JANGA NEWS – ED 17 – 2024
Gabriel Simões, do Jangadeiros, conquista vaga olímpica ao lado de Marco Grael
O Clube dos Jangadeiros estará representado nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O atleta Gabriel Simões, 21 anos, garantiu a classificação olímpica ao lado de Marco Grael na classe 49er.
A dupla venceu a 15ª e última regata da série qualificatória e já entrou para a medal race de sexta-feira (26) com o lugar virtualmente assegurado. Em terceiro lugar, atrás apenas da Alemanha e da Bélgica, eles precisavam apenas largar. Ao fim da medal race, os brasileiros confirmaram o terceiro lugar geral. A quarta vaga olímpica ficou com Hong Kong, e a Itália ficou fora.
“É uma emoção bem grande poder estar vivendo este sonho. Mas o caminho ainda é longo”, celebrou Gabriel.
A competição classificatória foi disputada em Hyères, na França. Gabriel é proeiro de Marco Grael, filho do bicampeão olímpico Torben Grael.
História na vela
Gabriel Simões começou a velejar na Escola de Vela Barra Limpa, do Clube dos Jangadeiros, em um barco da classe optimist — onde, por conta do nome do barco, ganhou o apelido de Dom.
Depois, migrou para a classe 29er, na qual ficou três temporadas e conquistou dois títulos brasileiros. O resultado destacado na classe pré-olímpica lhe rendeu o convite para ser proeiro de Marco Grael. A dupla compete junta há mais de um ano.
Barco Esperança é campeão na classe Cruzeiro A do Circuito TECON
O barco Esperança foi campeão na classe Cruzeiro A do Circuito Tecon de Vela Oceânica 2024, que teve suas regatas finais no último final de semana (20 e 21 de abril).
Representando o Clube dos Jangadeiros, o barco venceu as regatas Pelotas-Rio Grande, no sábado (20), e Mar Aberto, no domingo (21), fechando o circuito com 19 pontos.
O barco Galo Cinza venceu todas as regatas da classe Cruzeiro C e também ficou com o título. O Ítaca ficou em primeiro entre os multicascos.
O Jangadeiros parabeniza todos os barcos que competiram.
ORC
Ponta Firme, 4° lugar
Cavalo Loko, 7° lugar
BRA-RGS
Hawa, 9° lugar
TAZ, 12° lugar
Cruzeiro A
Esperança, 1° lugar
Bella Azzurra, 3° lugar
Improviso, 4° lugar
Capo Rosso, 6° lugar
Cruzeiro B
Longitude, 9° lugar
Cruzeiro C
Galo Cinza, 1° lugar
Demo Via, 3° lugar
Icaraí, 8° lugar
Multicascos
Ítaca, 1° lugar
Clique aqui para ver os resultados detalhados.
Jangadeiros recebe representantes da regata Cape2Rio 2025
Dois representantes da tradicional regata Cape2Rio visitaram as instalações do Jangadeiros nesta quinta-feira (25). O diretor Vitor Medina, que também é representante do Royal Capetown, e o embaixador Gustavo Lis estiveram em Porto Alegre para entregar o convite oficial da edição de 2025.
O Jangadeiros foi representado pelo Comodoro Cristiano Tatsch, pelo Vice-Comodoro de Esportes, Aleksander Sagebin de Vasconcellos, e pelo Diretor de Cruzeiro, Fernando Magalhães. Os dirigentes também visitaram Márcio Lima, comandante do barco Esperança, que participará da competição.
A edição de 2025 começará em 27 de dezembro com as festividades, e a partida oficial é em 4 de janeiro de 2026. Os velejadores atravessam o Oceano Atlântico, da Cidade do Cabo ao Rio de Janeiro, em um período de pelo menos três semanas para concluir o percurso.
Janga sedia o Campeonato Sul-Brasileiro de 29er neste final de semana
O Clube dos Jangadeiros recebe neste final de semana (27 e 28 de abril) a terceira edição do Campeonato Sul-Brasileiro da classe 29er. A programação prevê a realização de até oito regatas, quatro por dia, — nas tardes de sábado e domingo.
Para conferir o aviso de regata, clique aqui.
Confira a programação completa da competição:
Sábado, 27/4
11h30min Limite para inscrições
11h Cerimônia de abertura
11h30min Reunião de comandantes
13h Regatas do dia
Domingo, 28/4
12h Regatas do dia
18h Cerimônia de premiação
Jangadeiros recebe instruções do Corpo de Bombeiros para criação de Brigada de Incêndio
O Clube dos Jangadeiros recebeu na quarta-feira (24) uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do RS para uma sessão de instrução e treinamento de combate a incêndio.
“Nossa ideia é a criação de uma Brigada de Incêndio com funcionários do Clube, capaz de dar o primeiro atendimento em caso de ocorrência até a chegada dos Bombeiros”, explicou Vladimir Hernandez, gerente do Jangadeiros.
Durante a instrução, integrantes do Corpo de Bombeiros falaram sobre iniciativas que devem ser tomadas e quais as primeiras atitudes em caso de emergência para, em primeiro lugar, proteger vidas e, na sequência, o patrimônio do clube e dos associados.