Jangada News – 16 de novembro de 2018





Jangada News
Newsletter do Clube Jangadeiros . Porto Alegre . Edição 16 de novembro de 2018

noticias 

No sábado (24) tem RENOVAÇÃO DE 1/3 DO CONSELHO DELIBERATIVO

Acompanhe a convocação da Assembleia Geral Ordinária, orientações sobre como votar e a lista dos candidatos por Chapa e individuais

Pela presente e de acordo com o que determinam os Artigos 40, 41 e 42 ( I.a ), do Estatuto Social, o Jangadeiros está convocando os senhores Sócios Proprietários, Proprietários Ilha, Contribuintes e Aspirantes, maiores de 18 anos e com o mínimo de um ano na categoria respectiva, para Assembléia Geral Ordinária a realizar-se no próximo dia 24 de novembro, sábado, no Espaço Jangadeiro, em primeira convocação às 8h e em segunda convocação uma hora após, com término às 16h, com a seguinte Ordem do Dia:

– Eleger entre os Sócios Proprietários Ilha, maiores de 18 anos e com um mínimo de 6 (seis) anos na categoria, 10 ( dez ) Membros Efetivos e 5 ( cinco ) Suplentes para renovação de 1/3 do Conselho Deliberativo.

O regimento a ser observado na Assembléia Geral encontra-se à disposição dos senhores associados na Secretaria Administrativa e nos quadros de avisos do Clube.

Porto Alegre, 14 de novembro de 2018

Manuel Ruttkay Pereira
Comodoro

 

Orientações sobre a votação

Nas eleições para renovar 1/3 do Conselho Deliberativo é possível votar por Chapa e bastará assinalar com um X no número da Chapa da sua preferência. Ou se desejar escolher nomes individuais, pode escolher até 15 entre a lista abaixo dos individuais e da Chapa. Mas atenção, o limite é de 15 nomes, sob pena de seu voto ser anulado. Boa votação !

CANDIDADOS INDIVIDUAIS

– André Luiz Halbig (Chucrute)
– Felipe Vier Loss (Susto)
– Jorge Raimundo Fleck
– Luiz Felipe Santos Gonçalves

CHAPA 1

– Afonso Reichel Pereira
– Alexandre Contino Rangel
– Claudio Roberto B. da Silva (Mika)
– Edgar Hony Plentz
– Eduardo Dipp de Barros
– Eduardo Zaffari
– Enio Landell de Moura
– José Adolfo Paradeda
– Luiz Carlos Ritter Lund (Mico)
– Mario Fernandes Teixeira (Pintado)
– Pedro Chaves Barcellos Filho
– Ramon Tarragô
– Roberto Munhoz
– Silvio Carlos Perez
– Tuffy Calil José

 

 JANGADEIROS inicia campeonato liderando posições no SUL-BRASILEIRO DE OPTIMIST 2018 

Com a presença de 143 velejadores começou nesta quinta-feira (15) e segue até domingo (18) o 40º Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist, na sede oceânica do Iate Clube de Santa Catarina, em Jurerê. Janga participa com 17 jovens atletas 

noticias

A edição deste ano está superando todas as expectativas com número recorde de atletas inscritos em um evento deste porte e para tornar o cenário completo as condições no primeiro dos quatro dias de regatas estavam perfeitas, com vento sul de 9 a 12 nós soprando na raia.

A organização realizou as três regatas previstas para o primeiro dia na categoria Veterano e duas na Estreante. Presidente da Comissão, Ricardo Navarro enalteceu o trabalho da equipe organizadora e o nível técnico da flotilha. “Estamos realizando um Sul-Brasileiro com nível de campeonato internacional, não à toa temos atletas de diversos estados e até competidores argentinos. Para se ter uma ideia do nível, o evento conta com mais competidores do que em competições continentais como o Campeonato Africano e o Asiático”, explica.

Na categoria Veteranos, entramos na briga com nomes de peso como Lorenzo Balestrin, Luiza Moré, Manoela Pereira da Cunha, Lucas Rech Geyer, Carlos Eduardo Schontag Griebeler, Giovani Ramos Troian, João Henrique Garcia de Almeida, Lucas Zorzi, Pedro Henrique Gambino da Silva e Teresa Hammes Sanchotene Severo.

Na categoria Estreantes, defendem a bandeira do Janga Francisco Barbosa, 1° lugar na Mirim e 3° lugar da Geral no Estadual de Optimist FEVERS 2018, e Artur Beltrão, 3º lugar na Mirim no Estadual. Ainda na mesma categoria, participam Bianca Lautert, Pedro Poyastro Rosa, Luana Kath Strassburguer, Felipe Kath Strassburguer e Isabella Hermann Zorzi.

Com o grande número de velejadores nesta edição, 99 no total entre os Veteranos, a flotilha foi separada em dois grupos (azul e amarelo), procedimento que será mantido para as regatas desta sexta-feira (16).

No primeiro dia do Sul-Brasileiro, LORENZO BALESTRIN garantiu o Top 5 na Geral e LUIZA MORÉ o 3º lugar no Feminino Juvenil. Já na categoria ESTREANTE, com 44 velejadores, o nosso atleta PEDRO ROSA, atual campeão do Estadual de Optimist FEVERS 2018 encerrou as regatas desta quinta-feira na liderança, com 5pp, enquanto ISABELLA ZORZI saiu na frente no Feminino Mirim.

Aviso de Regata: https://bit.ly/2B3PS3d

“Vínhamos em uma crescente de treinos desde julho, com foco principal no Brasileiro, que acontece em janeiro. Alguns estão se despedindo da classe, como o Lorenzo e a Manoela e muitos são muito novos no Optimist. O Sul-Brasileiro será um baita de um campeonato, uma ótima experiência para chegarmos bem preparados no Brasileiro, em Ilhabela. Em Jurerê tem uma boa raia, a maioria da Flotilha ainda não velejou no lugar, mas é bem tranquilo, super bom, com bons ventos.”

Salvatore Meneguini, treinador da categoria Veterano

“É o primeiro campeonato fora do estado que os nossos Estreantes estão participando. Este campeonato é fundamental para que a nossa Equipe ganhe experiência, por isso nós não estamos preocupados com o resultado e sim que todos consigam colocar em prática o que treinamos em sete meses. Esperamos que todos completem as oito regatas previstas. Isso é muito importante para o desenvolvimento deles.”

Ramón Tarrago, treinador da categoria Estreante

Minha expectativa é ir bem dentro da classe. Mas só de participar deste evento já me deixa bem feliz. Velejar no mar é uma experiência nova para mim.”

Francisco Barbosa, 10 anos, atleta da Estreante e 1° lugar na Mirim e 3° lugar da Geral no Estadual de Optimist FEVERS 2018

“Esse é meu primeiro campeonato muito importante. Já que eu sou estreante, vai ser uma emoção muito grande. Minha maior expectativa é adquirir experiência e também poder velejar com meus amigos, conhecer várias pessoas fora de Porto Alegre que praticam o mesmo esporte que eu e fazer amizades”

Artur Beltrão, 11 anos, atleta da Estreante, 3º lugar na Mirim no Estadual de Optimist FEVERS 2018

noticias

Pedro Rosa inicia a disputa em 1º na Geral Estreante

noticias

Isabella Zorzi liderou no primeiro dia na categoria Feminino Mirim

noticias

O talento da Flotilha da Jangada concentrada em Jurerê/SC

noticias

noticias

FOTOS: Green Multimidia

Na VI Copa Brasil de Vela, nossa dupla olímpica FERNANDA OLIVEIRA e ANA BARBACHAN disputam vaga para a Equipe Brasileira de Vela 2019

Em evento paralelo, Jangadeiros participa com um time forte de nove atletas na IV Copa Brasil de Vela Jovem. Os campeonatos acontecem de 19 a 24. Vamos torcer pelos nossos atletas!

noticias

Em 2017, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan conquistaram o 1º lugar na classe 470 Feminino

Após as disputas do 40º Sul-Brasileiro de Optimist, o Iate Clube de Santa Catarina recebe os melhores velejadores do país para a realização da Copa Brasil de Vela. Mais uma vez o Janga estará representado por Fernanda Oliveira e Ana Barbachan na classe 470 Feminino. O campeonato servirá de seletiva para a formação da Equipe Brasileira de Vela de 2019 e terá disputa nas seguintes classes: 470 (Masc e Fem.), RS:X (Masc e Fem.), Laser Standard, Laser Radial (Fem.), Finn, 49er, Nacra 17 Foil (Misto), Snipe (Misto), Lightning (Misto) e Formula Kitesurf (Open).

Na IV Copa Brasil de Vela Jovem, o Jangadeiros entra em água com GIOVANNE PISTORELLO/GABRIEL SIMÕES, GABRIEL KERN/JOÃO LUKA MORÉ e VINICIUS KOECHE/PEDRO BRETERNITZ, na classe 29er, JOÃO EMILIO VASCONCELLOS e GUILHERME PEREZ, na Laser Radial e GUILHERME PLENTZ, na RS:X. O objetivo é oferecer aos velejadores que estão em fase de aperfeiçoamento no esporte a oportunidade de ter um contato próximo com os atletas que estão em campanha pan-americana e olímpica.

noticias

Guilherme Plentz foi vice-campeão na classe RS:X na edição passada 

noticias

A dupla Gabriel Simões e Giovanne Pistorello chegaram ao pódio em 3º lugar na 29er

noticias

João Emilio Vasconcellos, 3º lugar na Laser Radial na III Copa Brasil de Vela  

 Um aniversário com cores náuticas e inspiração na alegria do Verão

No primeiro sábado de dezembro, o Clube estará ainda mais bonito e charmoso para receber os sócios e seus convidados para festejar o seu 77º Aniversário. Os fogos de artifício estão reservados para às 22h30min

noticia

Todos os detalhes estão sendo cuidados com muito carinho para a comemoração desta grande história que orgulha a todos pelo extraordinário espaço construído e pelos grandes títulos conquistados por seus atletas.

Na decoração, a proposta é usar as cores da bandeira do Janga e montar lounges para descontrair e aproveitar a beleza do espaço externo para integrar e saborear as variedades de canapés, drinks e espumantes. Logo após os fogos de artifícios, a pista de dança será aquecida com o playlist do DJ Pedro Martins Costa.

Natação e hidroginástica, mais opções para cuidar da saúde no Janga

Além da diversidade de aulas do Rumo Centro de Treinamento, de pilates, de tênis e da vela, a experiente professora Cátia Pistorello, proprietária da Mania D’Água, está ministrando aulas individuais ou em grupo na piscina do Clube. Associados interessados podem buscar informações com ela no 51-986132865.

noticia

Cátia é uma antiga parceira da Escola de Vela Barra Limpa, onde há três anos orienta as crianças em cursos de Iniciação à Vela. “Além de ser um dos esportes mais completos, a natação é uma forma divertida, saudável e desafiadora de se exercitar por ser praticada na água, despertando uma sensação de prazer e de bem-estar”, explica Cátia.

noticia

 Já fez um passeio de Stand up Paddle no Guaíba?

Que tal aproveitar o sábado (17) praticando o esporte em uma das paisagens mais bonitas do Brasil? É o que propõe o Rumo Centro de Treinamento, com saída às 16h. Para quem já possui a prancha, o passeio custa R$ 30 e para quem precisa alugar, R$ 40. As vagas são limitadas por ordem de chegada. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (51) 98129-2806

noticia

Em pé em cima de uma prancha. Essa pode ser a tradução literal do que é o Stand up Paddle. Derivado do surf, esse esporte se disseminou e ganhou as praias, rios e lagoas. Aos olhos de quem não conhece muito bem essa modalidade, pode parecer complicado de praticar, mas, na verdade, não é. Além de simples, este esporte é ótimo para o corpo e também para a mente.

O SUP, como é mais simplesmente denominado, ganhou adeptos no mundo inteiro justamente por causa destes benefícios. E a febre foi tanta que criaram-se várias modalidades dentro desta atividade porque, quem sobe e fica em equilíbrio na prancha, não quer mais sair dela. Assim inventaram o SUP Fishing, o SUP Downwind, o SUP Wave, o SUP Remada e o SUP Yoga. 

noticia

Simples, divertido e democrático, o Stand up Paddle já virou febre no Brasil. O esporte chegou ao país com a ajuda de Rico de Souza, considerado uma das “lendas” do surfe nacional. Tudo começou nos anos 40, no Havaí, onde instrutores remavam em pé sobre enormes pranchas de madeira com o intuito de acompanhar seus alunos durante as aulas de surfe. Não existia uma definição específica para esse tipo de prática, mas aos poucos cada vez mais surfistas começaram a praticar o SUP e a produzir os equipamentos necessários.

Bate-papo, amigos e muitas histórias da Regata Santos-Rio

Encontro dos grandes campeões da edição 2018 reuniu amigos e velejadores em torno das aventuras vividas a bordo do Felci Uno

noticia

Na última segunda-feira (12), dezenas de pessoas foram prestigiar as histórias dos bravos velejadores que participaram do Campeonato Brasileiro de Vela de Oceano. Em clima de festa, a equipe formada pelo comandante XICO FREITAS, RENÊ GARRAFIELO, EMILIO STRASSBURGER, NANDO CAVALLI, FELIPE LOSS e LUIZ SOKOLNIK narrou muitas histórias, apresentou o troféu da regata, além de vídeos e fotos.

Entre as histórias narradas, o comandante destaca: “Uma das coisas mais legais que aconteceram foi quando, no meio da madrugada, as ondas cresceram muito e ficaram na faixa de cinco a seis metros de altura e o vento próximo dos 30 nós. Nós estávamos com um balão assimétrico de 105 metros quadrados e com a vela grande, ou seja, com todo pano que a gente poderia estar.

Foi quando o barco surfou uma onda e emendou com uma segunda onda, sem parar. Essa segunda surfada fez com que o barco atingisse uma velocidade de 21 nós, que para um barco de 31 pés é uma velocidade extraordinária. Por exemplo, mesmo barcos grandes tem dificuldade de chegar nessa velocidade. Só para ter uma ideia, o S40 Crioula, que cruzou a linha em segundo lugar, teve como recorde de velocidade 21.8, que também é uma grande velocidade.

Mas essa velocidade atingida por nós foi realmente uma experiência única. Nessa hora, estávamos com parte da tripulação no convés e quem estava no leme era o Renê Garrafielo, então ele tem muito mérito deste resultado”.

noticia

noticia

noticia

noticia

Queridos sócios do Clube, o casal Vanda e Paulo Vier contribuíram na organização do encontro 

 Neste final de semana tem mais Estadual de Vela de Oceano FEVERS 2018

A partir desta quinta-feira (15) as belas embarcações de Vela de Oceano entraram  em disputa nas classes ORC, RGS, J24, MT 19.  Para este sábado e domingo,  estãos previstas duas regatas barla-sota por dia, a partir das 14h. Bons ventos!

noticia

 

  noticia

NOTÍCIAS

noticias

noticias

noticias

Jangada News
Nosso Facebook Nosso Twitter Nosso site Nosso Instagram