(51) 3268.0080 | jangadeiros@jangadeiros.com.br | Área do sócio
Jangada News – 13 de outubro de 2017
Newsletter do Clube Jangadeiros – Porto Alegre – Edição 13 de outubro de 2017
Jangadeiros domina o pódio do XXVII Troféu Cayru
A grande campeã foi, mais uma vez, a tripulação do San Chico 3
Chegou ao fim o XXVII Troféu Cayru, tradicional evento realizado pelo Clube dos Jangadeiros que homenageia o barco Cayru, de Leopoldo Gayer, patrono fundador do Clube. Foram dois dias intensos de competição nas diferentes classes e regatas que envolvem o troféu e o tempo contribuiu para a prática do esporte com ventos fortes e dias ensolarados. O encerramento se deu no domingo (8) à noite em cerimônia de premiação realizada na sede da Ilha, onde velejadores, autoridades e convidados celebraram não só as conquistas dos grandes campeões como também o companheirismo e as emoções que o troféu proporcionou. O grande vencedor do Cayru foi, mais uma vez, a tripulação do San Chico 3, comandada porXico Freitas, que levou o Troféu Cayru, o Barco Fita Azul e ficou em 1° lugar da classe ORC Internacional.
“Estamos muito contentes. Foram dois dias de velejadas muito boas, com uma tripulação formada entre amigos e, mais uma vez, conseguimos levar as principais premiações. No domingo, tivemos duas regatas muito disputadas, tiramos o 2º e o 3º lugar, ficamos meio ponto na frente do Hobart. Foi uma edição bem disputada com três barcos do Jangadeiros na frente e com grandes velejadores que já foram campeões brasileiros e sul-americanos, o que mostra o nível em que estamos. É um ano muito feliz. Ganhamos a Copa Cidade de Porto Alegre e o Conesul, além de ficarmos em terceiro lugar em Ilha Bela. Isso mostra que estamos no caminho certo!
Xico Freitas, capitão do San Chico 3 – Vencedor do Troféu Cayru, do Barco Fita Azul e 1° lugar da classe ORC Internacional
“A nossa tripulação ficou com um sentimento duplo em relação ao resultado, pois perdemos o Consesul e o Cayru por apenas um segundo. Por um lado, ficamos estimulados, já que perdemos para um barco muito bom e super bem tripulado que está acostumado a correr regatas de oceano fora do país. Por outro lado, avaliamos que podíamos fazer um pouco mais ou errado um pouco menos para tirar essa diferença apertada. Agora, pretendemos executar pequenas modificações no barco e se preparar para a próxima competição”.
Airton Schneider, comandante do Hobart – 2° lugar na ORC Internacional
“Velejamos um pouco melhor do que no Conesul e acabamos perdendo por pouco novamente. De qualquer forma, estamos satisfeitos com o resultado. Tivemos um sábado bom e um domingo excelente para velejar com regatas muito técnicas. Agora é trabalhar pelo que vem pela frente, a começar pelas regatas de aniversário do Clube”.
Hilton Piccolo, capitão do Kamikaze XI – 3° lugar na ORC
“Estamos muito felizes com a tripulação que formamos. Contentes também pelo apoio do Clube e dos amigos que fazem parte dele. Foi incrível a energia nesses dois dias. No sábado, corremos em um vento forte, inédito para nós, mas o barco estava firme e não houve nenhum problema. No domingo, as regatas já foram mais técnicas. Neste ano, fomos vice da Copa Cidade e campeões do Conesul e agora do Cayru. O próximo objetivo é participar do estadual em novembro. Já compramos até uma vela nova para seguir competitivo e em alto nível”.
Leonardo Sant’Anna, comandante do Drakkar – Grande campeão da classe RGS
“O Troféu Cayru desse ano foi fantástico. Independente dos resultados finais, as regatas foram todas muito emocionantes! Apesar da classe RGS não ser a principal, estava com disputas muito bonitas e equilibradas. Um exemplo disso foi a última regata que teve cinco barcos chegando em um intervalo de 20 segundos. Qualquer vacilo que uma equipe tivesse, poderia representar na perda de muitas posições. O Jangadeiros mostrou que está afiado na Vela de Oceano. Que venha o próximo!
Emilio Strassburger, comandante do Caulimaran – 2° lugar da RGS
“Eu e minha tripulação estamos muito felizes, porque meu barquinho de cruzeiro se deu bem na regata. Participamos do Velejaço do Cayru, junto com André, Fabiula, Leandro e o Cristian. Formamos uma tripulação muito engajada e conquistamos o primeiro lugar no Velejaço 30 pés”.
Paulo Angonese, comandante do Kauana III, vencedor do Velejaço na classe Cruzeiro 30
“É importante lembrar que o Troféu Cayru homenageia o barco do nosso patrono, Leopoldo Gayer. Ao mesmo tempo em que o Clube dos Jangadeiros cresceu dentro do iatismo nacional com os seus atletas velejando, majoritariamente, em monotipos, nós temos esse troféu acontecendo com barcos maiores, barcos de oceano e barcos de cruzeiro. Essas embarcações festejam o espírito “Cayru” e o estímulo que promovemos ao iatismo desde que esse grande visionário estabeleceu a grande maioria dos clubes náuticos de Porto Alegre”.
Comodoro do Jangadeiros, Manuel Ruttkay Pereira
Confira mais fotos da premiação com algumas das tripulações campeãs!
Vela Jovem se reúne para comemorar ótimo desempenho na Copa da Juventude
Janta também serviu para arrecadar fundos para a flotilha de vela do Janga
O clima não podia ser melhor na confraternização da Vela Jovem, realizada na última sexta-feira (6), no Espaço Gourmet do Clube. O encontro entre atletas e convidados, com direito a um delicioso galeto, serviu para celebrar os resultados da Copa da Juventude deste ano, realizada em Recife no início de setembro. Na principal competição nacional da Vela Jovem, saímos campeões na classe 29er com Breno Kneipp e Ian Paim.
“O jantar também tem como objetivo arrecadar fundos para nossa flotilha que está sempre nas pontas. Essa ajuda de todos é muito importante. Com esse apoio, com certeza os resultados chegarão ali na frente”, destacou na ocasião Breno Kneipp
Oito atletas estiveram na Copa da Juventude defendendo as cores do Janga. Além do título na 29er, também subimos no pódio, na terceira colocação, comJoão Emílio Vasconcellos, na Laser Radial, e comGuilherme Plentz, na RS:X. O Clube deixou a competição como a segunda melhor equipe na classificação geral.
1º Campeonato Estadual de Kite Foil é protagonizado no Jangadeiros
Competição está programada para ser realizada neste final de semana
O Clube dos Jangadeiros segue inovando! Dessa vez, sediará o primeiro Campeonato Estadual de Kite Foil do Rio Grande do Sul. A largada da disputa acontece no sábado durante o dia e seguirá no domingo. As regras regidas serão as mesmas de regata de vela.
“Estamos muito contentes pelo Jangadeiros estar dando todo esse apoio para o Kitesurf, especialmente ao Kite Foil, uma modalidade de Hydrofoil nova. Mais uma uma vez o Jangadeiros esta se mostrando pioneiro”, declara Marcelo Bernd, organizador do evento.
Para quem não é familiarizado com o Kite Foil, Bernd explica: “É como se fosse um aeromodelo que vai dentro da água e, por um mastro, suspende a prancha ou os barcos de alta performance. Com isso, sem a prancha ter contato com a água, a gente consegue desenvolver velocidades bem superiores a 60km/h, o que dá uma sensação incrível tanto para quem vai estar observando de dentro do Clube, como para quem estiver velejando”.
Fim de semana de aula no Janga!
As aulas para a criançada acontecem nos sábados das 13h30 às 17h30 e nos domingos das 9h30 às 12h30
Não importa se há chuva ou sol nem se está calor ou frio, os irmãos Gabriel Oliveira Debeluck, de 10 anos, e Luisa Oliveira Debeluck, de 7, se dirigem todo o final de semana até a Escola de Vela Barra Limpa, onde fazem parte da turma de iniciação de Optimist.
Há dois meses, é essa a rotina dos filhos de Alexandre Porto Debeluck. “A ideia do curso partiu deles através de outros amiguinhos que já haviam participado das aulas. Eles gostam bastante e já demonstram que estão aprendendo lições que vão além do esporte como companheirismo e solidariedade”, relata o pai.
Pioneira no Rio Grande do Sul, a escola já revelou ao País grandes atletas como a medalhista olímpica Fernanda Oliveira e o multicampeão brasileiro Alexandre Paradeda. São 60 horas de aula que acontecem em média de 10 finais de semana. A modalidade Optimist é ministrada pelos professores Fábio Peticowtz, Cátia Pistorello e Peter Nehn. O custo é de R$ 100 por mês para sócios e R$ 150 para não sócios. Informações na Escola de Vela de terça à domingo (excepcionalmente neste domingo (15) a escola não abrirá), das 9h às 18h, ou pelo telefone (51) 3094-5777.
Balestrin está representando o Janga em águas hermanas
Atleta do Janga, Lorenzo Balestrin, que recentemente ficou no TOP 5 no Norte-Americano de Optimist, disputado em Toronto, no Canadá, está no país vizinho para competir na Semana de Buenos Aires, sediada pelo Yacht Club Argentino. Iniciada no dia 4 de outubro, a competição vai até o dia 16 deste mês. Recentemente, Lorenzo também venceu, ao lado de Pedro Henrique Gambino, na Baía de Guanabara, o Brasil Centro de Optmist. Mesmo de longe, ficaremos na torcida pelo nosso atleta mirim.
Calendário dos cruzeiristas segue a todo vapor
Próximo evento será a palestra/oficina ministrada por Cristian Yanzer (foto) e Eduardo Bojunga de Oliveira sobre os aplicativos Navionics e Windy
A Diretoria de Cruzeiro do Clube dos Jangadeiros segue com a sua agenda cheia para este final de ano. Após a 8ª Velejada na Lua Cheia e o Velejaço Cayru, a programação para o mês de outubro ainda conta com uma palestra/oficina ministrada pelo comandante Cristian Yanzer e pelo instrutor de vela Eduardo Bojunga de Oliveira sobre os aplicativo de navegação Navionics e o Windy, app capaz de fornecer as previsões de vento. Os participantes devem levar ipad ou smartphone ios ou android para acompanhar a palestra de conteúdo prático e teórico. Já no início de novembro, no dia 4, acontecerá a 9º edição da Velejada da Lua Cheia.
Confira a agenda completa:
17 out – Palestra-oficina APPs
4 nov – 9ª Velejada na Lua Cheia
18 e 19 nov – 6° Cruzeiraço
2 dez – 10ª velejada na Lua Cheia
3 dez – Velejaço comemorativo ao aniversário do Clube dos Jangadeiros
7 dez – Coquetel e fechamento do ano
Dia das Crianças é neste sábado!
Os pequenos da turma de Escola de Vela já estão em clima de celebração! Isso porque, com chuva ou sem chuva, a tradicional Festa do Dia das Crianças no Janga está garantida! Em razão do mau tempo dos últimos dias, a folia foi transferida para o pavilhão Edgar Siegmann, localizado no Continente do Clube, com direito a todas atividades previstas anteriormente: brinquedos infláveis, recreações, músicas, dança, mesa de doces e muito mais. O evento acontece neste sábado (14), das 15h às 18h. Traga o seu filho e venha celebrar esta data especial!
https://www.jangadeiros.com.br/wp-content/uploads/2017/05/Jangada-News-2.png788940Rômulohttps://www.jangadeiros.com.br/wp-content/uploads/2024/02/logo340w-1.webpRômulo2017-10-13 17:45:272017-10-20 11:43:29Jangada News – 13 de outubro de 2017