(51) 3268.0080 | jangadeiros@jangadeiros.com.br | Área do sócio
Jangada News – 03 de março de 2017
Newsletter do Clube dos Jangadeiros. Porto Alegre. Edição 03 de março de 2017
Foi dada a largada para o
Campeonato Brasileiro de 29er
14 duplas disputam o título da maior competição nacional da Classe
Competidores do Brasileiro de 29er reunidos antes do início da competição
Ontem (2) o belo dia de sol e de alta temperatura em Porto Alegre foram o cenário ideal para o início do Campeonato Brasileiro de 29er. Já bem ambientados ao Clube dos Jangadeiros – alguns atletas passaram a folia do carnaval treinando nas águas do Guaíba – os competidores, ainda pela manhã, participaram do Congresso Técnico, onde o Coordenador da Comissão de Regatas do CDJ, Carlos Henrique de Lorenzi, o Dedá, repassou os procedimentos da competição que se encerra no próximo dia 04. Entre as considerações, o número de 10 regatas foi apontado como o planejado para o torneio.
Logo após a conversa, o Presidente Nacional da Classe 29er, Hans Hutzler convocou uma reunião para se votar na próxima sede do Campeonato Brasileiro. Em um primeiro momento, ficou decidido que São Paulo organizará a competição em 2018, ainda sem data definida. Um novo encontro entre os técnicos e atletas da classe deve ratificar a escolha pela capital paulista.
Encerrada a reunião, deu-se início a cerimônia de abertura do Campeonato, com direito a hino nacional, hasteamento de bandeiras e a fala do comodoro do Clube dos Jangadeiros, Manuel Ruttkay Pereira, que saudou os atletas. “É com grande honra que damos início ao Brasileiro de 29er. Apoiamos e muito esta classe pois acreditamos que ela representa o futuro da vela. Não é por acaso que hoje em dia o Jangadeiros possui a maior flotilha de 29er do país. Bons ventos a todos e que vença o melhor”, deseja o comodoro.
Este protagonismo que o Jangadeiros assumiu na Classe 29er muito se deve ao convênio firmado junto ao Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). No início deste ano, seis barcos de última geração chegaram ao CDJ por intermédio desta parceria.
Um dos seis belos 29ers trazidos através do convênio com o CBC
A Classe 29er por Hans Hutzler
“Desenvolvida a partir dos skiffs australianos, a classe 29er reúne tudo que há de mais moderno na vela. São barcos extremamente rápidos que propiciam regatas muito mais dinâmicas e agradam a quem vê, produzindo um belíssimo espetáculo. Além disso, é uma ótima alternativa para os jovens que saem do optimist e buscam uma embarcação bastante próxima de uma classe olímpica, como é a 49er. No Brasil, ainda estamos em fase de disseminação da modalidade e este grande aporte do Jangadeiros, tornando-se a maior flotilha do país, é um ótimo incentivo para os demais estados”.
Estima-se que existam cerca de 25 embarcações da classe 29er no Brasil prontas para competir. Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife são as cinco capitais que mais investem na modalidade.
Hans Hutzler, Presidente Nacional da Classe 29er
Lorenzo Bernd e Phillipp Rump do Jangadeiros lideram o Brasileiro de 29er após três regatas
Dupla do Jangadeiros somou sete pontos no primeiro dia de competição
Ele começou rondando bastante, depois diminui de intensidade, quase parando, e voltou com força total depois das 15h. Como sempre, o vento foi quem comandou o ritmo das regatas do Campeonato Brasileiro de 29er. Após uma tentativa de largada ser cancelada após dois barcos queimarem, a primeira prova deu-se início às 14h15min com um vento próximo aos 6 nós. Depois de duas pernas completadas, o vento parou e a Comissão de Regatas decidiu por anular a etapa em andamento.
Passados alguns minutos, um vento sul entrou e um novo procedimento de largada pode ser iniciado. Daí em diante, São Pedro ajudou e continuou soprando as velas dos barcos 29er. Começou-se então uma disputa acirrada entre três duplas: Breno Kneipp e Ian Paim (CDJ), Lucas Cazale e Richard Freitas Hibert (ICRJ) e Lorenzo Bernd e Phillipp Rump (CDJ). Nas duas primeiras regatas do dia a classificação foi a mesma, sempre com os cariocas em segundo entre as duplas gaúchas.
No entanto, na última prova desta quinta-feira, Breno e Ian, que haviam vencido as duas etapas anteriores, queimaram a largada e foram punidos. Com isso, o caminho estava aberto para Lucas e Richard e Lorenzo e Phillipp para assumirem a liderança do campeonato. Melhor para a dupla do Jangadeiros que venceu a regata, enquanto os cariocas fecharam em quinto lugar.
Hoje, está prevista a realização de, pelo menos, mais quatro regatas. A primeira deve acontecer às 14h horas. O Campeonato Brasileiro de 29er vai até o sábado, dia 4.
Clique aquie confira a classificação completa após três regatas
Barcos alinhados após a largada para a última regata do dia
Descobrindo a Vela no Jangadeiros: Leve seus filhos de 7 a 14 anos para uma velejada no Guaíba, das 10h às 13h. Inscreva-se!
Evento gratuito, aberto ao público, terá conversa dos jovens com campeões olímpicos
Contatos: escoladevela@jangadeiros.com.br ou (51) 30945770
Programação:
10h às 12h – Jovens de 7 a 14 anos participam de velejada no Guaíba
12h às 12h30min – Apresentação da Escola de Vela Barra Limpa aos pais
12h30min às 13h – Bate-papo com campeões olímpicos, Robert Scheidt, Martine Grael, Kahena Kunze e Fernanda Oliveira
Contagem regressiva: faltam dois dias para a abertura Copa Brasil e a Copa Brasil de Vela Jovem
João Emilio Vasconcellos e Guilherme Perez que defenderão o Clube dos Jangadeiros no Laser Radial falam de suas expectativas para a competição
Falta pouco e está sendo difícil conter a ansiedade para que os barcos caiam nas águas do Guaíba e então se dê o início das duas maiores competições do calendário náutico nacional. No domingo, a partir das 19h, acontecerá a cerimônia de abertura oficial e na segunda-feira já se iniciam as regatas.
Treinando forte desde o início do ano, João Emilio Vasconcellos e Guilherme Perez participarão da II Copa Brasil de Vela Jovem, onde defenderão o CDJ na classe Laser Radial. Feliz por competir em casa, Joanete – como João Emilio é conhecido no esporte – está confiante em seu desempenho.
“Minha expectativa para a Copa Brasil é das melhores, pois estarei competindo no local onde velejo há bastante tempo. Estar com os amigos e, ao mesmo tempo, fazendo o se gosta é muito bom e não tem preço”.
A Copa Brasil de Vela Jovem será a segunda competição oficial onde os novos barcos, trazidos junto ao convênio com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), serão usados. Perez acredita que com os modelos recém-chegados as chances de um bom resultado são ainda maiores. “Eles (barcos) serviram de grande ajuda para nos aperfeiçoarmos. Só tenho a agradecer ao Clube por essa oportunidade e espero retribuir essa confiança da melhor maneira possível”.
Ao lado de grande estrelas do esporte, como Robert Scheidt, Martine Grael, Kahena Kunze, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan – que competirão na Copa Brasil de Vela -, os jovens atletas do Jangadeiros iniciam sua participação nas regatas no dia 6 a partir das 13h.
Kitesurfe será a novidade
Ao lado de feras do esporte olímpico, pela primeira vez a Copa Brasil contará com a presença do Kitesurfe. Nomes como Arthur Veloso, Nayara Rocha e Bruno Lobo, este último, o atual campeão brasileiro de Hidrofoil, já estão confirmados e farão suas manobras radicais nas águas do Guaíba.
“Para nós, é super importante ter o kitesurfe presente no principal evento de vela olímpica do país. Temos grandes chances de ter o kite aprovado como evento exibição nos Jogos de Tóquio, portanto, precisamos cada vez mais nos aproximar dos velejadores, de forma a iniciar uma preparação futura nessa importante classe. Estamos muito entusiasmados com a presença dos atletas do kite na Copa Brasil”, afirmou o Diretor-executivo da CBVela, Daniel Santiago.
A competição de Kitesurfe Hidrofoil em Porto Alegre contará com duas categorias: Tubular e Foil. Na primeira, os kites são equipados com velas infláveis, enchidas por uma bomba manual, ao contrário da segunda, em que se utiliza apenas o vento, durante a regata, para inflar as velas, formando uma espécie de parapente. A ideia da Associação Brasileira de Kitesurfe (ABK) é realizar várias outras etapas da modalidade ao longo do ano.
“Vai ser muito legal participar desta Copa Brasil e estamos na expectativa de grandes disputas, sobretudo entre os atletas nordestinos, que andam muito forte, e os do próprio Rio Grande do Sul, que também vêm com força para a competição. Sem dúvida, será muito bom inclusive para que eles se preparem para campeonatos internacionais”, avalia o Presidente da ABK, Augusto Sampaio. Além da competição de Kitesurfe em si, que acontece de 9 a 11 de março, o evento contará com uma clínica para instrutores, ministrada pela ABK, de 5 a 7.
Foto: Alessandro Silveira/ABK
Sócio em foco: Gabriel Kern
“Estou ansioso para o Campeonato Brasileiro de 29er, apesar da pouca experiência na classe, acredito que o fato de conhecer bastante a raia pode ajudar. A cada treino evoluo um pouco mais e me adapto aos novos e belos barcos”
Na vela, existe uma máxima que diz que os grandes atletas começam suas vitoriosas trajetórias no Optimist, – classe de introdução ao esporte. É cedo para dizer que Gabriel Kern, aos 16 anos, terá o mesmo sucesso de outros velejadores, mas o que se pode afirmar é que o jovem de cabelos e olhos claros está no caminho certo.
Em 2016, Gabriel venceu o Brasil Centro e foi vice-campeão do Brasileiro de Optimist, duas das principais competições nacionais da classe. Agora, o nosso associado em foco desta semana tentará seguir perseguindo as vitórias no 29er.
Sócio do Jangadeiros desde 2008, por intermédio de seu pai Marcelo Kern, o garoto já demonstrava o interesse pelo esporte. No ano seguinte, ele começou a velejar e frequentar a Escola de Vela Barra Limpa (EVBL). Os treinos, as lições técnicas e táticas, mas também os momentos de descontração foram o que mais o marcaram durante o tempo em que passou na flotilha.
“Lembro que costumávamos fazer guerrinhas de chinelo próximas ao brinquedão. Episódios, aparentemente simples assim, sempre ficarão na minha memória”, conta.
Quando não está no Guaíba treinando, Gabriel gosta de estar na piscina e no campo de futebol. Estas escolhas não são por acaso. A paixão pelos esportes é algo que o atleta pretende levar para a vida, inclusive como sua profissão.
“O surf, o futebol, o basquete, a vela me encantam tanto que pretendo cursar Educação Física em um futuro próximo”, revela. Enquanto o vestibular não chega, o nosso jovem atleta segue representando o Jangadeiros pelas águas Brasil a fora. E, neste mês, você terá a oportunidade de conferir ele competindo de pertinho. Ao lado de Diego Falcetta, ele participa do Brasileiro de 29er, da II Copa Brasil de Vela Jovem e do Sulamericano de 29er.
Gabriel Kern competindo de Optimist em 2016
Anote aí, cruzeirista: três eventos para você curtir
Velejada na Lua Cheia (12/3), Brechó – Congresso Náutico (25/3) e
Cruzeiraço para o Araça (1 e 2/4) prometem agitar o início de ano
Henrique Freitas, novo diretor de cruzeiro, convida associados a participar das atividades de 2017
Não é somente a agenda de competições do Clube dos Jangadeiros que está cheia nos próximos dias. A nova diretoria de cruzeiro também montou um cronograma extenso de eventos. Henrique Freitas, novo diretor do grupo, convida a todos os sócios para participar destes momentos de integração que estão por vir.
“Essas são as primeiras atividades, pretendemos realizar muitas outras ao longo do ano. Queremos todos os sócios presentes para que juntos possamos construir uma relação ainda mais próxima. Avise o companheiro de trapiche/box ao lado e venha desfrutar desses momentos de amizade”.
Velejada na Lua Cheia (12 de março)
O evento acontecerá das 18h às 22h, com largada prevista para as 18h50min no farol do Clube. Após a velejada, será servido um carreteiro acompanhado de bebidas no Restaurante da Ilha por volta das 21h. Prêmios serão distribuído para o Fita Azul (primeiro barco a cruzar a linha de chegada) e para o penúltimo colocado.
Inscrições: informar pelos e-mails esportiva@jangadeiros.com.br e freitas138@gmail.com o nome do veleiro e a quantidade de tripulantes.
Brechó – Congresso Náutico 2017 (25 de março)
A atividade de congraçamento está marcada para ser realizada das 10h às 17h no Espaço do Jangadeiros e no hall de acesso a loja Equinautic. Na oportunidade, os associados poderão expor seus bens náuticos para vender e também terão acesso a rodas de bate papo sobre assuntos relacionados aos barcos(meteorologia, combate a incêndios e motores). Durante o evento se discutirá os planos e atividades para 2017.
Inscrições: informar pelo e-mail freitas138@gmail.com os bens que deseja vender no brechó
Cruzeiraço para o Araçá (1 e 2 de abril)
O passei terá início às 10h de sábado e termina às 16h de domingo, com direito a pernoite no Araçá. O valor da inscrição será de R$ 30,00 por barco. O percurso será até a última boia canalete do Clube, por bombordo, com liberdade de escolha na trajetória. Prêmios serão distribuído para o Fita Azul (primeiro barco a cruzar a linha de chegada) e para o penúltimo colocado.
Inscrições: informar pelos e-mails esportiva@jangadeiros.com.br e freitas138@gmail.com o nome do veleiro e a quantidade de tripulantes.
Clicks no Janga: o colorido das velas nas águas do Guaíba
Campeonato Estadual de Hobie Cat 16 (outubro 2016)
Troféu Cayru (outubro 2016)
Regata de Aniversário 75 anos Jangadeiros (dezembro 2016)
https://www.jangadeiros.com.br/wp-content/uploads/2016/12/Jangada-News-2.png788940Rômulohttps://www.jangadeiros.com.br/wp-content/uploads/2024/02/logo340w-1.webpRômulo2017-03-03 18:16:252017-03-03 18:16:25Jangada News – 03 de março de 2017