Ilha dos Jangadeiros é a primeira ilha sustentável em um clube náutico de vela no sul do Brasil a contar com uso de energia solar efetiva
Além das vantagens econômicas, ação pioneira visa a sustentabilidade ambiental e reforça o uso de energias renováveis no Clube dos Jangadeiros.
Em uma ação pioneira que tem como objetivo a sustentabilidade ambiental e a redução de custos, a Ilha dos Jangadeiros é a primeira ilha sustentável em um clube náutico de vela no sul do Brasil a contar com uso de energia solar efetiva.
A ação é fruto do trabalho desenvolvido pela Comodoria do Clube dos Jangadeiros, que realizou o estudo e planejamento da iniciativa com muito trabalho, empenho e determinação. A instalação das placas fotovoltaicas de última geração está concluída e a toda a fiação e a subestação está em fase final de instalação e aprovação pela Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). A instalação das placas foi realizada durante o mês de janeiro, no telhado do pavilhão das lanchas, na Ilha.
Conforme destaca o Vice-Comodoro de Obras, Jorge Bastian, a ideia para realizar a iniciativa já estava sendo trabalhada há dois anos, após a posse da Comodoria do Jangadeiros. “Além disso, pesquisa sobre a energia fotovoltaica e quais os equipamentos que o clube precisava foram alguns dos itens iniciais do planejamento em sua fase inicial. “O trabalho foi viabilizado durante a pandemia, momento em que a equipe não parou de trabalhar para realizar a iniciativa. Com essa ação, o Clube investe em energia renovável e não poluente com custos mais baixos, pensando na sustentabilidade e no meio ambiente”, disse Jorge Bastian.
O projeto das placas de captação de energia solar no telhado do pavilhão das lanchas, foi desenvolvido e está sendo executado pela ENGIE Brasil, empresa especializada em energia renovável. O pioneirismo em trazer a iniciativa sustentável para o clube é motivo de muito orgulho e alegria para levar um clube cada vez melhor a todos, conforme ressalta Arthur Pereira Filho, Diretor de Planejamento e Sustentabilidade do CDJ. “Ter a primeira ilha sustentável em um clube náutico no Sul do Brasil nos deixa muito felizes e orgulhosos, pois é uma ação realizada com muito trabalho, determinação e pensada para o futuro do Jangadeiros, deixando um legado que visa a preservação do meio ambiente e o uso de energias sustentáveis para nossos associados”, completa.