JANGA NEWS – ED 24 – 2024 (14/06)

Gabriel Simões fala de sua trajetória a alunos da Escola antes da viagem a Paris

Foto: Jankovic’s Villatoro

Com vaga assegurada para a Olimpíada de Paris 2024, o velejador do Jangadeiros Gabriel Simões, 21 anos, estará na Escola de Vela Barra Limpa neste domingo (16) para uma conversa com alunos. Dom, como é chamado, falará sobre sua trajetória e seus preparativos às vésperas do começo dos Jogos, no dia 26 de julho. O encontro começará a partir das 10h, no local onde o atleta entrou para o mundo da vela e deu início a sua formação.

“O maior incentivo que eu posso dar é de que eles podem chegar onde quiserem. Eu, há poucos anos, estava ali sentado no chão da escolinha vendo e ouvindo exemplos desse processo todo. As portas vão se abrir pra quem estiver disposto a entrar nelas.”, afirmou o atleta, que fica na Capital até a próxima terça-feira (18), antes de retornar ao Rio.

Dom, que formará dupla com Marco Grael na classe 49er, confirmou a vaga olímpica em abril e vem treinando forte a fim de representar bem o Jangadeiros e o Brasil em Paris. O atleta está contente em voltar ao Estado e acredita que o RS dará a volta por cima.

“Vai ser muito bom voltar pra casa ainda mais nesse momento no qual estamos vivendo. Acho que todos nós do sul estamos precisando muito de força e perseverança para vencermos esse desafio que bateu à nossa porta, portanto fico muito feliz de poder ser mais um exemplo dentro do clube para inspirar essa gurizada”, comentou o velejador.

História no esporte

Gabriel, conhecido como Dom, começou a velejar em 2013 na Escola de Vela Barra Limpa, em um barco da classe optimist — onde, por conta do nome do barco, ganhou o apelido.

Depois, migrou para a classe 29er, na qual ficou três temporadas e conquistou dois títulos brasileiros. O resultado destacado na classe pré-olímpica lhe rendeu o convite para ser proeiro de Marco Grael. A dupla compete junta há mais de um ano.

Iniciativa pioneira no Brasil, criada em 1972, a Barra Limpa já formou centenas de atletas de vela que se destacaram nacional e internacionalmente.

 

Secretaria do Clube reabre nesta segunda-feira

A Secretaria Administrativa do Clube reabre nesta segunda-feira (17), na Sala do Memorial, no continente. Nesta semana, com a volta da energia elétrica à ilha, os trabalhos de recuperação avançaram mais rapidamente. Uma boa novidade é a volta do restaurante da Ilha, que iniciou com Happy Hour, e agora já retomou o serviço de almoço.

Até esta sexta-feira (14), também foram concluídos os reparos das churrasqueiras, a limpeza externa da ponte e dos prédios do continente, além da organização e limpeza dos barcos monotipos na ilha.

Entre as próximas ações, está prevista a reforma dos salões Jangadeiros e Espaço Gourmet, manutenção e limpeza das piscinas e montagem de racks na guarderia wing e windsurf.

Com essas iniciativas, o Clube dos Jangadeiros busca garantir um ambiente mais seguro, organizado e acolhedor para os associados, evoluindo até o retorno pleno depois das enchentes que atingiram o Estado.

 

Retomada dos treinos e das aulas na Escola de Vela Barra Limpa

O Janga Storm – Vela Jovem retomou as atividades nesta sexta (14), e os velejadores da classe optimist retornam no final de semana. Na Escola de Vela Barra Limpa, a volta dos treinos e das aulas para adultos, adolescentes e crianças está prevista para o dia 21, próxima sexta-feira.

A partir desta segunda-feira (17), a Secretaria da Escola de Vela Barra Limpa também volta a funcionar. Este é um passo também fundamental para a retomada das atividades, uma vez que os barcos, velas, mastreações e cabos já estão todos recuperados. 

Ao longo da semana, a equipe da escola e os funcionários do Clube realizaram uma limpeza fina e a desinfecção das instalações internas, móveis e equipamentos. Objetos que não podem mais ser aproveitados foram descartados, e reorganizados todos os equipamentos de vela, ferramentas e peças.

A Escola de Vela também passou por uma série de melhorias, incluindo a seleção e limpeza de ferramentas, velas reservas, equipamentos e peças de manutenção, a lavagem das roupas de neoprene, sanitização dos coletes salva-vidas e a limpeza fina das paredes e pisos internos.

 

Membros da Polícia Civil participam de curso de navegação no Clube

O Clube dos Jangadeiros realizou nesta quinta-feira (13) mais uma edição do Curso Básico de Uso e Navegação de Pequenas Embarcações a Motor para membros da Polícia Civil do RS. A iniciativa é uma parceria com o Instituto Cultural Floresta.

Os instrutores responsáveis foram Eduardo Bojunga e Tiago Jacobus. Ao longo de seis horas de prática presencial, os policiais tiveram orientações sobre preparação para zarpar, acesso a termos básicos, manobras, controle e ajustes do motor, nós, técnicas de condução e abordagem, além de outras instruções para emergências e situações de risco. Novas turmas estão previstas para os próximos dias.

 

Jangadeiros lamenta a morte de Cláudio Aydos

O Clube dos Jangadeiros lamenta profundamente a morte de Cláudio Alberto Franke Aydos, figura histórica da instituição, na última terça-feira (11).

Cláudio Aydos, 96 anos, era o sócio proprietário-ilha número 007 e foi o primeiro sócio benemérito do Jangadeiros. Foi vice-comodoro por cinco gestões e presidente do Conselho Deliberativo por onze vezes.

O seu pai é sócio fundador do Clube e, no dia 17 de dezembro de 1941, Aydos o acompanhou na festa de fundação do Jangadeiros. Desde então, nunca deixou de frequentar o clube. Engenheiro de formação, foi um dos integrantes da comissão de construção da Ilha dos Jangadeiros e responsável por várias obras.

“É difícil dizer, em poucas palavras, tudo que o Cláudio foi na vida do clube e tudo o que ele fez desde muito jovem. O Cláudio se dedicou ao desenvolvimento da vela, no clube, apoiando os jovens que integravam o grupo ‘Filhotes do Jangadeiros’, criado pelo fundador e Patrono do clube, Leopoldo Geyer”, conta a amiga Aimée Soares.

Ele deixa a esposa Lucy Sohni Aydos. Seus três filhos, todos velejadores do clube, são Luiz Alberto, Carlos Alberto (in memoriam) e Jorge Alberto.

Com pesar, expressamos nossos sentimentos aos familiares e a todos que conviveram com Cláudio Aydos.