Gabriel Simões, do Jangadeiros, encaminha vaga olímpica ao lado de Marco Grael
O Clube dos Jangadeiros estará representado nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O atleta Gabriel Simões encaminhou a classificação olímpica ao lado de Marco Grael na classe 49er nesta quinta-feira (25).
A dupla venceu a 15ª e última regata da série qualificatória e vai para a medal race de sexta-feira em terceiro lugar, com 89 pontos, atrás da Alemanha e da Bélgica. Para garantir definitivamente a vaga, eles apenas precisam largar. Mesmo se não chegarem, só podem ser ultrapassados pelos atletas de Hong Kong, e os quatro primeiros colocados vão para os Jogos de Paris. Os asiáticos e a Itália disputam a última vaga olímpica.
“É uma emoção bem grande poder estar vivendo este sonho. Mas o caminho ainda é longo”, celebrou Gabriel.
A competição classificatória é disputada em Hyères, na França.
Gabriel é proeiro de Marco Grael, filho do bicampeão olímpico Torben Grael.
História na vela
Gabriel Simões começou a velejar na Escola de Vela Barra Limpa, do Clube dos Jangadeiros, em um barco da classe optimist — onde, por conta do nome do barco, ganhou o apelido de Dom.
Depois, migrou para a classe 29er, onde ficou três temporadas e conquistou dois títulos brasileiros. O resultado destacado na classe pré-olímpica lhe rendeu o convite para ser proeiro de Marco Grael, e a dupla compete junta há mais de um ano.