JANGA NEWS – ED 19 – 2024

Comunidade náutica realiza mais de 2 mil resgates na região metropolitana de Porto Alegre

A comunidade náutica tem sido parte essencial nos resgates de vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Desde quinta-feira (02), mais de 2 mil pessoas foram resgatadas na região metropolitana de Porto Alegre pelo grupo de voluntários que conta com a participação de funcionários e associados do Clube dos Jangadeiros, do Veleiros do Sul e de marinas em parceria com as polícias Militar, Civil e Federal, além da Marinha e da Defesa Civil. Também foram resgatados mais de 700 animais sem donos.

“Atuamos com 15 botes, entre as embarcações do clube e de particulares que os cederam, tendo como ponto de apoio o Shopping Pontal. Ali, nos reunimos e fizemos a coordenação para ajudarmos a Defesa Civil, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros”, explica Aleksander Sagebin de Vasconcellos, vice-comodoro de Esportes do Clube dos Jangadeiros.

Confira relatos de quem participou dos resgates:

“Todo mundo está usando a mesma cor porque todo mundo tem a mesma importância aqui dentro. Eu não sou uma pessoa criativa, estou tendo muitas ideias. Estou tendo a sorte de estar aqui, com pessoas boas ao meu redor.”

Lucas Mazim, técnico de Vela do Jangadeiros

 

“Eu estava almoçando quando me perguntaram se eu poderia atender a uma missão: resgatar no aeroporto uma UTI neonatal de transporte. O equipamento precisava ser retirado do hangar para ser recuperado e poder entrar em operação. Conseguimos resgatar todas as três unidades para que voltassem a funcionar.”

Renê Garrafielo, ex-Comodoro do Jangadeiros

 

“É muito triste a situação, não tem um lugar que esteja tranquilo. Quando a Defesa Civil indicar um toque de recolher, o quanto antes sair é mais fácil sair em segurança. A saída de emergência é muito dificultosa, é preciso deixar tudo para trás”.

Fernando Magalhães, diretor de vela Cruzeiro do Jangadeiros

 

“Quero registrar um reconhecimento aos nossos funcionários,  marinheiros,  prestadores de serviços, aos que nos dão suporte de casa. Estar aqui todos os dias e poder ajudar de alguma maneira me deixa feliz e emocionado. E não podemos perder essa emoção jamais. Um reconhecimento especial à Karem, à Vanda e às demais senhoras que nos trazem carinho todos os dias, através de refeições quentinhas.

Vladimir Hernandez, gerente do Jangadeiros

 

 

Bote desaparecido

O bote Janga 6 desapareceu na última terça-feira (7) e ainda não foi encontrado. A embarcação estava amarrada junto a várias outras que foram utilizadas durante a semana nos resgates de pessoas afetadas pelas enchentes na região metropolitana de Porto Alegre.

Se você tiver informações do bote, pedimos que entre em contato. Assim, podemos assegurar que o clube mantenha o seu patrimônio, especialmente em um momento tão delicado para a comunidade gaúcha.

 

Comunicado financeiro

 

Jangadeiros trabalha pela preservação do patrimônio dos associados

O Clube dos Jangadeiros segue mobilizado e atento nos trabalhos preventivos para evitar danos aos barcos e ao patrimônio do clube e dos seus associados por conta da previsão de novas chuvas nos próximos dias.

Apesar do temporal registrado em Porto Alegre na tarde de quarta-feira (8), o trabalho preventivo realizado pelos funcionários e associados impediu qualquer dano às embarcações que estão no Clube dos Jangadeiros. A iniciativa incluiu revisão de amarras, enroladores de genoa e cuidados com a capotaria dos barcos (bimini e dog houses).

Houve ainda plantão na noite de quinta para sexta-feira, inclusive com sócios voluntários, para assegurar que as embarcações fossem devidamente monitoradas e preservadas. Nos próximos dias, com novas previsões de chuva, o trabalho terá continuidade.

 

Flotilha garante vagas em campeonatos internacionais

A Flotilha da Jangada participou ao longo da semana passada da Seletiva e Copa Norte/Nordeste em Salvador, na Bahia. Ao todo, a delegação teve 16 velejadores e dois técnicos. A flotilha garantiu três vagas em competições internacionais.

Uma Creixell disputará o Campeonato Europeu, Sofia Zambelli Cerqueira assegurou um lugar no Norte-Americano, e Francisco Schmidt Rosito disputará o Africano.

Entre os veteranos, Roberta de Oliveira Horn ficou em primeiro lugar mirim, e nos estreantes, a categoria mirim teve o primeiro lugar de Marina Rosito e o terceiro de Greta Dal Ben Raya.

Por conta da situação climática do Rio Grande do Sul, o Iate Clube de Santa Catarina aceitou receber o caminhão e descarregar o material do Jangadeiros, como barcos, velas e bote, facilitando a logística de retorno ao Sul.

As famílias dos velejadores estão gradativamente conseguindo retornar de Salvador, transferindo seus voos para Florianópolis e voltando para casa de carro.