JANGA NEWS – ED 23 – 2024

Com reparos na ilha e limpeza na Escola de Vela, trabalho de recuperação do Janga avança

Aos poucos e na companhia de um sol que se fez mais insistente ao longo desta semana, muitos se empenharam nos trabalhos para que o Janga retome sua normalidade o mais breve possível. 

E já temos algumas notícias boas! Além de estar restabelecida a energia elétrica no continente e o Bistrô Pimenta Rosa e a Equinautic estarem funcionando, a expectativa é de que, em breve, a Escola de Vela Barra Limpa retome suas atividades. Os materiais de aula já foram todos higienizados, bem como as dependências da escola. 

Com isso, para a próxima semana, a direção da EVBL deve se concentrar nas tarefas administrativas e de organização final para o reencontro com os alunos.

Energia na ilha

Nesta sexta-feira (07), também foi realizado um trabalho de limpeza dos cabos e tubulação embaixo da ponte de acesso à ilha, para o restabelecimento de energia elétrica no local. Depois disso, espera-se a visita da CEEE Equatorial para fazer os devidos testes e confirmar a religação, o que ainda não tinha ocorrido até as 16h desta sexta. 

Em razão disso, o restaurante da ilha, que foi limpo ao longo da semana, ainda não deve oferecer comidas, mas trabalhará com serviço de bebidas já a partir deste sábado (08). 

Aos sócios que desejem ir à ilha para realizar a limpeza e organização de seus barcos, a Comodoria do clube orienta que usem equipamentos de proteção, como luvas e botas.

 

Atendimento da Secretaria 

A mensalidade do mês de junho do Clube pode ser paga até esta segunda-feira (10), com desconto de 5%. Reforçamos aos associados a importância de manterem os pagamentos em dia para que o Clube possa também honrar seus compromissos, especialmente com os funcionários que têm atuado de maneira dedicada nas ações de recuperação da sede.

 

Bote Janga 6 é recuperado no sul do Guaíba

O bote Janga 6, que desapareceu durante a fase de resgates nas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, foi encontrado e recuperado pelo Clube dos Jangadeiros. A embarcação estava na margem leste do Guaíba junto a maricás numa localidade chamada Varzinha, ao sul de Itapuã. Estava intacta, com o motor em perfeito estado.

Rodrigo, um pescador da região, localizou o bote e entrou em contato com Fernando Magalhães, diretor de vela Cruzeiro do Clube dos Jangadeiros. Após a confirmação da localização, o Vice-Comodoro Administrativo Henrique Milano Bergallo e o Diretor Jurídico Marcelo Apoja, junto de dois funcionários do clube, foram até o local e realizaram a operação de recuperação.

O desaparecimento do Janga 6 ocorreu na primeira semana de maio, enquanto era utilizado por funcionários e voluntários do clube nos esforços de resgate e salvamento durante as enchentes. A recuperação do bote traz alívio para a comunidade do Clube dos Jangadeiros e reforça a importância da solidariedade e da cooperação em tempos difíceis.

Por isso, o Janga faz um agradecimento especial ao Rodrigo e a todos os envolvidos na recuperação do nosso patrimônio.

 

Melissa Paradeda conquista o vice-campeonato brasileiro da classe 420

A velejadora Melissa Paradeda, do Clube dos Jangadeiros, sagrou-se vice-campeã no Campeonato Brasileiro de 420, em Búzios, no Rio de Janeiro. Ela compete ao lado de Antonia Gick, do Veleiros do Sul.

A dupla ficou em sétimo lugar geral e segundo no feminino. Elas terminaram apenas quatro pontos atrás da dupla fluminense formada por Joana Freitas e Victoria Back, que conquistou o título e a vaga no Mundial da Juventude.

O Brasileiro de 420 foi disputado entre os dias 28 de maio e 1° de junho, com 16 duplas e 10 regatas.

 

 

Resultados do Jangadeiros na XXVII Taça Alberto Lineburger de Snipe

Três velejadores do Clube dos Jangadeiros subiram no pódio geral da XXVII Taça Alberto Lineburger de Snipe, disputada entre quinta-feira (30) e sábado (1) na Lagoa dos Esteves, Içara, em Santa Catarina.

Manoela Azevedo, proeira com José Irineu (ICSC), ficou em segundo lugar geral e primeiro na categoria mista. A dupla ficou em sétimo na última regata, disputada no sábado.

 

 

 

 

 

 

A dupla do Janga formada por Lucas Mazim e Luciana Figueiredo ficou em terceiro.

A outra velejadora do Janga na competição foi Marina Kist, sexto lugar ao lado de Adriano Santos (VDS).

Confira todos os resultados neste link.