Jangada News – 10 de dezembro de 2013

Clube dos Jangadeiros
Newsletter do Clube Jangadeiros – jangadeiros.com.br – Edição 10 de dezembro de 2013

Regatas de aniversário reuniram velejadores gaúchos

Responsável pela formação de alguns dos maiores velejadores da história da vela brasileira, o Clube dos Jangadeiros festejou o aniversário de 72 anos do jeito que os seus associados mais gostam, com regatas e muita confraternização nas águas do Guaíba. As provas comemorativas começaram no sábado, dia 7, com a Regata em Solitário e as disputas nas classes Hobie Cat (14 e 16), Laser (4.7, Radial e Standard), Snipe, Dingue, 420, e Optimist (Estreantes e Veteranos), em um dia considerado perfeito para velejar, com céu azul, calor e vento sul, com intensidade média de 10 nós. No domingo, dia 8, foi a vez do Velejaço e das regatas para as classes BRA-RGS (A e B), J-24 e MT 19. As disputas novamente ocorreram em uma tarde de sol e calor, mas desta vez com vento fraco, não passando de cinco nós. O evento reuniu mais de mais de 100 barcos e cerca de 300 competidores, que representaram os principais clubes náuticos do Rio Grande do Sul.

Confira a cobertura das regatas de aniversário no site jangadeiros.com.br. 


Tiago e Andrei recebem o Troféu Edmundo Soares

Após um ano recheado de conquistas, os velejadores Tiago Brito e Andrei Kneipp receberam neste domingo, dia 8 de dezembro, o Troféu Edmundo Soares. O prêmio é uma homenagem do Clube dos Jangadeiros ao (s) iatista (s) ano, já tendo sido entregue, desde que foi criado, em 1981, a nomes como: Nelson Piccolo, campeão mundial de Snipe; José Luiz Ribeiro/Paulo Ribeiro, campeões pan-americanos de 470; George Nehm/Henrique Bergallo, campeões brasileiros de Snipe, Marco Aurélio Paradeda/Peter Nehm, representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de 1984; André Fonseca/Rodrigo Duarte, representante brasileiros nas olimpíadas de 2004 e 2008; e Fábio Pillar, campeão mundial de Laser Radial.

Este ano, a escolha dos velejadores aconteceu através de uma votação, realizada no site do clube. Entre os feitos que levaram Tiago e Andrei a concorrer ao troféu estão o título do Campeonato Mundial da Juventude, em julho, no Chipre; e os vice-campeonatos brasileiro, sul-americano e mundial na classe 420. A dupla foi eleita com mais de 50% dos votos, superando Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, Alexandre Paradeda e Gabriel Kieling e o velejador Lucas Mazim.


Tangaroa é campeão da Copa Jimny Suzuki 2013

Campeão brasileiro da classe RGS em 2012, o Tangaroa realizou neste sábado, dia 7 de dezembro, mais uma façanha. Em um dia sol e ventos médios, entre 15 e 18 nós, o barco do comandante James Bellini venceu as duas regatas disputadas e garantiu, por antecipação, o título da Copa Suzuki Jimny 2013, na classe ORC . Único representante do Jangadeiros na competição, o Wind 34 foi comandado pelo velejador Samuel Albrecht, o Samuca, que substituiu Bellini neste fim de semana. “Vamos velejar forte neste domingo para garantir também a vitória na etapa. A equipe está bem entrosada e tivemos vento bom, raia limpa e uma bela flotilha. Foi uma ótima velejada neste sábado. É um grande prazer estar aqui em Ilhabela”, afirmou Samuca.

Organizada pelo Yacht Club de Ilhabela, a Copa Suzuki Jimny/XIII Circuito Ilhabela de Vela Oceânica é uma das mais importantes competições de vela de oceano do Brasil, reunindo barcos das classes ORC, C30, HPE e RGS (A, B, C e Cruiser). O evento é dividido em quatro etapas (abril, junho, agosto/setembro e novembro/dezembro) e acontece no litoral norte de São Paulo, em Ilhabela.

Confira todos os resultados aqui.

Foto: Aline Bassi/Balaio.


 Comodoria inaugura novo o trapiche da Ilha

No fim da tarde deste sábado, 7 de dezembro, a Comodoria inaugurou o novo trapiche da Ilha. A cerimônia ocorreu na área do guindaste e contou com a presença de dezenas de associados. “O trapiche antigo estava em péssimas condições, então avaliamos que esta obra era uma prioridade. As novas vagas também ajudam a suprir uma carência de espaço para novos barcos”, explicou o comodoro Renê Garrafielo, que fez um breve discurso por volta das 19h e, em seguida, convocou o vice-comodoro de Obras, Jorge Debiagi, para inaugurar oficialmente o trapiche.

Após o ato simbólico, Garrafielo convidou os presentes para caminhar pelo flutuante de 40 metros e conhecer, de perto, a obra realizada pelos funcionários do porto e do setor de manutenção e serviços gerais. O novo trapiche possui 16 boxes, sendo que alguns ainda estão disponíveis para locação. Interessados podem entrar em contato pelo telefone (51) 3094-5777.

Confira fotos do evento aqui.

Clube dos Jangadeiros