JANGA NEWS – ED 21 – 2024

Volta da chuva suspende trabalho de recuperação do Clube dos Jangadeiros 

Os funcionários do Clube dos Jangadeiros iniciaram nesta semana o processo de limpeza da sede nas áreas em que o Guaíba já havia começado a baixar. O clube providenciou um poste de energia provisória no continente, o que possibilitou a retomada de equipamentos que dependem de energia elétrica. No entanto, diante da volta das chuvas na quinta-feira (23) e nesta sexta-feira (24), e da expectativa de uma nova alta no nível do rio, os trabalhos foram redirecionados para a segurança das embarcações e das estruturas que já estão danificadas.

A Comodoria também está atuando na reestruturação dos espaços inquilinos parceiros, o Bistrô Pimenta Rosa e a loja náutica Equinautic, que já começaram a ser organizados para retomarem as operações.

“Temos de reconhecer todo o trabalho que foi desenvolvido pelos funcionários e pelos associados do clube, que foram enormes num momento tão difícil”, ressaltou Cristiano Tatsch, comodoro do Clube dos Jangadeiros.

Durante toda a semana, a comodoria fez vistorias para identificar os estragos provocados pelas enchentes, e já está estruturando um plano de recuperação. Um levantamento inicial apontou danos graves na estrutura do posto, na infraestrutura elétrica da ilha, na pavimentação interna, além de prejuízos na área administrativa que fica no continente, entre outros. As primeiras etapas a serem executadas são a avaliação da extensão dos danos e a limpeza das áreas. 

Nos próximos dias, na medida em que a água baixar novamente, será possível avançar na limpeza e higienização das áreas secas, no diagnóstico completo dos danos e o início do reparo da infraestrutura. A avaliação é de que ainda não há segurança para que os associados se dirijam à sede, já que o nível da água permanece alto, dificultando o acesso às embarcações, bem como devido aos riscos de contaminação por doenças como a leptospirose. 

 

Jangadeiros recebe visita institucional do BOPE da Brigada Militar

A comodoria do Clube dos Jangadeiros recebeu nesta sexta-feira (24) uma visita institucional de integrantes do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Brigada Militar, acompanhados de policiais do estado do Paraná que estão no Estado para ajudar nas situações de emergência decorrentes das enchentes.

Pelo Jangadeiros, estavam o Comodoro Cristiano Tatsch; o Vice-Comodoro Administrativo, Henrique Milano Bergallo; o ex-Comodoro Pedro Pesce; o Presidente do Conselho Deliberativo, Manuel Ruttkay Pereira.

“Além dos aspectos técnicos, é importante para nós contarmos com a disposição e a tranquilidade que eles nos oferecem. E eles têm estado seguidamente conosco”, explicou Cristiano Tatsch.

 

Comunicado da EVBL aos alunos e pais responsáveis

A Escola de Vela Barra Limpa, bem como todas as demais estruturas do Clube dos Jangadeiros, foi severamente impactada pelas enchentes que assolam o RS.

Nas últimas semanas, nossas equipes têm envidado todos os esforços para conter as perdas de equipamentos e de infraestrutura, não importando as condições do tempo.

A partir de agora, tendo o nível das águas do Guaíba reduzido o suficiente em algumas áreas, as atividades se voltam para o descarte de itens definitivamente avariados, limpeza e higienização dos ambientes e equipamentos, além de avaliarmos a extensão dos prejuízos.

Tão logo avancemos nessas etapas, passaremos novas informações.

Agradecemos a todos que se mantêm ao nosso lado, e contamos com cada um de vocês para quando retomarmos nossas atividades, pois faremos todo o possível para recebê-los com segurança e de forma saudável novamente.

Tatiana Barbosa

Diretora EVBL

 

Ações realizadas pelo Jangadeiros durante as enchentes

Além dos resgates realizados pelos Velejadores Solidários e o suporte dado pelo clube à Defesa Civil, o Clube dos Jangadeiros realizou diversas outras ações de auxílio logístico para os atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Restabelecimento de água tratada em Porto Alegre

> O Jangadeiros disponibilizou um flutuante, que foi utilizado pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) para restabelecer o fornecimento de água tratada em Porto Alegre. A retomada dos serviços básicos foi uma prioridade para as autoridades, permitindo que a população pudesse retomar suas atividades diárias.

UTIs Neonatais

> Renê Garrafielo, ex-Comodoro do Clube dos Jangadeiros, relatou uma missão crítica durante as enchentes:

“Eu estava almoçando quando me perguntaram se eu poderia atender uma ‘missão’: resgatar no aeroporto uma UTI neonatal de transporte. O equipamento precisava ser retirado do hangar para ser recuperado e poder entrar em operação, face a necessidade de resgates. Sucesso! Conseguimos resgatar todas as três unidades para que voltem a funcionar. Foi um presente esse pedido cair no meu colo, e impossível não atender. Meus dois filhos estiveram em UTI Neonatal quando nasceram.”

Doação aos bombeiros

> O Clube doou uma máquina de lavar roupas ao Corpo de Bombeiros da Vila Assunção, auxiliando nas operações de limpeza e manutenção durante o período de emergências.

Suprimentos e Logística

> À medida que os resgates foram se tornando menos frequentes, os voluntários do Jangadeiros redirecionaram seus esforços para a logística e apoio às áreas afetadas. As embarcações do Clube foram utilizadas para transportar leite destinado à doação em Sapucaia do Sul e para levar mantimentos a Eldorado do Sul e à região das Ilhas, em Porto Alegre.