JANGA NEWS – ED 13 – 2024

Perfil Janga: Ricardo Walter encontra espaço para aventuras nas águas do Guaíba

Natação em águas abertas e longas distâncias são um desafio e tanto. Mas são também oportunidades de testar seus limites e habilidades. Foi esta a busca do associado do Jangadeiros Ricardo Walter, que completa 70 anos em 2024. No início de março, ele fez a travessia da Ilha do Presídio até a sede do clube pelo Guaíba.

“O maior desafio é manter a constância, embutir a prática na rotina do dia a dia”, destacou, ao mencionar que a travessia foi um sucesso.

“Com a parceria do Guilherme Silva, pai do Gabriel Szabo, e o suporte no bote do Peter Nehm, foi só prazer. Tivemos muita sorte com as condições climáticas. Esperamos que mais associados se motivem a participar da Fuga da Ilha em uma nova oportunidade”, acrescentou.

Ricardo começou a praticar a natação master em 2000, junto com travessias em águas abertas. Em 2009, aproveitou o nascimento do filho Lucca para se associar ao Jangadeiros com a família. O gosto de Lucca pelos barcos também o motivou a velejar, e o seu próximo objetivo é participar do Campeonato Brasileiro de ILCA em 2025.

“O Lucca começou a frequentar a escolinha de verão do Janga. Depois, passou para a escola, para a flotilha de Optimist e agora está na flotilha de ILCA. Testemunhando este desenvolvimento, comprei um ILCA em 2015. Tive cursos, aulas particulares e me sinto seguro. Gosto de velejadas”, relata.

Ricardo reforça que encontrou no Jangadeiros um ambiente esportivo e familiar ao mesmo tempo. E isso o motiva a buscar novas aventuras.

 

 

Gabriel Simões cria vaquinha para financiar sonho olímpico

“Um sonho custa caro, mas desistir custa um sonho”. É com esta mensagem que Gabriel Simões, o Dom, abre a vaquinha em busca de financiamento para buscar a vaga olímpica.

Atleta que iniciou sua carreira na vela no Clube dos Jangadeiros, “Dom” está em busca de um lugar nos Jogos de Paris, em 2024.

Gabriel é proeiro de Marco Grael na classe 49er. Ainda restam dois campeonatos para alcançar o índice, e Dom criou uma campanha de financiamento coletivo com o objetivo de comprar novas velas e alguns pequenos itens internos do barco. O valor também será utilizado na contratação de um técnico experiente na classe para estar em água orientando a dupla nas duas competições.

Para colaborar, acesse o link.

 

Jangadeiros celebra a 29ª edição da Copa Cidade de Porto Alegre

O Clube dos Jangadeiros recebeu, entre sábado (23) e domingo (24), as três regatas da 29ª edição da Copa Cidade de Porto Alegre de Vela. Foram duas no sábado, além da regata de percurso no domingo.

Confira todos os resultados neste link.

O campeão da classe ORC foi o barco El Enemigo, J-70 do skipper Samuel Albrecht, que venceu as duas últimas regatas depois de ter ficado em terceiro na primeira para conquistar o título.

Na classe RGS, o barco Magia NEO, do Jangadeiros, foi o campeão ao vencer as duas regatas do sábado. Na classe Velejaço, quatro barcos conseguiram concluir a regata única deste domingo, e o barco Galo Cinza, do Jangadeiros e comandado por Guilherme Lengler, foi o campeão.

Campeões por classe na ORC:

HPE-25

Barco: Marília – Fita Azul (Veleiros do Sul)

Comandante: Vilnei Gold Meier

Tripulação: Yan Zaffari, Henrique Dias, Rodolfo Zaffari

HPE-30

Barco: Ponta Firme (Veleiros do Sul)

Comandante: Adriano Santos

Tripulação: Theo Soria, Nicolas Mueller, Ana, Marina, Caminha, Lorezo

J-70

Barco: El Enemigo (Marinha do Brasil)

Comandante: Samuel Albrecht

Tripulação: Jorge Albrecht, Renato Plass, Alexandre Rimoli

MT-19

Barco: Enigma (SIC)

Comandante: Roberto Machado