Jangada News – 04 de dezembro de 2015





Jangada News
 
Newsletter do Clube Jangadeiros . Porto Alegre . Edição 4 de dezembro de 2015
 

 Aos associados do Clube dos Jangadeiros

Comodoro“Dezembro é um mês especial para nós, pois registra o aniversário deste pujante e tradicional centro de amantes da arte de navegar. Neste final de semana, ajudaremos o Clube dos Jangadeiros a assoprar 74 velinhas de uma existência extremamente profícua. Junte-se a nós para celebrar no Jantar Festivo e nas regatas de Aniversário no mesmo final de semana. Em nome de toda a comodoria, agradeço as presenças e o carinho dedicado ao nosso Clube, que estará representando nas Olímpiadas de 2016 e tem na sua história titulos memoravéis conquistado pelos nossos atletas”.   

  Manuel Ruttkay Pereira
  Comodoro

 Luiz Szabo, um Jangadeiro

Luiz SzaboO Jangadeiros é um grande Clube hoje graças ao empenho e a dedicação de dezenas de personagens. Um deles é o Sr. Luiz Szabo, hoje com 87 anos, que lembra com saudade dos tempos de sua juventude, quando frequentava regularmente o Clube que ajudou a construir.

Szabo, de família húngara, pertencia ao Grêmio Esportivo Masson, que em 1948  tornou-se o Iate Clube Guaíba, com sede esportiva na Avenida Praia de Belas, na beira do Rio Guaíba. Ali, Leopoldo Geyer fomentou o esporte náutico, que atraiu Szabo. Com o aterro que mudou a paisagem da Zona Sul de Porto Alegre, o ICG ficou sem acesso ao Guaíba, portanto, sem condições para os velejadores por certo tempo.

Atento aos acontecimentos, o Jangadeiros recebeu de braços abertos os “náufragos” do antigo Clube, como Luiz se refere. Ele e seus companheiros chegaram com entusiasmo ao novo Clube, querendo vê-lo crescer. À época, o fundador Leopoldo Geyer já havia instituído os “Filhotes dos Jangadeiros”, com o qual o grupo se identificou por fazer parte da recente renovação.

Campeão Estadual na classe Sharpe, uma antiga embarcação de madeira, Luiz Szabo se tornaria capitão da Flotilha Pinguim, na qual seus filhos começaram a velejar. Foram diversas competições por boa parte do Brasil, Buenos Aires, Montevidéu e, mais tarde, nos Estados Unidos.

Mas, para que as competições ocorressem, era preciso que a categoria se unificasse em um padrão. Foi então que Szabo conseguiu a planta original, vinda da Alemanha, e regularizou a situação no país, feito que lhe rendeu o título de Chefe Nacional da Classe Pinguim, além de acumular o cargo de Vice-Comodoro Esportivo do Jangadeiros.

Ao longo de sua história com a vela, ainda foi vice-presidente da Federação de Vela e Motor, Presidente da Soamar e Comodoro do Clube dos Jangadeiros no ano de 1968. “Meu legado, e isso eu bato no peito para dizer, é que eu consegui unir as pessoas dos Clubes”, afirma ele, defensor da ideia de que a rivalidade entre as agremiações deve ficar na água.

O ex-Comodoro lembra-se com orgulho dos tempos de construção da Ilha, que veio a tomar forma graças ao esforço dos associados por nada além de puro amor ao Clube. Os finais de semana, seja auxiliando na colocação das pedras ou organizando festas para angariar fundos e dar forma a grandiosa obra, ainda estão bem vivos na memória de Luiz e sua esposa, Sônia Szabo, incansável na movimentação social e na própria concepção da Ilha.

“Minha maior satisfação é ver que a filosofia de nosso fundador está sendo levada adiante. É nos jovens que se deve pensar, pois eles são nosso futuro”, diz Luiz ao ser perguntado sobre o presente do Jangadeiros. Orgulhoso da Escola de Vela, a considera a “porta de entrada” do Clube, onde as crianças tem contato com os fundamentos e a filosofia do esporte náutico. Parecido com os “Filhotes dos Jangadeiros” nas primeiras décadas do Clube que se cruza com a história de Luiz Szabo.

 Dois dias de regatas comemoram o aniversário do Jangadeiros

Regata de aniversárioA comemoração dos 74 anos do Clube será recheada de vela! A Regata de Aniversário acontece neste final de semana, envolvendo cerca de 80 barcos das classes Oceano e Monotipos.

No sábado, às 13h, competem embarcações nas classes ORC-Internacional, BRA-RGS, J24, MT19. Logo em seguida, é a vez da largada do Solitário.

No domingo, o Guaíba será colorido pelo Velejaço, às 13h, e pela largada das modalidades Soling, Dingue, Hobie Cat 14 e 16, 470, 420, 29er, Laser Standard, Laser Radial, Laser 4.7, Snipe e Optimist, às 14h. No final do dia, às 19h, será o momento de confraternização e entrega dos troféus.

 Resultado da votação da Assembleia Geral Ordinária

Logo

Associados! Já estamos com o resultado da Assembleia Geral Ordinária, que renovará, a partir de 2016, um terço do Conselho Deliberativo. Os 10 candidatos mais votados serão conselheiros efetivos e os cinco candidatos seguintes ficarão como suplentes. A votação aconteceu neste último sábado (28). Também foi aprovado em Assembleia Geral Extraordinária, realizada no mesmo dia, a alteração do Estatuto Social do Cube para adequação à nova redação da Lei Pelé.

1º   Felipe Vier Loss – 51 votos
2º   Eduardo Kucker Zaffari – 49 votos
3º   Airton Schneider – 48 votos
4º   Silvio Perez – 47 votos
5º   José Adolfo Paradeda – 44 votos
6º   Pedro Chaves Barcellos Filho – 44 votos
7º   Francisco de P. B. de Freitas – 44 votos
8º   Tuffy Calil José – 43 votos
9º   Edgar Hony Plentz – 40 votos
10º Thomas Henrique Gahrmann – 39 votos
11º  Mario Fernandes Teixeira – 39 votos
12º  Claudio Roberto B. da Silva – 39 votos
13º  Luiz Carlos Ritter Lund – 38 votos
14º  Roberto Munhoz – 37 votos
15º  Afonso Reichel Pereira – 37 votos

 Só deu Jangadeiros no Estadual de Optimist


Gabriel Kern, 4º lugar, Ian Paim,3º lugar, Giovanne Pistorelo, 1º lugar, Guilherme Plentz, 2º lugar e Vitor Paim, 5º lugar

 

 

 

 

Brilhamos no Estadual de Optimist. O clube conquistou as cinco primeiras colocações da Categoria Veterana. Giovanne Pistorelo ficou em primeiro lugar, Guilherme Plentz, em segundo e Ian Paim, em terceiro. Gabriel Kern e Vitor Paim também contribuíram para esse ótimo desempenho e alcançaram a quarta e a quinta Francisco Hagemann (esquerda), 3º lugar e Pedro Foergens (direita), 2ª colocaçãocolocação.

Outros três atletas da Flotilha conquistaram os três primeiros lugares na categoria Estreante. Vinicius Koeche foi o grande vencedor, acompanhado de Pedro Foergens, na vice-liderança e Francisco Hagemann, em terceiro.

A classe feminina do Clube foi representada na classificação geral por Luiza Moré, no primeiro lugar, e Joana Villas Boas, em segundo.

 

 

Luiza Moré (direita), 1º lugar e Joana Villas Boas (esquerda), 2ºlugar

 

Leia a súmula completa nos links:

http://jangadeiros.com.br/wp-content/uploads/2015/11/Estadual-Op.-29112015.pdf


http://jangadeiros.com.br/wp-content/uploads/2015/11/Estadual-Op.-Estreantes-29112015.pdf
 

 Dunga grava entrevista para Esporte Espetacular no Jangadeiros!

Visita DungaAcompanhe neste domingo no Esporte Espetacular, às 10 da manhã, a entrevista do técnico da Seleção Brasileira gravada durante 50 minutos no belo cenário do Clube Jangadeiros, na zona sul da capital.

Na conversa com os repórteres da Rede Globo, Eric Faria e Mauro Naves, Dunga comentou sobre a pressão que será comandar a equipe no ano que vem, já que disputará a Copa América e as Eliminatórias da Copa do Mundo 2018.

Na foto, o vice-comodoro Administrativo Pedro Pesce, Dunga e o vice-comodoro de Desenvolvimento e Marketing, Günter Staub

 

 Airton Schneider, Roberto Gabriel Kieling, Roberto Paradeda e Ricardo Paradeda venceram duas regatas na Copa Suzuki Jimny

HPE 30

 

Os quatro velejadores representaram o Jangadeiros na quarta etapa do XV Circuito de Vela de Ilhabela – Copa Suzuki Jimny. A tripulação do HPE 04 conquistou as duas primeiras colocações nas regatas que disputaram na Classe HPE 30, neste último final de semana. 

 

 

Roberto Paradeda (frente) e equipeRoberto Paradeda:

A classe HPE30 está nascendo esse ano e o Sr. Eduardo Souza Ramos gentilmente disponibilizou um barco para a Olimpic Sails fazer seu desenvolvimento de produto. Nesses três finais de semana, foi possível conhecer bem o barco e analisar a performance das nossas velas e os pontos que podem ser melhorados. Ainda temos trabalho a fazer, mas os resultados da Copa Suzuki Jimny mostram que estamos no caminho certo”.

 Fernanda Oliveira e Ana Barbachan se preparam para a Copa Brasil de Vela


Fernanda e Ana

 

Entre os dias 15 e 20 de dezembro, a nossa dupla olímpica Fernanda Oliveira e Ana Barbachan estará em Niterói/RJ para disputar a III Copa Brasil de Vela. 

As competições contarão com a presença dos principais velejadores do Brasil e de estrangeiros. Será mais uma oportunidade para os atletas competirem nas raias que serão utilizadas nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

A Copa Brasil de Vela irá definir as vagas restantes da Equipe Brasileira nos Jogos Olímpicos. Ainda está em aberto quem serão os representantes nas classes 470 masculino e Nacra 17.

Praça da Saudade terá nome do
Dr. Manuel May Pereira

Manuel May Pereira

Sócio do Jangadeiros desde menino e importante pesquisador e acadêmico da área médica do Rio Grande do Sul, o Doutor Manuel May Pereira, terá seu nome eternizado com a reinauguração da Praça da Saudade neste sábado, às 10h30min, em frente ao número 391 da Av. Oscar Pereira, avenida batizada com o nome de seu pai, também professor e médico de notoriedade. A força de seu legado manifesta-se nos filhos e netos, um deles nosso Comodoro, Manuel Ruttkay Pereira, parte de uma geração de cinco famílias que construíram a história de 74 anos do Clube.

História

Logo que terminou o curso de medicina na UFRGS, Manuel May Pereira recebeu o prêmio Raul Leite, por ter sido o aluno numero um da turma, durante seis anos. Como estudante, ainda no segundo ano da Faculdade, começou a trabalhar como interno no Hospital Sanatório Belém, nome antigo do atual Hospital Parque Belém. Além de especializar-se em microbiologia e imunologia na Faculdade Federal de Medicina do Rio de Janeiro, foi fundador da Faculdade de Medicina de Rio Grande e organizador da disciplina de microbiologia e imunologia na Faculdade de Medicina de Florianópolis. Trabalhou, entre 1963 e 1964, com o vencedor do Prêmio Nobel, Niels Jerne no National Institute of Health (Ministério da Saúde dos Estados Unidos da América. Foi, também, presidente do Congresso Brasileiro de Microbiologia em 1976 e fundador da Associação Sul-Rio-Grandense de Microbiologia e Parasitologia, onde foi presidente durante 10 anos. Redigiu o capítulo primeiro, denominado “Fatores de Virulência Bacteriana”, do Tratado de Infectologia, da Editora Atheneu, no ano de 1997, que foi contemplado com o Prêmio Jabuti, na categoria produção científica.

Jangada News
Nosso Facebook Nosso Twitter Nosso site