Jangada News – 10 de fevereiro de 2017





Jangada News
Newsletter do Clube dos Jangadeiros. Porto Alegre. Edição 10 de fevereiro de 2017

 

Novidade: Kitesurf promete voos acrobáticos na Copa Brasil de Vela

Interessados em conhecer mais sobre a modalidade poderão participar das clínicas de instrutores para Kitesurf. Aulas no CDJ, entre os dias 5 e 7 de março, das 9h às 17h. As regatas da classe acontecem nos dias 9, 10 e 11 nas categorias Profissional (Tubular e Foil) e Amador (Tubular). 

Sócio Lorenzo Bernd praticando Kitesurf em Ibiraquera-SC

A medida em que o tempo passa, vai aumentando a ansiedade para a chegada das duas principais competições do calendário náutico nacional: a IV Copa Brasil e II Copa Brasil de Vela Jovem. Neste ano, os eventos que serão sediados no Clube dos Jangadeiros e no Veleiros do Sul terão uma novidade. A classe Kitesurfe, que aproxima a vela tradicional dos esportes radicais, será atração na águas do Guaíba.

Com uma pipa, o kite, acoplada a prancha por meio de um trapézio preso ao corpo do velejador, o segredo do esporte é ousar e abusar das manobras.

Histórico campeão do CDJ na Copa Brasil

Juntamente com os voos acrobáticos do Kitesurf, acontecem as regatas das demais classes da vela tradicional. O CDJ, com todo o seu histórico de celeiro de atletas, já fez bonito em outras participações nesses campeonatos..

Na última edição da Copa Brasil, ocorrida em dezembro de 2015, no Rio de Janeiro, Breno Kneipp e Ian Paim foram medalhas de ouro. Já Marcelo Bernd e João Kremer ficaram em 4º lugar e Lorenzo Bernd e João Vasconcellos em 5º na classe 29er.

No 420, Tiago Brito e Pedro Zonta levaram para casa a medalha de prata e as atletas olímpicas Fernanda Oliveira e Ana Barbachan ficaram entre as top 5 no 470. Em 2014, também em terras cariocas, Samuel Albrecht e Georgia Rodrigues já haviam conquistado a prata na classe Nacra 17.

Neste ano, a IV Copa Brasil terá disputa nas seguintes classes: RS:X (masculino e feminino), Laser Standard, Laser Radial (feminino), Finn, 470 (masculino e feminino), 49er, 49er FX, e Nacra 17 (misto).

Já a II Copa Brasil de Vela Jovem está aberta para as classes RS:X (masculino e feminino), Laser Radial (masculino e feminino), 420 (masculino e feminino), 29er (masculino e feminino) e Hobie Cat 16 (aberto).

Breno Kneipp e Ian Paim foram campeões da I Copa Brasil de Vela Jovem em 2015

 

Velejar é preciso: flotilha da 29er intensifica o ritmo para as competições de março

Começou uma nova fase para os jovens velejadores! Nesta semana, os atletas que participarão dos campeonatos da classe 29er em março, puderam começar a montar os seus barcos recém-chegados do Projeto Preparando o Futuro Olímpico, firmado no convênio nº42 , Edital nº5, com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Inclusive, já estão definidas as duplas que vão estrear as novas embarcações no Brasileiro de 29er, que acontecerá entre os dias 2 e 5 de março, no Jangadeiros.

Bruno Kneipp e Ian Paim

Lorenzo Bernd e Phillipp Rump

Giovanne Pistorello e Luiz Pejnovic 

Gabriel Kern e Diego Falcetta

Guilherme Plentz e Francisco Ruschel

Vitor Paim e Gabriel Simões

Lucas Mazim, treinador da flotilha, disse que ainda outras três ou quatro duplas devem ser formadas para a disputa das competições. Além do Brasileiro, a classe 29er tem mais dois campeonatos a serem disputados no próximo mês: a Copa Brasil de Vela Jovem, de 5 a 11, e o Sul-Americano, entre os dias 22 e 25.

 

Guilherme Plentz: “Começamos agora na classe, ainda não possuímos muita experciência, mas prometo dar o melhor de mim. Esta semana estreamos os barcos novos e foi uma velejada bem tranquila. Estamos aprendendo rápido!”.

 

 

 

Gabriel Kern: “O fato de velejarmos a muito tempo na raia ajuda muito e deve compensar o pouco tempo que temos de classe. Ainda não treinei com o Diego, mas espero me entrosar rápido com ele para que possamos fazer um bom papel”.

 

 

 

Gabriel Simões: “Eu e o Vitor saímos a pouco do Optmist, mas temos certeza que com o ensinamentos do Sorriso iremos longe na 29er também. Nossos primeiros treinos foram bons e estamos muito pilhados para os campeonatos”.

 

 

 

Ainda há tempo para você inscrever seu filho no

Curso Optimist de Verão

De baixo para cima, da esquerda para direita: Pedro Nunes (7), Mariana Nunes (7), Fernanda Schneider (7), Matheus Debus (6), Augusto Leonardi (7), Lívia Paradeda (7), Artut Lautert (7), Lucca Philipp (7), Lucas Reck (10), Bianca Lautert (10), Mariah de Oliveira (9), Marco Raymundo (8), Ernani Schneider (10), Marcelo Farias (9), professora Cátia, professor Fábio, professor Peter e Victor Leonardi (12)

A turminha encerrou hoje a penúltima semana de aulas na Escola de Vela Barra Limpa (EVBL). Mas ainda dá tempo de matricular seu filho para os cinco dias finais do Curso Optimist de Verão.

O valor da inscrição é de R$ 100 para sócios e R$ 130 para não-sócios. É uma oportunidade de permitir que eles aprendam, de maneira lúdica e em contato com a natureza, como montar e guiar um barco. Matheus Debus, o caçula da turma, tem adorado toda essa experiência.

 

Matheus Debus: “Eu gosto muito de me molhar no Guaíba e de velejar com o Professor Peter de 420. Também adoro a hora do lache, porque teve um dia que, depois de comermos, assistimos desenho na TV”.

 

 

 

 Sócio em foco: Lorenzo Bernd

“As milhares de gargalhadas que dei com meus amigos das diversas flotilhas, a quantidade de pessoas legais que eu conheci e as festas e os momentos que juntos passamos, levarei para sempre em minha vida”

Um garoto apaixonado por esportes e que está constantemente em movimento. Essa é uma maneira de definir Lorenzo de Lemos Bernd, 15 anos, e sócio do Jangadeiros desde que nasceu.O sentimento nutrido pela atividade física começou bem cedo. O jovem recorda que seu pai, Marcelo Bernd, tinha uma lancha, a qual manteve até Lorenzo completar três anos.

“Aqui, comecei a velejar no Optimist, aprendi a andar de bicicleta e a guiar os barcos que meu pai teve”

Desde então, o nosso associado em foco sempre buscou manter o corpo e a mente sã através do esporte. Quase todas as experiências ele viveu no Jangadeiros. “Aqui, comecei a velejar no Optimist, aprendi a andar de bicicleta e a guiar os barcos que meu pai teve. Também tive meus primeiros contatos com o Windsurf, com o Kitesurf e com o Wakeboard”, conta Lorenzo.

Mas dentro de todas as atividades que faz, a que ele mais gosta é o chamado treino físico, que alia musculação aos exercícios aeróbicos. “Comecei ainda no tempo do Optimist. Na época, eu era meio gordinho e precisava emagrecer. Junto com meus técnicos, antes o Átila Pellin e agora o Lucas Mazim, passei a treinar diariamente”, recorda.

As lembranças que o garoto de cabelos longos com pinta de surfista leva de seus treinadores vão muito além do tempo passado dentro da academia. Tudo o que sabe da vela e boa parte dos valores que aprendeu sobre a vida Lorenzo deve a seus professores.

Da esquerda para direita: Lorenzo Bernd, Gabriel Kieling, Átila Pellin, Giovanne Pistorello, João Moré e Guilherme Plentz na festa Noite do OP em 2016

Professores esses que estarão ao seu lado nas competições de 29er, que serão disputadas em março no Jangadeiros. O atleta pretende correr o Brasileiro (2 a 5) e o Sul-Americano (22 a 25) da classe. Para isso, fez uma preparação especial. “Nessas férias, trouxe o meu barco para Ibiraquera, para poder treinar mais. Ainda estou à procura de um proeiro para participar desses campeonatos. Já temos algumas ideias, mas ainda não há nada definido”, revela.

Seja nas águas do Guaíba ou fora delas, a certeza que fica é que o Clube fez parte de diversas experiências importantes na vida do nosso velejador mirim. O desejo é que Lorenzo passe por mais momentos como esses: “As milhares de gargalhadas que dei com meus amigos das diversas flotilhas, a quantidade de pessoas legais que eu conheci e as festas e os momentos que juntos passamos, levarei para sempre em minha vida”, encerra.

Lorenzo ao lado de Nicolas Mueller competindo na Copa da Juventude em 2016

 

Sócio indica: sugestões de lazer em Porto Alegre

 

Dica de boate por Antonio Rosa: “Curto muito o Margot, na Cidade Baixa. A proposta deles de começar a noite como barzinho e depois virar festa é muito legal. Outro ponto bacana é que toca de tudo lá, é para todas as tribos. Além disso, tem muita gente bonita. Super indico o lugar”.

 

 

Dica de restaurante por Tiago Brito: “Eu adoro culinária japonesa e Porto Alegre tem vários restaurantes desse ramo que são bons, mas o que eu mais gosto é o Sambô Sushi. Gosto de pedir o combo, que é bem servido. Além da comida gostosa, o lugar é muito bonito, todo colorido”.

 

 

Dica de cafeteria por Loara Aydos: “Sou apaixonada pelo Café e Prosa, que fica dentro da Floricultura Winge. O lugar é belíssimo, com verde para tudo quanto é lado. Quando estou lá, gosto de pedir o suco de abacaxi com hortelã e a torta de banana. Nossa, é uma delícia”.

 

No ritmo do sócio Joannes Sleutjes

Mesmo com o sol forte, perto das 15h, Joannes Sleutjes realiza a sua caminhada habitual. Com a bela natureza da Ilha do Jangadeiros como pano de fundo, o sócio do Clube há quase meio século segue em seu ritmo forte, sempre acompanhado de seu aparelho celular próximo ao ouvido. Tudo para prestar atenção nas informações que o aplicativo de corrida passa.

“Olha só, já percorri mais de cinco quilômetros e quase não deu para sentir”, conta animado, sem sequer ofegar. Parece que os ventos que sopram entre os barcos atracados no trapiche servem de combustível extra para o nosso corredor. Mais uma oportunidade de aproveitar o Jangadeiros para cuidar da saúde e ficar em dia com os exercícios físicos.

“Agora tenho que ir, eu preciso buscar meu neto na escola. Abraço!”, se despede Sleutjes enquanto passa nas proximidades do restaurante. 

 

Rodrigo Castro, Vice-Comodoro Esportivo:

“Amadores ou profissionais, velejadores a passeio ou em competições, todos nos igualamos no amor ao esporte que carregamos em nossos corações”

Hoje é uma data muito especial. Em 10 de fevereiro, é celebrado o Dia do Atleta Profissional. O Clube dos Jangadeiros, com o seu DNA vencedor, não podia deixar de agradecer a todos que fazem o CDJ ainda maior e mais vitorioso.

Ao longo dos 75 anos de história, os atletas do Clube já conquistaram uma medalha olímpica, nove títulos mundiais, três medalhas pan-americanas, 36 títulos sul-americanos e 111 títulos brasileiros. Motivos não faltam para comemorar a data. Parabéns, atletas!

 

Academia Janga Wellness se despede do CDJ

 

Após 13 anos de parceria, a Academia Janga Wellness encerra suas atividades no Clube. A comodoria do CDJ agradece por este companheirismo de longa data e deseja boa sorte aos amigos da agora G2 Treinamento Funcional nesta nova empreitada. Em breve, serão anunciadas novidades que darão conta de preencher o espaço deixado pela academia. Aguarde e confira!

 

 Cliques no Janga: as belezas do Clube à beira do Guaíba


Um belo lugar para o seu filho brincar em segurança e em contato com a natureza

Árvores, flores, Guaíba e um barquinho no horizonte

 

Agenda de eventos

Data Evento Local
02 a 05/3      Brasileiro de 29er   CDJ
05/3      Descobrindo a Vela   CDJ
05/3 a 11/3      Copa Brasil e Copa Brasil de Vela Jovem   CDJ/VDS
17 e 18/3      Copa Cidade de Porto Alegre   CDJ
22 a 25/3      Sul-Americano de 29er   CDJ 

 

Jangada News
Nosso Facebook Nosso Twitter Nosso site Nosso Instagram