Jangada News – 04 de março de 2016





Jangada News
Newsletter do Clube Jangadeiros . Porto Alegre . Edição 4 de março do 2016

Mais de 100 crianças participam do projeto Descobrindo a Vela no Janga

O misto de alegria e emoção tomou conta do rosto das crianças que participaram do projeto Descobrindo a Vela no Janga, promovido pela Escola de Vela Barra Limpa no último sábado (27). Muito mais do que oportunizar uma aula prática experimental para jovens de sete a 14 anos, a iniciativa integrou famílias, aproximou a gurizada da natureza e do Guaíba e mostrou a importância que o esporte pode ter na formação pra a vida adulta.

Além dos velejaços que envolveram jovens e os pais, houve ainda almoço de integração, homenagem à Flotilha da Jangada, reconhecida como a melhor no 44º Campeonato Brasileiro de Optimist, e entrega de diplomas ao grupo que participou do Curso de Verão da Escola, ao longo de janeiro.

 

Um dos mentores do projeto e entusiasta da formação de novos atletas, Alexandre Paradeda, o multicampeão Xandi, vice-comodoro de Esportes do Clube, comemorou o sucesso do evento. “Atingimos nosso objetivo por conseguirmos reunir tantos jovens, entre sócios e não-sócios. A nossa ideia era abrir o clube e apresentar o esporte a quem não tem contato com a vela, mas não esperávamos tamanha adesão”, comentou.

 

Um dos professores responsáveis por orientar os grupos de aspirantes a atletas, Salvatore Meneghini ajudou os pequenos desde a colocação dos coletes salva-vidas até o manejo correto da vela e seus comandos. “Todos tiveram tarefas e viram como velejar não é difícil, basta prestar atenção ao funcionamento do barco e aos cuidados que devemos ter”, explicava a seis alunos curiosos, que ajudavam a empurrar o barco até a água.

 

Meninos como Lucas Hecker, oito anos, que mesmo fazendo parte de uma família que já foi atuante no esporte, velejava pela primeira vez. Inscrito pela avó, não escondia o receio em participar da aula, mas admitiu que, caso gostasse da experiência, pediria aos pais para retornar ao Clube. “Se eu gostar, vou continuar vindo aqui”, disse. 

O pai, Ruy, conta que se criou no Clube e que o avô de Lucas foi sócio de número 73 do Jangadeiros. Hoje, embora não seja mais sócio, afirma que pretende incentivar o filho a ingressar na escolinha e a desenvolver o gosto pelo esporte. “Quem sabe assim não voltamos para o Clube?”, completou.

Outro exemplo de atleta que começou na Escola de Vela ainda como não-sócio e que hoje se destaca como promessa do Clube é Francisco Britto Hagemann,12 anos, que também participou do velejaço. A mãe, Paula Britto, conta que o filho começou a frequentar o Clube a convite de uma colega de escola, por volta dos cinco anos de idade, e que a paixão pelo esporte transformou a rotina da família, hoje associada ao Jangadeiros. “Ele fez os cursos de verão e logo entrou para a flotilha do Clube. Hoje, treina quatro vezes por semana e participou de seu primeiro campeonato brasileiro em janeiro, em Jurerê. Além de gostar de se envolver com todas as atividades da Escola de Vela, o que ele mais destaca é o poder de “acalmar a cabeça” que o esporte proporciona”, revelou a mãe do atleta.


   

 

 

Enquanto a filha Isabela, sete anos, participava do projeto, Mônica e Luiz Zorzi se integraram ao passeio de barco oferecido aos pais. A mãe conta que foi sócia do Clube na infância e que participou da Escola de Vela quando tinha oito anos de idade, “levando para a vida ” os ensinamentos ali recebidos. Por incentivo dela, a filha participou da aula experimental, ao lado da amiga Milena, de 10 anos, e saiu do barco convicta de que quer fazer outras aulas. O pai elogiou a iniciativa do Jangadeiros e a oportunidade de aproximar a família do Clube. “O evento foi uma ótima maneira de vender o esporte e de oportunizar essa excelente experiência em família. Se a Isabela gostou, com certeza vai fazer o curso e frequentar o Clube”, comentou Luiz.

Satisfeito com a movimentação da Ilha, o Comodoro Manuel Ruttkay Pereira ressaltou que o projeto cumpriu com o objetivo de permitir e facilitar o acesso ao esporte àqueles que não tinham nenhum contato com a atividade náutica, além de incentivar novas associações. “A vela é erroneamente vista como esporte de elite. Aqui, o velejador pode priorizar seu lazer, velejar por prazer e ver que isso pode ser feito com pouco investimento”, destacou.

 

  

Ao observar o sucesso da iniciativa, o dirigente também comentou os benefícios de incentivar o esporte entre os jovens. “Os alunos aprendem a lidar com as forças da natureza, a desenvolver a capacidade adaptativa, o espírito de camaradagem e a compartilhar responsabilidades, coisas que serão levadas adiante por eles”. Ele enfatizou ainda a importância da Escola de Vela Barra Limpa para o Clube. “Iniciar e incentivar crianças a praticar um esporte como a vela é ajudar a formá-los também para a vida e aí está a importância de uma escola maravilhosa como a que temos, além, é claro, de prospectar novos talentos do iatismo e incentivar o prazer pela vela”, completou.

Incentivo à prática da vela e a novos sócios

Durante o dia de atividades, o Clube também apresentou o plano de ação voltado a captar novos sócios e a facilitar o desenvolvimento do esporte, buscando incentivar a prática da vela competitiva e de lazer. Entre os benefícios oferecidos a novos sócios estão os descontos nas despesas de matrícula e facilidades para aquisição de equipamentos.

Exemplos: os alunos não-sócios matriculados na Escola de Vela para o curso de iniciação à classe Optimist, que dura entre quatro e seis meses, terão os pais e irmãos convidados a frequentar o clube, sem ônus, no período de duração do curso. Além disso, a Escola de Vela Barra Limpa oferecerá cursos gratuitos por seis meses para novos sócios e seus dependentes. O clube também manterá premiações aos velejadores campeões, como isenções de mensalidades.

SBT e RECORD na cobertura do Descobrindo a Vela no Janga

A imprensa impressa e as televisões prestigiaram o projeto. Duas redes de televisão – SBT e Record – acompanharam as atividades durante toda a manhã. Confira o link da matéria do SBT aqui: Matéria SBT

Inscrições abertas. Vai começar o Curso de

Optimist – Iniciação !  

 

Seguem abertas as inscrições para o Curso de Optimist – Iniciação. As atividades, de 5 de março a 26 de junho, são voltadas para jovens de 7 a 14 anos de idade. As aulas apresentam conteúdos práticos e teóricos – como nomenclaturas dos barcos, montagens e desmontagens de equipamentos e velejadas pelo Guaíba.

O curso tem duração de 10 finais de semana. Nos sábados, das 13h30min às 17h30min, e no domingo, das 10h às 12h30min. O investimento mensal é de apenas R$100,00 – crianças sócias, e de R$150,00 – não sócias.

Mais informações no site www.jangadeiros.com.br ou pelo 51-3094-5779

    Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, conquistam o 4º lugar no Mundial de 470

Boa notícia: nossas atletas olímpicas, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, encerraram a suas participações no campeonato Mundial de 470, em San Isidro, Buenos Aires, no TOP 5. 

As campeãs foram as francesas Camille Lecointre e Helena Defrance. A próxima competição a ser disputada pela dupla será o Trofeo Princesa Sofia, em Palma de Maiorca, na Espanha, de 25 de março a 2 de abril. 

“Estamos muito felizes com o resultado. Competimos sempre no grupo da frente, em uma flotilha de 40 barcos. Ainda temos margem de melhora em alguns aspectos táticos e de desenvolvimento de velocidade do barco, o que nos deixa animadas para seguir trabalhando até os Jogos Olímpicos. A caminhada está indo muito bem e os próximos eventos vão completar nossa preparação”, diz Fernanda Oliveira.

Súmula Completa: http://2016worlds.470.org/en/default/races/race-resultsall

Créditos das fotos: 470 World Championship 2016 © Matias Capizzano

Festival Hobie Challenge ocupa Lagoa dos Patos com velejadas 

Com organização direta dos iatistas Mário Roberto A Dubeux e Lawson Beltrame, apoio da Secretaria de Turismo, Desporto e Lazer da Prefeitura de Tapes, e presença maciça da flotilha Gaúcha de Hobie Cat 16, aconteceu no último final de semana, em Tapes, o Festival Lagoa dos Patos Hobie Challenge de Hobie Cat.

“Esse foi um evento teste e o embrião para tentar inserir Tapes e sua raia sensacional no roteiro de grandes festivais de vela, num futuro próximo, além de uma aposta na realização de certames oficiais regionais da Associação Brasileira da Classe Hobie Cat, quiçá já em 2017″, disse Mario Dubeux, atleta do Jangadeiros. 

Confira um vídeo do que rolou em Tapes: https://www.youtube.com/watch?feature=youtu.be&v=PfW9xplp20U&app=desktop

Regatas

Foram disputadas quatro regatas, que iniciarm com 13,5 nós de velocidade vento na direção sudoeste, e terminaram com intensidade próxima aos 18 nos sobrando do quadrante Sul, o Capitão Pierre achou pouco e ainda inventou a regata do espumante, vencida pela dupla Guilherme Borges e Jaqueline Jardim.

A última “corrida” foi de percurso com chegada na sede do Clube, já no finalzinho da tarde. No final do certame, a dupla de velejadores do Jangadeiros, Mario Dubeux e Karoline Bauermann, sagrou-se campeã geral, depois de uma disputa acirrada. À noite, os velejadores, familiares e convidados tiveram o prazer de saborear a paella artesanalmente elaborado pelo Chef Marcos Imério Leão, assessorado pelo amigo Alfonso Risso, brindados por um som de violão e voz produzido pelo músico Adriano.

Pódio geral:

1º Mário Roberto A Dubeux / Karoline Bauermann (CDJ)  – 8 pontos perdidos
2º João Felipe Kraemer / Lawson Beltrame (CDJ) – 10 pontos perdidos
3º Ricardo Lis / Luiz (estreante) VDS – 16 pontos perdidos

MARATONA TAPES – PORTO ALEGRE 

 

Menos de 24 hs após um dia de muitas disputas e grandes emoções, as cinco duplas que fizeram a travessia Tapes/Porto Alegre partiram pouco antes das 9h do Clube Náutico Tapense em direção aos clubes náuticos na zona sul de Porto Alegre. “Após umas 13 horas de velejada chegamos sãos e salvos aos clubes em Porto Alegre. O estômago roncando, o frio pegando, o relógio já batendo 22hs, mas contentes”, brinca Mario.  

 

 Abertura de temporada Fevers

 

É neste final de semana (5 e 6), a partir das 14h, as regatas de abertura de temporada da Fevers, nas classes Hobie Cat 14 e 16, Snipe, Laser, Dingue e 420, todas saindo da raia da Tristeza, no Jangadeiros. A classe Optimist compete nos mesmos dias, sediada no Veleiros. Agende-se e venha acompanhar!

Jangada News
Nosso Facebook Nosso Twitter Nosso site