Guarderia: uma iniciativa dos apaixonados pelos esportes de prancha no Clube dos Jangadeiros

A guarderia é uma espécie de “condomínio de pranchas” para os associados que são adeptos dos esportes que envolvem o equipamento. Até 2019, não havia um local específico onde guardar esses apetrechos no Clube dos Jangadeiros. Mas, nos últimos anos, o clube percebeu o aumento da demanda, ouviu as necessidades dos associados e conseguiu organizar uma infraestrutura que, atualmente, é referência no país, já que é o espaço mais moderno do Brasil para praticantes de esportes de prancha em clubes náuticos.

Mas, antes de entrarmos em detalhes sobre as mais recentes melhorias no local, vamos relembrar essa história. Na década de 1980, já havia associados engajados em esportes de prancha no clube – que, inclusive, saltavam das próprias pedras para poder aproveitar o Guaíba. Em 2001, com o kitesurf, surgiram mais alguns poucos adeptos no Jangadeiros. 

Foi a partir de 2015, com a introdução do foil ao clube, que mais praticantes foram atraídos para os esportes de prancha. A modalidade tem uma característica que facilita a prática em Porto Alegre: pode ser feita com ventos mais fracos, o que aumenta o número de dias úteis de vela com a condição climática da Capital. Com a entrada do foil, o Jangadeiros, inclusive, foi sede de campeonatos nos anos seguintes. 

Em 2022, surgiu o wing foil, a modalidade de prancha com vela que mais cresce mundialmente, e o esporte foi ficando mais popular também no Jangadeiros. Com esse aumento de adeptos, em 2024 foi criado o Janga BoardRiders, substituindo o antigo Foil Point, um lugar dentro do clube para agregar todas as modalidades de esporte de prancha com vento. O espaço, que busca fomentar a conexão entre os adeptos dessas modalidades e é o mais moderno para praticantes de esportes de prancha em clube náutico do país, foi entregue em julho do ano passado. A identificação dos associados foi tanta que, em três meses, por conta da alta demanda, as vagas foram esgotadas. 

Em razão desse crescente interesse dos associados pelos esportes de prancha, o Janga BoardRiders recebeu mais investimentos e foi ampliado. Em janeiro de 2025, o Clube dos Jangadeiros finalizou a mais recente atualização deste espaço, que agora conta com 48 vagas de foil, 6 vagas de stand up paddle e 15 vagas de windsurf, além de ter comodidades como chuveiro, copa, armários individuais, ferramentaria e área de convívio para os associados e suas famílias. Ao lado da guarderia, há também uma escola de esportes de prancha, com maior ênfase em wing foil. Atualmente, 44 velejadores são inquilinos da guarderia, que tem 210 metros quadrados.