Inaugurado oficialmente o sistema de energia solar no Clube dos Jangadeiros
Solenidade marcou a entrega oficial do projeto que visa a sustentabilidade e economia da sede, consolidando o Jangadeiros como primeiro clube de vela autossustentável em energia no Brasil.
O descerramento da placa alusiva à conclusão da obra de implementação do sistema de energia solar no Clube dos Jangadeiros também foi destaque na tarde desta quinta-feira, 20 de maio, na Ilha dos Jangadeiros.
A solenidade contou com a presença da Comodoria do clube e finalizou com chave de ouro o projeto de instalação das placas fotovoltaicas no Jangadeiros, em uma iniciativa pioneira que visa a sustentabilidade, a economia e o uso de energias renováveis como exemplo para as futuras gerações.
“É uma honra encerrar a gestão formalizando a entrega e o funcionamento das placas fotovoltaicas na sede, visto que começamos a trabalhar neste projeto no dia seguinte após assumirmos a Comodoria. As ações iniciaram com a pesquisa das empresas e os equipamentos necessários para implementar esta iniciativa no clube, realizado pela Comodoria do CDJ e os diretores Artur Pereira Filho e Antônio Joaquim Machado. Após muito trabalho desenvolvido ao longo deste período, a importância deste sistema de energia solar para o clube é a economia e também o espírito de preservação” destacou Jorge Bastian, Vice-Comodoro de Obras e Patrimônio.
Com o investimento em energia solar, em um trabalho desenvolvimento e executado pela Engie, o Clube dos Jangadeiros se consolidou como o primeiro clube de vela autossustentável em energia no Brasil. As placas fotovoltaicas, que estão instaladas no pavilhão das lanchas, na Ilha dos Jangadeiros, possuem 20 anos de garantia. Já os inversores, que são responsáveis por transformar a energia das placas para distribuí-la na rede, têm 10 anos de garantia.
“Este projeto de instalação das placas foi uma iniciativa que tivemos logo no início da gestão da Comodoria, com um trabalho realizado com muito empenho e esforço. Hoje, inauguramos oficialmente esta obra pensando no sentido ecológico e econômico para o clube e gerando energia para toda a sede, e com enorme orgulho de ser o primeiro clube de vela autossustentável do país”, disse Artur Pereira Filho, Diretor de Planejamento e Sustentabilidade do Clube dos Jangadeiros.
Confira algumas imagens da cerimônia de descerramento da placa alusiva à obra.