JANGA NEWS – ED 06 – 2024

Escola de Vela abre turmas regulares para 2024

Recomeçam no dia 14 de fevereiro as aulas regulares da Escola de Vela Barra Limpa, do Clube dos Jangadeiros. Estão abertas ainda as inscrições para os cursos de Optimist 2024 da Escola. Esta é a porta de entrada das crianças para o mundo da vela, com turmas durante a semana e aos finais de semana, pela manhã ou à tarde. 

Acesse o formulário de solicitação de inscrição por este link https://forms.gle/KmzhpJqj9NNevEqw6 para reservar o lugar do seu filho. As vagas são limitadas. Crianças que participaram da Jangadinha 2024 estão isentas da taxa de inscrição. Há possibilidade de criação de turmas para crianças e adultos. Turmas serão confirmadas conforme número de inscritos. 

Horário de turmas infantis (vários níveis): 

Terça a sexta, das 9h às 12h ou das 14h às 17h

Sábado ou domingo, das 10h às 13h ou das 14h às 17h

 

Esperança, do comandante Márcio Lima, conquista título no 35º Circuito Oceânico de Santa Catarina

Com o barco Esperança, Márcio Lima representou o Clube dos Jangadeiros no 35º Circuito Oceânico de Santa Catarina e conquistou o título da classe Bico de Proa Geral.

O Kanaloa, sob comando de Airton Schneider, alcançou o quarto lugar na Super Series 30 e o terceiro na HPE-30, enquanto o Salvo Conduto, comandado por Cláudio Mika, conquistou a quinta posição na RGS A e a nona na RGS Geral. A participação da equipe foi marcada por um desempenho consistente, mostrando competitividade nas diversas categorias do evento.

As disputas ocorreram entre terça-feira (30) e sábado (3), no Iate Clube de Santa Catarina, em Florianópolis.

 

Guilherme Plentz encerra participação no Mundial de IQFoil na Espanha

O velejador Guilherme Plentz, do Clube dos Jangadeiros, encerrou sua participação no Mundial de IQFoil disputado em Lanzarote, na Espanha.

“O Campeonato foi muito difícil, como esperado de um Mundial no ano da Olimpíada. O resultado foi bem abaixo da meta, mas sinto que evoluí bastante ao longo dessas semanas que estive aqui”, destacou o atleta.

O campeão mundial foi o italiano Nicolo Renna. O pódio foi completado pelo polonês Pawel Tarnowski e pelo holandês Luuc Van Opzeeland.

A próxima competição será o IQFoil Games em Cádiz, também na Espanha, entre os dias 4 e 9 de março.

O IQFoil é uma espécie de windsurf voador. Ele substituirá a classe RS:X no programa olímpico a partir dos Jogos de 2024, em Paris.

 

Resultados do Jangadeiros na 30ª Copa da Juventude de Vela

Encerrou-se, no último final de semana, a 30ª Copa da Juventude de Vela, realizada em Brasília.

A dupla do Clube dos Jangadeiros formada por Lucas Rech Geyer e Lucas Seelig Althaus ficou em segundo lugar na sub-19 e geral na classe 29er.

No IQFoil, Nicolas Gallicchio ficou em primeiro lugar no sub-19 masculino e em segundo no geral.

Na classe ILCA 6, o melhor resultado do Janga foi com Francisco Dal Ri, que terminou a competição em nono lugar no sub-19 masculino e 11° no geral. Marina Kist foi vice-campeã no sub-21 feminino, com o 43° lugar geral.

Resultados do Jangadeiros na Copa da Juventude:

29er

2° Lucas Rech Geyer e Lucas Seelig Althaus (2° no sub-19 masculino)

IQFoil

2° Nicolas Gallicchio (1° no sub-19 masculino)

ILCA 6

11° Francisco Dal Ri (9° no sub-19 masculino)

13° Pedro Poyastro Rosa (11° no sub-19 masculino)

22° Leonardo Bottini Anzolch (3° no sub-16 masculino)

41° Gabriel Szabo (24° no sub-19 masculino)

43° Marina Kist (2° no sub-21 feminino)

44° Gustavo Lamego Coronel (26° no sub-19 masculino)

49° Marco Antônio Twardowski Raymundo (29° no sub-19 masculino)

 

Cuidados em função da epidemia de dengue no RS

O recente aumento do número de casos de dengue é uma preocupação no Rio Grande do Sul. Arita Bergmann, secretária de Saúde do Estado, relatou nesta semana em entrevista à Rádio Gaúcha que há infestação em 93% dos municípios gaúchos. Até agora, já foram confirmados 2.534 casos em 2024, com uma morte.

O nosso papel

O Clube dos Jangadeiros tem como papel evitar a proliferação dos focos do mosquito Aedes aegypti, e orienta seus associados a terem cuidados redobrados. Água parada e limpa em barcos, capas e pneus, por exemplo, podem se transformar em focos e resultar no aumento de casos da doença.

Transmissor

O Aedes aegypti tem um ciclo de vida com quatro fases: ovos, larvas, pupas e adultos. Quando infectado, o adulto pode transmitir os vírus da dengue, chikungunya e zika durante a vida toda. Em condições ideais, leva de 7 a 10 dias para que o ciclo de vida se complete. As fases de ovos, larvas e pupas ocorrem dentro da água, por isso a importância em eliminar criadouros, evitando a proliferação de Aedes aegypti.

Sintomas e o que fazer

A pessoa que é infectada pode apresentar febre alta (39°C a 40°C) com duração de dois a sete dias, dor atrás dos olhos, dor de cabeça, dor no corpo, dor nas articulações, mal-estar geral, náusea, vômito, diarreia, manchas vermelhas na pele com ou sem coceira. Os sinais podem agravar, ocasionando o extravasamento de plasma e/ou hemorragias que podem levar a pessoa ao choque grave e morte.

A pessoa que tem estes sintomas deve procurar um serviço de saúde, ingerir muita água e evitar uso de medicamentos por conta própria.

Não existe tratamento específico para dengue. O manejo das pessoas infectadas é realizado de forma a reduzir as dores, a febre e auxiliar na reposição de líquidos, de forma a evitar a desidratação. Em muitos casos, é necessário aplicar soro na veia para reidratação.

Vacina

Por enquanto, a vacina contra a dengue ainda não está disponível em postos de saúde e de forma gratuita. No entanto, clínicas privadas e algumas farmácias aplicam o imunizante Qdenga, o mesmo utilizado no padrão do Sistema Único de Saúde.

A vacina serve para pessoas de quatro a 60 anos, com ou sem histórico da doença. O imunizante não é indicado para gestantes, lactantes e imunossuprimidos, além de pessoas que estão com sintomas gripais. O preço gira em torno de R$ 300.