JANGA NEWS – ED. 46/2024 (15/11)
Atenção, associado! Instruções para chegada e saída do Clube pelo canal
O Clube dos Jangadeiros informa que, nesta sexta-feira (15), registrou 1,9 m de profundidade no canal de entrada e saída do clube. Até domingo (17), a profundidade pode cair cerca de 30 cm. A orientação para os navegadores que planejam sair de barco neste fim de semana é de considerar 1,6 m de profundidade para a chegada ao Janga. A previsão é de que, na segunda-feira (18), se iniciem os serviços de dragagem para a correção do canal.
Clube dos Jangadeiros recebe 18º Campeonato Brasileiro de Vela Radiocontrolada da Classe IOM
O Clube dos Jangadeiros recebe, entre esta sexta-feira (15) e domingo (17), o 18º Campeonato Brasileiro de IOM, considerada a principal classe de vela radiocontrolada da atualidade. São 32 inscritos, incluindo participantes de outros Estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Distrito Federal, e da Argentina e do Uruguai.
A competição, que promete agitar o Janga no final de semana, é uma organização conjunta entre o Jangadeiros e a Associação Gaúcha de Veleiros Radiocontrolados (AGVRC). A cerimônia de premiação será no domingo (17), a partir das 14h. Os cinco primeiros colocados recebem troféus.
“Estamos muito felizes com esta edição do campeonato, pois tivemos um número significante de velejadores, de Brasil, Argentina e Uruguai, fato que não ocorria há muitos anos. A hospitalidade gaúcha, associada à beleza e às instalações do Clube dos Jangadeiros contribuíram muito para o sucesso deste evento”, afirma Armando Ramos, associado que atua na organização do campeonato.
Veleiro IOM
A vela radiocontrolada é reconhecida pela World Sailing. A classe IOM vem de veleiro de 1 metro internacional, criado por Jan Dejmo, com o apoio de Graham Bantock e do comitê permanente da ISAF-Rádio Sailing Division (atual IRSA), posteriormente aprovado pela ISAF (atual World Sailing), em 1988.
Em uma competição de veleiro IOM, os velejadores controlam remotamente esses modelos de barcos de 1 metro de comprimento. As regatas são organizadas em baterias de curta duração. Trata-se de um esporte que combina precisão técnica, conhecimento das condições de vento e habilidade de estratégia.
Programação
Sexta-feira 15/11
9h – Confirmação da inscrição, verificação de documentação e inspeção de equipamentos.
9h30 – Cerimônia de abertura.
9h45 – Reunião de comandantes.
10h – Início do procedimento de largada para a primeira bateria do dia.
12h – Início do período do almoço.
13h – Reinício das regatas.
17h30 – Limite para o início do procedimento de largada para a última bateria do dia.
Sábado 16/11
10h – Início do procedimento de largada para a primeira bateria do dia.
12h – Início do período do almoço.
13h – Reinício das regatas.
17h30 – Limite para o início do procedimento de largada para a última bateria do dia.
Domingo 17/11
9h – Início do procedimento de largada para a primeira bateria do dia.
13h – Limite para o início do procedimento de largada para a última bateria do campeonato.
14h – Cerimônia de premiação.
Clube realiza reparos no gramado próximo à piscina
O Clube dos Jangadeiros iniciou, nesta semana, uma série de reparos no gramado próximo à área das piscinas. A obra inclui drenagem, adubação e nivelamento, visando à recuperação do local.
É no próximo sábado! Sunset do Janga
No próximo sábado (23), o Clube dos Jangadeiros te espera para a abertura da temporada de piscinas, com um sunset especial. A partir das 17h, haverá food trucks à disposição e música com o DJ Julio Souza.
Clube dos Jangadeiros participa da Fenaclubes
O Clube dos Jangadeiros participou, no último fim de semana, do Congresso Brasileiro de Clubes de 2024, em Florianópolis (SC).
O Congresso é o evento mais tradicional do segmento e é realizado desde 1990. O Comodoro, Cristiano Tatsch, e o Vice-Comodoro de Esportes, Aleksander Sagebin de Vasconcellos representaram o clube e retornaram com certificado de participação com louvor.
Escola de Vela Barra Limpa e Clarice Bourscheid promovem lançamento especial do livro O Veleirinho e o Navio
A Escola de Vela Barra Limpa promove, em parceria com a associada e ex-aluna Clarice Bourscheid, o lançamento de O Veleirinho e o Navio, com atividades especiais para as crianças e suas famílias.
Além da contação do livro pela autora, haverá uma caça ao tesouro náutica, com um mapa divertido e participação de embarcações da escola e associados, para explorar lugares especiais do Clube dos Jangadeiros! A associada Margit Steiner, velejadora e professora de crianças, fará um bate-papo com as famílias sobre a importância dos livros e da vela em sua inspiradora trajetória.
Mais informações pelo whatsApp da EVBL: 51 3094-5770
Confira a programação:
23/11 – Sábado, 10h30 às 12h30
10h30 – Contação da história “O Veleirinho e o Navio” com a autora Clarice Bourscheid
11h00 – Caça ao tesouro náutica para alunos da Escola, associados e convidados
12h00 – Bate-papo com as sócias e escritoras Clarice Bourscheid, Margit Steiner e instrutores da Escola de Vela Barra Limpa
Manoela Azevedo, treinadora do Janga, no 1º Troféu da Vela Feminina
A treinadora do Janga Manoela Azevedo participou, no último final de semana (9 e 10/11), do 1º Troféu da Vela Feminina, evento inédito e muito bacana.
Manoela foi convocada pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela) para integrar a equipe de profissionais femininas da competição, realizada no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ), e atuar como treinadora.
O evento recebeu velejadoras das classes Snipe e Dingue. Parabéns, Manoela!