JANGA NEWS – ED 22 – 2024
Comodoria se reuniu na terça-feira com ex-comodoros e a presidência do Conselho Deliberativo
Jangadeiros promove mutirão para a limpeza das áreas do clube
Os funcionários do Clube dos Jangadeiros iniciaram nesta quarta-feira (29) um mutirão de limpeza, o que deu seguimento ao processo de recuperação das instalações. Coordenado pelo gerente Vladimir Hernandez, o grupo prioriza no continente a higienização de mesas, cadeiras e do setor de pilates, que já está em funcionamento. Na ilha, o mutirão priorizou a Escola de Vela Barra Limpa e o pavilhão dos monotipos, além do recolhimento de lixo.
Os próximos passos envolvem a higienização da ilha e o início das etapas de reconstrução do que pode ser feito de forma imediata.
“Queremos que o associado possa voltar ao clube tendo lazer à sua disposição, para que ele possa voltar de maneira adequada, segura e prazerosa”, explicou Vladimir.
As atividades de limpeza seguem durante os próximos dias. Neste sábado, será disponibilizado transporte para associados que tenham interesse em ir até a ilha. Por medida de segurança, solicitamos que todos usem botas. Para os que pretendem auxiliar na limpeza, é imprescindível também o uso de luvas.
Jangadeiros ministra curso de navegação a integrantes da Polícia Civil
O Clube dos Jangadeiros e a Escola de Vela Barra Limpa ofereceram na quarta-feira (29) o Curso Básico de Uso e Navegação de Pequenas Embarcações a Motor para 20 membros da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul. A iniciativa é uma parceria com o Instituto Cultural Floresta.
Os instrutores responsáveis foram Eduardo Bojunga e Tiago Jacobus. Ao longo de seis horas de prática presencial, os policiais tiveram orientações sobre preparação para zarpar, acesso a termos básicos, manobras, controle e ajustes do motor, nós, técnicas de condução e abordagem, além de outras instruções para emergências e situações de risco.
“A ideia é fazer com que os policiais civis tenham uma preparação básica para operar barcos. Especialmente neste momento após as enchentes, isso se tornou mais importante”, ressaltou Tiago Jacobus.
“Para nós, é uma satisfação recebê-los aqui, mostrar o que sabemos fazer, que é navegar. O trabalho da Polícia Civil é de extrema importância, e para nós é uma satisfação poder contribuir”, ponderou Cristiano Tatsch, comodoro do Clube dos Jangadeiros.
Participaram do curso integrantes da 4ª, 6ª, 8ª e 9ª DPs, além do Volante/COD.
Meninas da Flotilha se destacam na 3ª etapa da Copa Veleiros de Monotipos em SC
A velejadora Marina Rosito, do Clube dos Jangadeiros, ficou em primeiro lugar na classe optimist estreante na 3ª Etapa da Copa Veleiros de Monotipos, no ICSC, em Jurerê, Santa Catarina. Foram cerca de 50 velejadores competindo entre os dias 15 e 26 de maio.
Marina venceu uma regata e ficou em segundo lugar nas outras duas, assegurando o primeiro lugar da classe.
Na classe optimist veterano, Sofia Cerqueira ficou em primeiro lugar feminino e oitavo lugar geral. Alexandre Hecher foi o 10°, Rodrigo Cerqueira ficou em 12°, e Maria Clara Hilte foi a 13ª (terceira no feminino).
O Jangadeiros faz um agradecimento especial ao ICSC, que acolheu a Flotilha para os treinos enquanto as condições do Guaíba não permitem a prática da vela.
O Clube dos Jangadeiros conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes.