Jangada News – 16 de março de 2018

Jangada News
Newsletter do Clube Jangadeiros . Porto Alegre . Edição 16 de março de 2018
Jangada News

Vamos todos comemorar o aniversário da capital gaúcha com a XXIV Copa Cidade de Porto Alegre

PALAVRA DO COMODORO

Prezados Associados,

Como já é uma tradição extremamente sedimentada, nosso Clube promove a XXIV Copa Cidade de Porto Alegre, festejando o 246º aniversário de fundação de nossa querida capital! As coloridas velas dos nossos barcos de Oceano e de Cruzeiro, juntam-se as dos nossos coirmãos, em uma homenagem conjunta à cidade que nos acolheu e onde nossos clubes náuticos estão localizados.

Nossa relação com o Guaíba, local de tantas das nossas peripécias e palco de atividades náuticas, certamente não seria a mesma se não tivessem aqueles valentes casais de açorianos decidido aqui continuarem suas vidas e de seus familiares!

O percurso foi positivamente alterado alguns anos atrás para que os velejadores curtissem o “skyline” da cidade e para que nossos concidadãos aproveitassem o visual maravilhoso criado pelos veleiros singrando o Guaíba até o porto velho e de lá retornando ao Jangadeiros.

Neste final de semana, compareça ao nosso Clube e lembre aos seus amigos que a orla do rio fornecerá um espetáculo único! Prestigie a largada, que é sempre um evento lindo pela proximidade dos grandes barcos entre si e em relação à nossa sede.

Se você tem barco, navegue com ele, acompanhando os competidores nessa regata festiva. Curta o iatismo, razão maior de ser do nosso amado Janga!

Manuel Ruttkay Pereira

 

Nem toda regata é só competição. Numa velejada de grandes grandes barcos como os da classe Oceano, a disputa pelos troféus importa tanto quanto os momentos entre amigos ou algumas situações divertidas. Mesmo assim não faltará vontade de vencer entre os mais de 50 participantes da XXIV Copa Cidade de Porto Alegre. Para marcar os 246 anos da capital, os barcos e suas velas coloridas serão uma atração no final de semana (17 e 18) para quem estiver no Clube dos Jangadeiros e também na orla do Guaíba.

“É uma competição importante, há muita expectativa de todos os participantes para encontrar novamente os amigos, ver como estão todos na água mais uma vez”, diz Leonardo Santanna, comandante do barco Drakar. “As lembranças que tenho são de eventos bem organizados, com confraternização e uma regata muito bonita. Além disso, gosto muito do momento das premiações, pois diversas autoridades prestigiam”.

Jangada News

Comandante Leonardo Santanna e sua tripulação vitoriosa do Drakar

Comandante do barco Hobart e um dos nomes mais vitoriosos do Jangadeiros na competição, Airton Schneider lembra do início triunfal: “Foi com o Taz, meu antigo barco. Vencemos e foi uma sequência de três anos com título”. Também não faltam casos engraçados. “Teve uma Regata Farroupilha que vencemos, e na volta estava muito frio. Passou um whisky na borda e o meu filho Artur, que era pequeno, tinha só 12 anos, tomou um baita gole e saiu dizendo que aquilo tinha esquentado o peito. Eu não sabia que ele iria tomar, mas o apelido do whisky ficou como ‘esquenta peito’”.

Depois de trocar o Taz pelo Hobart, Airton e a tripulação de amigos e familiares – Beto, Bolinha, Vilnei, Lampião, Artur e Gica – conquistaram o troféu rotativo da classe ORC na última edição do torneio. Já a tripulação do Drakar, vice-campeã no ano passado, espera um desempenho ainda melhor: “Ficamos em segundo lugar na Copa Cidade do ano passado. Agora tentaremos o título”, assegura Leonardo.

Jangada News

Em 2012, churrasco de confraternização no Hobart para comemorar o título.
“Como dizia o Loco, QUE BELEEEEEZAAAAA!”, palavra do comandante Airton Schneider

Mas o que importa mesmo é o espírito de união. “Temos um clima muito bacana, pois todos têm seus barcos e são comandantes. No Drakar, todo mundo trabalha de forma igual. Todos são ouvidos e dá opinião”. E, seja de monotípo, oceano ou cruzeiro, a briga pelos troféus dá lugar ao companheirismo no final da provas. Vença quem vencer, o churrasco é garantido. “Colocamos a churrasqueira na popa e era isso, está feito o churrasco. O Beto, que é profissional, quase enlouqueceu sabendo que eu levava uma churrasqueira a bordo, depois acabou assimilando”, brinca o comandante Airton Schneider.

Provas começam no sábado. No domingo, tem Velejaço

A competição terá a participação de embarcações da Classe Oceano. Imponentes e coloridas, poderão ser vistas em alguns cartões-postais da cidade. As provas começam no sábado, às 13h, nas classes ORC Internacional, RGS, J-24, Microtoner 19 e Solitário. Domingo, no mesmo horário, é dia da Regata Média e do grande Velejaço, aberto para os barcos de Cruzeiro, partindo do Jangadeiros, na Zona Sul, e com percurso que passará pela Usina do Gasômetro, podendo ser vistos de perto pelo público.

SERVIÇO

O quê: 24ª Copa da Cidade de Porto Alegre
Quando: sábado (17) e domingo (18), a partir das 13h
Onde: Partida em frente ao Clube dos Jangadeiros, mas no Cruzeiraço as embarcações poderão ser vistas ao longo da orla, principalmente no Gasômetro.
Inscrições: R$ 50 por tripulante

Aviso de regata: http://bit.ly/2Gserrp

Jangada News

Campeões do Jangadeiros fazem os acertos finais
para o Sul-Americano de Snipe

Atletas cubanos já treinam no Clube. Campeão brasileiro, Lucas Mazim,
terá novo parceiro para a competição: Rodrigo Duarte, o Leiteiro

Jangada News

A poucos dias do início do grande campeonato, os atletas do Jangadeiros aceleram os treinos para o Sul-americano de Snipe, que será disputado no clube entre os dias 23 e 31. Para a competição, na classe mais tradicional e de alta exigência técnica da vela mundial, estão sendo esperados mais de 100 atletas da Argentina, Uruguai, Venezuela, Chile e Cuba, além do Brasil.

A delegação cubana foi uma das primeiras a chegar a Porto Alegre e seus atletas já estão treinando. Com as provas se aproximando, é esperada para os próximos dias a presença dos demais atletas estrangeiros e brasileiros.

Das duplas masculinas do Jangadeiros, duas são destaque: Gabriel Kieling foi campeão sul-americano duas vezes, em 2009 e 2014, junto com Alexandre Paradeda, e disputará o Sul-Americano com o atual parceiro, Giovane Pistorello. Já Lucas Mazim, atual parceiro de Paradeda, com quem venceu os dois últimos Brasileiros, disputará seu primeiro campeonato junto com Rodrigo Duarte, o Leiteiro.

A adaptação da dupla Mazim/Rodrigo tem sido na água. “A gente treina pelo menos uma hora por dia e tenta ajustar os barcos”, diz Mazim. “É muito difícil ter expectativa em um campeonato de vela, pois nunca sabemos como estará o tempo”.

Também está confirmada a participação dos campeões mundiais Júnior, Tiago Brito e Antonio Rosa, Beto Paradeda (Jangadeiros) e Phillip Grochtmann (Veleiros), vice-campeões do Brasileiro, e a dupla feminina Amanda e Geórgia Rodrigues, campeã do último Brasileiro. A competição no Jangadeiros é especialmente importante por oferecer vagas para o Pan-Americano de 2019, que será realizado em Lima, no Peru.

SUL-AMERICANOS DE SNIPE CONQUISTADOS PELO JANGADEIROS

1973 – Paulo Renato Paradeda / Carlos Altmayer
1975 – Paulo Renato Paradeda / Marcos Grussner
1987 – Hilton Piccolo / Ralf Hennig
1991 – George Nehm / Felipe Bergallo
1992 – Alexandre Paradeda / Marco Aurélio Paradeda
1994 – Ricardo Paradeda / Eduardo Paradeda
1995 – Alexandre Paradeda / Flávio Só Fernandes
2009 – Alexandre Paradeda / Gabriel Kiling
2014 – Alexandre Paradeda / Gabriel Kiling

Aviso de regata: https://goo.gl/Sn4MzK
Lorenzo Balestrin e Manoela Pereira da Cunha
levam Janga ao Sul-Americano de Optimist
Entre os dias 25 de março e 1º de abril atletas vão competir
em Montevidéu, no Uruguai

Jangada News

Depois de brilhar no último Brasileiro de Optimist, em janeiro, Lorenzo Balestrin e Manoela Pereira da Cunha têm um novo desafio. Os dois jovens velejadores do Clube dos Jangadeiros voltam a competir na próxima semana no Sul-Americano da Classe, no Yacht Club de Montevidéu, no Uruguai. 

Além da equipe brasileira, participarão do Sul-americano velejadores da Argentina, Bermudas, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Estados Unidos, Uruguai e Ilhas Virgens. 

A dupla do Jangadeiros garantiu vaga para a competição com o bom desempenho no 46º Brasileiro da classe, disputado na Bahia. Entre os 165 competidores, Lorenzo conquistou a 5ª colocação Geral enquanto Manoela, com a 3ª posição, foi Bronze no Feminino.

“A expectativa de um bom campeonato é grande, pois provavelmente teremos condições parecidas de alguma forma com as condições que temos aqui em Porto Alegre. Temos dois velejadores na equipe brasileira, o que nos mantém nesta condição de melhores do Brasil.” 

Caco Moré, Capitão da Flotilha de Optimist 

 JANGA é duas vezes campeão na Regata de Abertura 2018 da FEVERS

Luiza Moré e Lucas Geyer conquistam o 1º lugar no Estadual.
Brava vela jovem do Clube mandando bem!

Jangada News

Luiza Moré, ao centro, conquistou título no 45º Brasileiro de Optimist, em 2017

Parabéns Luiza Moré e Manoela Pereira da Cunha, campeã e vice da classe Optimist Veteranos, na categoria Juvenil Feminino. Luiza também ficou no Top 5 da Geral. Pedro Breternitz também orgulhou o Janga com a conquista do 2° lugar na mesma categoria.

Já na classe Optimist Estreantes, o destaque é para Lucas Geyer, campeão na categoria Infantil e 2° lugar na Geral. Cumprimentos a todos que participaram e agradecimentos a Confederação Brasileira de Clubes, sempre apoiando a Vela Jovem Brasileira.

Jangada News

Manoela Pereira da Cunha, Lucas Geyer e Pedro Breternitz (à direita)

Noventa parabéns para Claudio Aydos,
a memória viva do Jangadeiros
Sempre com a sua vivacidade e alegria, nosso querido sócio foi homenageado
no Churrasco dos Piranhas pelo seu 90º aniversário
e os 
77 anos de convivência no Clube

Jangada News

Foi com 13 anos, em 17 de dezembro de 1941, que, levado pelo pai, Alberto Dubois, o adolescente Claudio Aydos começou a participar do Jangadeiros. Era a festa de fundação, fazendo dele testemunha de um momento histórico do Janga. Esta longa relação, de 77 anos, com o clube que viu nascer teve mais um capítulo na última terça-feira (13), quando, acompanhado dos amigos e familiares, Claudio comemorou seu 90º aniversário com uma homenagem no churrasco dos Piranhas.

“É mais uma vez o Jangadeiros me proporcionando momentos de alegria e de emoção”, disse Aydos. “Quando o Jangadeiros foi fundado, eu tinha 13 anos. Hoje estou fazendo 90. Quer dizer, setenta e sete anos da minha vida foram vinculados ao Jangadeiros. Fiz grandes amigos, criei grandes amizades que cultuo até hoje”.

Foi uma noite cheia de brindes e memórias. Não faltou a lembrança de Lucy Aydos, que conheceu quando ela era atleta e com quem é casado há 67 anos. Os dois formam um dos casais mais queridos e conhecidos do Janga.

Jangada News

Foi no Janga que Lucas Aydos conheceu o amor da sua vida, Lucy Aydos 

”Aqui eu conheci a minha mulher e criei meus três filhos, que a seu tempo foram velejadores. Hoje meu neto Lucas Aydos, que também é velejador, representa a quarta geração da família dentro do Jangadeiros”.

Nestes 77 anos, o sócio-proprietário nº 007 da Ilha e primeiro sócio benemérito desempenhou funções importantes no clube. Foi cinco vezes vice-comodoro e onze vezes presidente do Conselho Deliberativo.

Da festa de fundação, ele já falou outras vezes sobre como ficou na memória: “Aos olhos de um garoto de 13 anos foi um deslumbramento. Eu nunca tinha visto tanta gente reunida, nem tanta alegria numa reunião”.

Um legado sempre lembrado é ter sido quem atraiu para dentro do clube, nos anos 50, os “Filhotes do Jangadeiros”, um grupo de jovens sócios que formavam uma entidade paralela. Da parceria, surgiram vários futuros campeões, ajudando logo o Jangadeiros a se firmar como uma das potências da vela nacional e internacional.

2º Brechó-Congresso movimenta o Janga
na próxima semana
Evento promovidos pelos cruzeiristas contará com palestras,
presença do casal #SAL, estandes de vendas de produtos e almoço

Jangada News

Um clube não é apenas um lugar, mas as amizades e atividades que fazemos dentro dele. É nesse espírito de aprender e se conectar que os cruzeiristas do Jangadeiros promovem, no próximo dia 24, a 2ª edição do Brechó-Congresso Náutico, evento para integrar os sócios e que mais uma vez conta com atrações.

Todos os associados poderão levar peças e objetos dos barcos para venda ou troca. Lojas como a Equinautic e a Naútica Cayrú também estarão presentes, com descontos especiais. No decorrer da manhã, serão realizadas palestras didáticas com assuntos importantes para os velejadores do Clube, além de uma atração especial, o casal #SAL, sucesso do Youtube.

“Buscamos falar de coisas importantes e interessantes para os velejadores de maneira prática”, explicou Henrique Freitas, diretor de Cruzeiro do Jangadeiros e idealizador do Brechó. No ano passado, palestras sobre como resolver problemas no barco foram um sucesso entre os sócios, e, no geral, o evento reuniu 100 pessoas.

A programação começa às 8h da manhã, com o brechó. Está marcada para as 9h15min a primeira palestra (ver programação abaixo). Às 13h, será realizado um carreteiro para os sócios do Janga no valor de R$ 30 por pessoa. A loja Equinautic irá oferecer durante o almoço um chope de presente para os participantes, além da chance de visitação exclusiva à nova sede da empresa.

Jangada News

“Focamos naquilo que as pessoas vão enfrentar de verdade, como por exemplo, dúvidas sobre o motor, dicas de primeiros socorros e combate a incêndio. Convidamos pessoas do próprio Clube para dividir as experiências em um dia inteiro de integração. Foi fantástico!”

Henrique Freitas, diretor de Cruzeiro

 

PROGRAMAÇÃO

Ø Brechó e palestras

Ø 9h15min – Palestra Placas solares

Ø 10h – Palestra Balanceamento energético

Ø 10h45 – Casal #SAL – Adriano e Aline Plotzki

Informações: (51) 9 9791-2685 ou pelo e-mail freitas138@gmail.com 

Amor perfeito de verão

Quem não gosta um lugar bem cuidado e com suas plantas renovadas?
A administração do Janga está sempre atenta para revitalizar os canteiros do Clube e deixá-los sempre alegres e prontos para bem receber os sócios.
Aprecie os novos amor perfeito de verão que acabaram de ser
plantados no trajeto das piscinas

Jangada News

Barcos da Escola de Vela estão “branquinhos”

Mais uma iniciativa do Jangadeiros: renovar a pintura dos barcos que
atendem a Escola de Vela Barra Limpa, referência nacional

Jangada News

A cada semestre, a Escola de Vela Barra Limpa recebe alunos interessados em diferentes tipos de formação. Se você é sócio e não conhece ainda a nossa Escola, venha fazer uma visita e convide os seus amigos. Para participar, não é necessário possuir barco, ter experiência ou ser sócio.

O espaço  disponibiliza toda a estrutura necessária para um aprendizado seguro e divertido, coordenado por instrutores qualificados como Peter Nehm, velejador que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de 1984, e Lucas Mazim, duas vezes consecutiva Campeão Brasileiro da Classe Snipe.

Por recomendação de biólogos, Janga toma providências para preservar estrutura

Uma seringueira deixou de fazer parte da coleção de árvores da Ilha. A espécie, uma falsa–seringueira (ficus elastica), que estava localizada próxima à subestação transformadora da ilha, vinha causando muitos danos à rede de alta tensão, invadindo a tubulação e já ameaçando a subestação

Jangada News

Mais de 500 mudas nativas estão florescendo na Ilha

Antes de ser tomada qualquer medida, o Clube consultou dois biólogos, que recomendaram a sua retirada, uma vez que esta espécie, além de exótica, é bastante danosa ao seu entorno, além de estar ameaçando a sobrevivência de árvores vizinhas, principalmente um cedro e um pinheiro.

Levando tudo isso em conta, mesmo com a cultura de preservação e incentivo ao plantio, o Janga decididiu pela sua retirada para impedir danos ainda mais sérios. As raízes foram aterradas para acelerar o seu secamento, aliviando a pressão sobre as rede elétrica e outras árvores. Em vista desses motivos, a Prefeitura de Porto Alegre também tem tomado as suas providências e, gradativamente, vem fazendo cortes da espécie em pontos da cidade.

Vale lembrar que o Janga, recentemente, implementou o projeto de plantio de 526 mudas de árvores nativas de pequeno, médio e grande porte, que formarão uma mini floresta próxima à quadra de beach tennis e ao farol do canal de acesso. 

Rede Master Hotéis e Jangadeiros reafirmam parceria

Juízes e medidores do Sul-americano de Snipe ficarão hospedados no hotel. Sócios do Janga têm descontos no Master Premium Gramado

Depois de abraçar o esporte da vela no 69º Campeonato Brasileiro de Snipe, a Rede Master, líder de hotéis em Porto Alegre, volta a apoiar o Jangadeiros em mais um grande campeonato, desta vez no Sul-americano da classe, que será sediado pelo Janga na próxima semana. A parceria, envolve a hospedagem de juízes e medidores das regatas, garantindo às equipes acomodações de excelente qualidade durante o período da competição.

Em complemento, a Rede Master ainda montou um pacote super especial de hospedagem para os competidores e estende a condição para os sócios do clube no Master Premium Gramado, no Vale do Quilombo, com serviços como fitness center, recreação e um espaço kids. Vale lembrar que a Rede possui 10 unidades em diversos locais estratégicos da cidade e um total de 1.755 apartamentos.

Só temos a agradecer à Rede Master pela grande parceria. Apoiar o esporte e a realização de grandes eventos na vela é uma contribuição que seguirá por muitas gerações”

Rodrigo Castro, vice-comodoro Esportivo

Jangada News

Jangada News
Jangada News
Nosso Facebook Nosso Twitter Nosso site Nosso Instagram