta história iniciou em 1955 com a conquista de Gabriel Gonzalez e Nelson Piccolo e foi se consolidando, década a década. Os anos de 1990 e início dos anos 2000, então, foram marcantes. Nos 12 campeonatos brasileiros disputados entre 1990 e 2001, o Jangadeiros venceu, nada mais, nada menos, que 10 deles. Presente em seis destas conquistas, Xandi, acredita que o sucesso da classe no CDJ é fruto de muito trabalho e treinamento e de algumas gerações muito fortes.
“Este pessoal que começou a correr de Optimist no final dos anos 80 e que depois foi trocando de classe ao mesmo tempo, se dedicava muito. Sempre treinávamos juntos, buscando nos superar”, conta.
Essas conquistas não ficaram paradas no início do milênio. Mais adiante, o Clube venceu o Brasileiro de Snipe mais cinco vezes, todas com Xandi como timoneiro. Segundo o multicampeão, todos os campeonatos têm as suas dificuldades, mas o deste ano foi um dos mais complicados na sua visão. “Nós começamos mal, precisávamos nos recuperar, concentrar na largada e voltar a andar bem. Conseguimos isso, evoluímos ao longo das regatas, apesar de uma punição no terceiro dia. Tudo isso deu um gostinho especial à conquista”.
Xandi com o trófeu de Campeão Mundial de Snipe de 2001
Sorriso: “Eu fico impressionado como tudo parece simples para ele (o Xandi), o cara veleja muito mesmo”
Lucas Mazim, o Sorriso, sempre acreditou no título. Não só pelo DNA vencedor do Jangadeiros – até porque ele não vem por acaso, é fruto de muita dedicação – mas do empenho da dupla. “Treinamos muito para conseguir este objetivo. Foram quase três meses muito intensos em que o nosso foco era: sermos campeões brasileiros. Minha sintonia com o Xandi foi muito boa. Eu fico impressionado como tudo parece simples para ele, o cara veleja muito mesmo”.
Em 2018, com data ainda indefinida, o Campeonato Brasileiro de Snipe vai ser disputada no Jangadeiros. Quem sabe o 28º título não vem, desta vez, em casa, nas águas do Guaíba.
Campeões
Ano
Gabriel Gonzalez / Nelson Piccolo
1955
Gabriel Gonzalez / Nelson Piccolo e
Alfredo Bercht / Eduardo Jacobson
1956
Kurt Keller / Sérgio Christo
1957
Gabriel Gonzalez / Nelson Piccolo
1958
Gabriel Gonzalez / Nelson Piccolo
1959
Gabriel Gonzalez / Nelson Piccolo
1960
Nelson Piccolo / Carlos Henrique de Lorenzi
1966
Nelson Piccolo / Carlos Henrique de Lorenzi
1967
Gastão Altmayer / Horst Brandau
1971
Marco Aurélio Paradeda / Rainer Weiprecht
1974
Gastão Altmayer / Horst Brandau
1975
Marco Aurélio Paradeda / Rainer Weiprecht
1976
Marco Aurélio Paradeda / Herbert Heidrich
1991
Marco Aurélio Paradeda / Luiz Pejnovic
1992
George Nehm / Fernando Krahe
1994
Alexandre Paradeda / Flávio Fernandes
1995
Alexandre Paradeda / Flávio Fernandes
1996
Alexandre Paradeda / Flávio Fernandes
1997
Alexandre Paradeda / Flávio Fernandes
1998
André Otto Fonseca / Rodrigo Duarte
1999
André Otto Fonseca / Rodrigo Duarte
2000
Alexandre Paradeda / Eduardo Paradeda
2001
Alexandre Paradeda / Roberto Paradeda
2004
Alexandre Paradeda / Gabriel Kieling
2011
Alexandre Paradeda / Gabriel Kieling
2014
Alexandre Paradeda / Lucas Aydos
2015
Alexandre Paradeda /Lucas Mazim
2017
Lucas Mazim campeão Brasileiro de Snipe 2017 ao lado de Alexandre Paradeda
Jangadeiros recebe a maior competição da vela no Brasil
Em conjunto com o Veleiros do Sul, Clube sediará a IV Copa Brasil e a II Copa Brasil de Vela Jovem dos dias 5 a 11 de março. Ídolos como Fernanda Oliveira, Ana Barbachan, Robert Scheidt, Torben Grael, Martine Grael e Kahena Kunze estarão presentes no evento
Porto Alegre vai ser o grande palco da vela brasileira neste começo de 2017. De 5 a 11 de março, a capital gaúcha receberá a IV Copa Brasil de Vela e a II Copa Brasil de Vela Jovem, principais competições do calendário nacional da modalidade. O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela) com apoio da Federação de Vela do Estado do Rio Grande do Sul (Fevers).
A sede será dividida entre o Jangadeiros e o Veleiros do Sul. As duas competições serão disputadas paralelamente, a fim de dar uma oportunidade para os jovens velejadores terem contato com os atletas das classes olímpicas, incluindo ídolos cuja presença no evento está prevista, como:
– Robert Scheidt, maior medalhista olímpico do esporte brasileiro, que agora está na classe 49er;
– Martine Grael e Kahena Kunze, campeãs olímpicas da classe 49er FX nos Jogos Rio 2016;
– Fernanda Oliveira, medalhista olímpica na classe 470 em Pequim-2008;
– Isabel Swan, medalhista olímpica na classe 470 em Pequim-2008;
– Torben Grael, coordenador técnico da Equipe Brasileira de Vela, dono de cinco medalhas em Jogos Olímpicos, vice-presidente da Federação Internacional de Vela e membro do Hall da Fama da modalidade.
O evento servirá de seletiva para a formação da Equipe Brasileira de Vela em 2017. Os atletas vencedores da IV Copa Brasil de Vela e os velejadores Sub 23 mais bem classificados na IV Copa Brasil de Vela, nas suas respectivas classes, passarão a fazer parte do plano de investimento da CBVela para participação nas principais competições internacionais deste ano, sendo constantemente analisados no Programa de Desenvolvimento Individual de Atletas durante todo o ciclo olímpico, até Tóquio 2020.
A IV Copa Brasil terá disputa nas seguintes classes: RS:X (Masc e Fem.), Laser Standard, Laser Radial (Fem.), Finn, 470 (Masc e Fem.), 49er, 49er FX, Nacra 17 (Misto), Kitesurf Hidrofoil Open (Tubular e Foil) e Kitesurf Hidrofoil Amador (Tubular).
A II Copa Brasil de Vela Jovem está aberta para as classes RS:X (Masc e Fem.), Laser Radial (Masc e Fem.), 420 (Masc. e Fem.), 29er (Masc e Fem.) e Hobie Cat 16 (Aberto).
Uma das grandes atrações do evento será a classe Kitesurfe, que aproxima a vela tradicional dos esportes radicais, com a prancha decolando da água para voos acrobáticos na paisagem do Rio Guaíba.
Os seis novos 29ers chegaram ao Jangadeiros
Depois de receber dois botes, 26 Optimists, dois dos cinco Lasers, foi a vez dos 29ers desembarcarem no Jangadeiros novinhos em folha. Os seis novos modelos fazem parte do projeto Preparando o Futuro Olímpico, firmado em convênio nº42 , Edital nº5, com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Os barcos ainda estão sendo montados e logo terão a sua estreia em dois grandes campeonatos disputados nas águas do Guaíba. De 2 a 5 de março, o Jangadeiro recebe o Brasileiro e de 22 a 25, o Sul-Americano de 29er. Ian Paim, que irá competir ao lado de Breno Kneipp os dois torneios, falou dos preparativos para os eventos do mês que vem.
Ian Paim:“Eu e o Breno vamos voltar a treinar na próxima semana, já na segunda. Nossa ideia é ir para água todos os dias até o início dos campeonatos. Vamos entrar para ganhar, ainda mais com esses novos barcos. Estou muito ansioso para estreá-los, dá ainda mais vontade de velejar”.
Oportunidades para inscrever seu filho na melhorEscola de Vela do sul do Brasil
Da esquerda para direita, de baixo para cima: Bianca Lautert, Artur Lautert, Lucca Philipp, Matheus Debus Câmara, Lívia Paradeda, Victor Jacobus, Erico Gonçalves, Marco Raymundo, Amanda Muller, Mariah Oliveira da Silva, Prof: Cátia, Prof: Aquino, Prof: Fábio e Prof: Peter
A turminha do Curso Optimist de Verão da Escola de Vela Barra Limpa segue com as suas aulas diárias durante as férias escolares da criançada. Sempre de maneira lúdica, com diversão, os pequenos vão aprendendo a montar e a guiar um barco e levam para casa aprendizados importantes para a vida, facilitados pelo contato com a natureza e valores do esporte, que exige constantes tomadas de decisão, equilíbrio e disciplina.
Já em sua quarta semana, o curso é uma ótima alternativa para apresentar, desde cedo, ao seu filho o espetacular mundo dos esportes náuticos, mas esta não vai ser a única oportunidade para eles. No dia 05 de março, o Clube dos Jangadeiros abre as portas para a segunda edição do projeto Descobrindo a Vela. Depois do super sucesso de público no ano passado, com mais de 100 crianças participando, o CDJ retoma a iniciativa aberta aos não-sócios.
De forma gratuita e voltada para jovens de sete a 14 anos da comunidade e seus familiares, o projeto é uma ótima chance de convidar seu vizinho, familiares e amigos que ainda não conhecem a vela para viver esta emoção. Pode ser um bom momento para encontrar uma nova modalidade de esporte para os jovens e mudar a percepção de que velejar é um esporte de difícil acesso para o bolso. Participe do Descobrindo a Vela e tenha acesso a professores altamente especializados, equipamentos e barcos em uma das melhores escolas de vela do sul do Brasil.
Sócio em foco: Elias Eberhardt
“Da nossa casa, conseguimos ver o Jangadeiros no horizonte. Ficamos, cada dia que olhamos pela janela, impressionados com a sua beleza. Eu e minha família amamos este Clube”
Sócio do Jangadeiros há pouco mais de sete anos, o jornalista faixa preta em Jiu Jitsu, Elias Eberhardt, tem uma relação antiga com Clube. Mesmo sem fazer parte do quadro associativo, o proprietário da academia Sul Jiu Jitsu Zona Sul, frequentava nossas dependências desde muito cedo.
“Eu morava no Bairro Menino Deus quando jovem, mas vim a diversas festas no Jangadeiros. Desde aquela época meu sonho era morar na Zona Sul e, quando isso acontecesse, eu ia iria me associar no Clube. Foi exatamente o que ocorreu”, conta.
Casado com Débora Moraes e pai de Sophia (10) e Caetano (4), Elias e a família sempre que podem estão no CDJ. Desfrutam grandes momentos na piscina, se deliciam com os pratos dos nossos dois restaurantes e saem para velejadas pelo Guaíba. Segundo o faixa preta, seus filhos gostam tanto do Clube que pedem para ficar as férias em Porto Alegre a fim de curtir tudo o que o Jangadeiros tem a oferecer.
“Amamos este Clube! Com as crianças ainda pequenas, a primeira coisa que pensamos é em segurança, e aqui podemos ficar totalmente descansados. Viemos para cá e ficamos a tarde toda, é muito legal o contato com a natureza que se tem acesso”, descreve, enquanto Caetano pede para entrar na piscina.
Hoje, com a vida profissional totalmente dedicado as artes marciais, o nosso associado em foco é membro da United Arab Emirates Jiu Jitsu Fedaration (UAEJJF), maior organização da modalidade de luta, a qual Elias é faixa preta, do mundo. Organizer da entidade na América do Sul, o lutador vê algumas semelhanças dos princípios da luta com a filosofia e o ambiente do Jangadeiros. Respeito com o próximo, vida saudável, bom relacionamento com amigos e familiares e disciplina fazem parte deste paralelo que pode ser traçado.
Devido ao ofício, Eberhardt viaja muito e chega passar três meses longe de casa realizando eventos. No entanto, quando está em Porto Alegre, tem o seu recanto preferido. “Estou aqui, com o notebook aberto, me comunicando com os quatro cantos do mundo e o Jangadeiros, neste momento, é o meu escritório. Queria eu ter um escritório tão lindo assim em casa, se bem que o Clube também é a nossa casa”, encerra a conversa, enquanto digita em seu teclado a poucos metros da piscina.
Elias com a esposa Debóra e os filhos Sophia e Caetano curtindo a piscina do Jangadeiros
Sócio indica: sugestões de lazer em Porto Alegre
Dica de Happy hour por Roberta Vidal e Marina Roveda: “Gostamos muito de ir ao Iaiá Bistrô, não só pela comida, que é deliciosa – adoro as entradinhas com frutos do mar – mas também pelo ambiente. É um local pitoresco com uma bela decoração. Além disso, sempre ta rolando uma música ambiente muito gostosa”.
Dica de barzinho por Yuri e Greta Schneider: “Indico, sem medo de erra, o Bar do Beto da Venâncio. Ele é o lugar ideal para várias ocasiões. Vou sozinho, com meus amigos, com minha filha pequena. Os pratos são excelentes e a bebida está sempre gelada. O estacionamento também é um diferencial, muito seguro e com um preço bem acessível. Sempre que posso estou lá”.
Dica de restaurante por Susana e Ana Caruso: “Quem curte pratos vegetarianos e veganos, ou é adepto a este estilo de vida. vai amar o Jaya. O novo espaço, aberto há menos de um mês, é lindíssimo e os cardápios do buffet são sempre bem variados e saborosos. Particularmente, gostamos muito das sobremesas que servem por lá. O brigadeiro de café 100% vegetal é uma boa pedida”.
Operação Verão fiscaliza águas gaúchas
A estação mais quente é a época do ano onde mais acontecem acidentes aquaviários. Os números do verão passado indicam que mais 40% do total de incidentes de todo 2016 foram no período de dezembro a março.
As lanchas e motos aquáticas se destacam nas estatísticas. Nos últimos três verões elas representaram mais de 70% dos casos registrados com embarcações de esporte e recreio segundo dados da Superintendência de Segurança do Tráfego Aquaviário da Diretoria de Portos e Costas (DPC).
Com vigência até 1º de março, a Operação Verão em Porto Alegre já abordou 278 embarcações. Dessas, 14 foram notificadas e quatro foram apreendidas por falta de documentação ou equipamentos de segurança.
“É muito importante que os condutores cumpram com as normas, os regulamentos e as regras de navegação, estando habilitados para conduzir essas embarcações. Isso tudo deve ser observado para que esses momentos de lazer sejam só felicidade”, afirma o Comandante da Capitania dos Portos de Porto Alegre, Amaury Marcial Gomes Junior.
Cliques: Traga seus amigos!
Existe clube mais lindo do que o Jangadeiros?
Esporte, gastronomia, convivência, lazer e o Guaíba!
https://www.jangadeiros.com.br/wp-content/uploads/2016/12/Jangada-News-2.png788940Rômulohttps://www.jangadeiros.com.br/wp-content/uploads/2024/02/logo340w-1.webpRômulo2017-02-02 16:22:102017-02-06 17:57:50Jangada News – 02 de fevereiro de 2017