Jangada News – 18 de janeiro de 2016





Jangada News
Newsletter do Clube Jangadeiros . Porto Alegre . Edição 18 de janeiro de 2016

 Jangadeiros começa 2016 no pódio

Nas competições, Vinícius Koeche, 13 anos, foi a revelação na Copa Brasil de Estreante, em Jurerê (SC). Na quinta-feira (13), foi a vez do grupo RS1, formado pelos nossos atletas Gabriel Kern, Giovanne Pistorello, Guilherme Plentz e Vitor Paim, conquistar o título de Campeão do Campeonato Brasileiro por Equipes do 44º Campeonato Brasileiro de Optimist. No domingo, Gabriel levantou a taça de vice-campeão nacional do mesmo campeonato. Entre as meninas, Luiza Moré também chegou ao TOP 3, na terceira colocação do individual feminino. No Iate Clube do Rio de Janeiro, João Emílio Mendes de Vasconcellos também conquistou o título de vice-campeão no 42º Campeonato Brasileiro da Classe Laser 4.7. Parabéns aos nossos atletas pelos grandes resultados e pela conquista de troféus que refletem a garra do Jangadeiros !

E as competições não param por aí. Neste final de semana, começou em Porto Alegre o Campeonato Brasileiro da Classe 420, com a dupla Tiago Brito e Pedro Zonta e de 21 a 29 de janeiro, o Jangadeiros estará com três duplas disputando o 67º Campeonato Brasileiro da Classe Snipe.

 Vinicius Koeche traz para o Jangadeiros o título de campeão da Copa Brasil de Estreante

Com três vitórias em quatro regatas disputadas, Vinicius Koeche, 13 anos, marcou somente cinco pontos perdidos entre 54 velejadores e se tornou uma revelação na maior competição do País de jovens velejadores, em Jurerê. Outro atleta do Jangadeiros, Pedro Breternitz, também alcançou boa posição e se classificou em 6º lugar.
O domingo (10) amanheceu com dia chuvoso e vento indefinido, impossibilitando a realização das duas últimas regatas da Copa Brasil de Estreante. As posições de sábado foram mantidas e confirmaram o título para Vinicius, que encerrou a disputa com onze pontos de vantagem sobre o 2º lugar, o carioca João Salles, do Iate Clube do Rio de Janeiro. 
Na última semana, Vini também participou do 44º Campeonato Brasileiro de Optimist e, desta vez, encarou um desafio maior: competir contra 133 veteranos. O atleta obteve um resultado excelente, figurando no TOP 5, na 5ª colocação.

Em meio a correria de sua rotina nas competições, o jovem velejador conversou com o Jangada News. “Fiquei tranquilo durante o torneio e tentei manter a calma. Nos dedicamos durante o ano para este campeonato, treinamos quatro vezes por semana, conciliando com meus estudos. Esse era o nosso objetivo e conseguimos atingi-lo”, diz.

Em seu dia a dia, nada de ficar dentro de casa ou de perder horas em frente ao videogame ou de computadores. O hobby do jovem atleta do Clube dos Jangadeiros é praticar esportes em meio à natureza como surfar, pescar, mas, principalmente, velejar. “Velejar é muito legal. É a sensação de flutuar em cima da água”.

Segundo Vinicius, fazer parte da Escola de Vela Barra Limpa é fundamental para a formação de velejadores, tanto para competição como para lazer. “Precisamos trazer mais alunos e desenvolver nossa equipe. Esse é o caminho para crescimento da vela em nosso clube e em nosso país. É um esporte olímpico e merece muito a atenção de todos”, ressalta.

Sem descanso, Vini já planeja continuar velejando no resto das férias e já está de olho em futuros campeonatos. “Quero participar do sul-americano este ano. Além disso, já estou na expectativa de voltar aos treinos que devem retornar com o início das aulas, em fevereiro”.

Súmula final: http://icsc.com.br/wp-content/uploads/2016/01/sumulaEstreantes090116-v3.pdf

Influência de filho para pai

A emoção de ver o filho se tornar campeão nacional da Copa Brasil Estreante foi vivida de perto por Paulo Koeche, conhecido no Jangadeiros como “Patol”. “Eu fui pra dentro d’água acompanhar de perto. Mas, eu estava ali só para dar apoio, tento interferir o mínimo possível pois os técnicos são muito bons e estão de parabéns”, afirma.

Afastado das velas há mais de 10 anos, o engenheiro civil se motivou a voltar a velejar graças a empolgação do filho. Ele conta que Vinicius é muito focado e concentrado. Paulo recorda que o interesse de Vinícius pelos esportes aquáticos surgiu aos 3 anos, quando ele participava das jangadinhas, atividades recreativas da Escola de Velas do Jangadeiros, que seguiu praticando até os 9 anos de idade. Porém, Vinicius decidiu não velejar mais e parou de praticar por quase dois anos. Após o hiato, ele voltou com força total e passou a integrar a flotilha do Jangada.

 Gabriel Kern fez bonito toda a semana e é vice-campeão do 44º Campeonato Brasileiro de Optimist

É do Rio Grande do Sul! É do nosso atleta, Gabriel Kern, 15 anos, o título de vice-campeão do 44º Campeonato Brasileiro de Optimist. Desde o início, Gabriel era apontado como um dos favoritos ao título e chegou a ficar em primeiro lugar durante parte da competição. Após 12 regatas, ele se manteve entre os melhores e garantiu o vice-campeonato.

Focado e muito disciplinado aos treinos, a paixão de Gabriel pelas velas foi herdada do pai, o médico Marcelo Kern, que veleja desde criança. Além deles, o irmão mais novo de Gabriel, João, de 8 anos, já segue os passos da família Kern e ingressou nas aulas da Escola de Velas Barra Limpa. O pai, que iniciou praticando windsurfe, aplaude o desempenho do filho no Brasileiro de Optimist e revelou que, durante as competições, respeitou a concentração de Gabriel e acompanhou as novidades à distância, recebendo notícias principalmente por meio dos “Optipais” no whatsapp.

“O Gabriel treina de quatro a cinco vezes por semana. Além dos treinos, a estrutura do clube, o preparo psicológico, as lições dos professores, tudo é fundamental”, ressalta. 

Súmula final: http://icsc.com.br/wp-conte…/uploads/2016/…/Sumula-Final.pdf

Fotos: Sergio Vignes/ICSC

 

João Emilio Mendes de Vasconcellos é vice-campeão do Campeonato Brasileiro de Laser

É também do Jangadeiros o título de vice-campeão brasileiro da classe Laser 4.7, encerrado nesta quinta-feira (14), no Iate Clube do Rio Janeiro. O primeiro lugar foi conquistado por Andrey Godoy, do Iate Clube Lago de Itaipu. Mais seis atletas do Clube participaram da disputa: Guilherme Perez, 12º lugar; João Pedro Tatsch, 14º; Diego Falcetta, 15º; Américo Costa, 16º; Lucas Mariante, 21º e Antonio Albuquerque, 27º. 

Foto: Fred Hoffmann Fotografia

 

Súmula final: http://www.icrj.com.br/vela/resultados/2016/jan/brasileiro_laser/47.htm

Resgate da História

Em 1964, logo que assumiu a vice-comodoria, Kurt Keller, ao lado do então comodoro Edmundo Soares (gestão 1964/1966), encontrou em um depósito do Clube uma antiga fotografia emoldurada e deteriorada pelo tempo. A fotografia em questão tinha um grande significado histórico pois, segundo Kurt, foi esta imagem, de uma jangada chegando em terra, que inspirou o fundador e desportista Leopoldo Geyer a batizar o Clube dos Jangadeiros com esse nome.

Sob encomenda de Kurt Keller, o pintor gaúcho Posluchni recriou a imagem em um quadro à óleo que permanece fixado hoje no restaurante Pimenta Rosa, do continente. “A pintura foi produzida, emoldurada e, sobre ela, foi fixada uma pequena placa para lembrar que se tratava de uma lembrança da gestão 64/66, dispensando os nomes da comodoria”, explica Keller. Segundo ele, são poucos os associados do Clube dos Jangadeiros que sabem desta história.

Segundo Keller, ao dar o nome “Jangadeiros” ao Clube, Leopoldo Geyer encomendou cinco barcos da classe Sharpie 12 M2, para que o Jangadeiros iniciasse competindo com seus coirmãos, mais velhos, Veleiros do Sul e Iate Clube Guaíba. As cinco embarcações receberam os nomes de Aracati, Baturité, Icó, Ipú e Poti, representando os cinco rios do Ceará.  

Crianças brincam e aprendem no Curso de Verão

                       

 

 

 

 

 

 

 

 

Direita para a esquerda: Prof: 1-Cátia Pistorello, 2- Lucca Philipp, 3-Valentina Aldado, 4-Luísa Graeff Moreira, 5- Fernanda Schneider, 6- Estela Kraemer, 7-Sofia Remião, 8- Lívia Paradeda, 9- Prof: Rodrigo Aquino, 10- João Kanitz, 11- Ernani Schneider, 12-Rafaela Istrusamann, 13-Gustavo Chazan, 14-Valentina Simões, 15-Don Vargas, 16-Thomas Gisler, 17- Pedro Henrique Caramori, 18-Ricardo Chazan, 19-Gustavo Borba, 20- Luiza Winter, 21-Yuri Moreira, 22- Artur Graeff Moreira, 23-Matheus Otten, 24-Prof: Peter Nenh, 25-Frederico Kraemer, 26- Djonata de Godoy, 27-Tiago Baques, 28- Athos Moreira.

Aprender a velejar envolve o desenvolvimento da atenção, disciplina, senso de responsabilidade e tomada de decisões. Então, que tal movimentar as férias da gurizada com uma atividade especial preparada pela Escola de Vela Barra Limpa.

Nesta edição do Curso Optimist de Verão, o número de alunos triplicou em relação a primeira semana, um crescimento de nove para 27 crianças. De acordo com o gerente esportivo, Rodrigo Aquino, a busca vem crescendo, já que os interessados podem se matricular e ingressar no curso semanalmente ou, ainda, a cada dia. 

 

 

 Cátia Pistorello, professoras da Escola de Vela Barra Limpa

“A ideia é despertar o interesse pelo esporte, aprender a velejar, conhecer o vento, como montar e desmontar um barco e toda a questão de segurança”

 

  

 

 

Ernani Schneider, 9 anos

“Estou animado com a novidade. Minha mãe lembrou do curso de vela como opção de esporte para as minhas férias. Ela perguntou se eu queria e eu aceitei”

  

 

 

Sofia Remião Chittolina, 8 anos

“Adoro estar na água. Minha parte favorita das aulas é dirigir os barcos”

 

 Curso Optimist de Verão

Preços: Sócios: R$ 100,00 / Semana – Não-sócios: R$ 120,00 / Semana

Horário: de segunda a sexta das 14:00 às 18:00.

 

Jangadeiros disputa Campeonato Brasileiro da Classe 420 

 

Tiago Brito e Pedro Zonta representam o Clube no Brasileiro da Classe 420, que iniciou neste final de semana e segue até sábado (23), no Veleiros do Sul. A partir de amanhã (19), começa a série de regatas que terá tripulações do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal e Argentina. Vamos lá, equipe! Estamos torcendo por vocês!

Em busca do título no 67º Campeonato Brasileiro Classe Snipe

 

Três duplas de atletas do Jangadeiros embarca esta semana rumo a Salvador para participar do 67º Campeonato Brasileiro Classe Snipe, de 21 a 29 de janeiro, no Yacht Clube da Bahia.
As tripulações, compostas por Alexandre Paradeda e Àtila Pellin, Gabriel Kieling (Bolinha) e Lucas Mazim (Sorriso), e Roberto Paradeda e Rodolfo Binz Streibel, irão em busca de mais títulos para o Jangadeiros. Estão previstas duas regatas por dia.

 Ouvidoria Jangadeiros

O vice-comodoro de Planejamento e Marketing, Günther Staub, estará novamente à disposição dos associados nos dias 30 e 31 de janeiro, último fim de semana de janeiro. Ficará à disposição no restaurante da Ilha, das 11h às 13h, para trocar ideias e ouvir sugestões dos associados. Em caso de chuva o encontro será remarcado para outra oportunidade.

Jangada News
Nosso Facebook Nosso Twitter Nosso site